quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 2º Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: 31/08/2016
 Aluno(a):___________________________ Nº ____ Turma: 2º ano             Nota: _____

1. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A (   ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B (   ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C (   )  As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D (X) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:

A (X) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B (   ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C (   ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D (   ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.

“Os soberanos do Antigo Regime venceram Napoleão, em quem eles viam o herdeiro da Revolução e a escolha de Viena para a realização do Congresso, para sede dos representantes de todos os Estados europeus, é simbólica, pois Viena era uma das únicas cidades que não haviam sido sacudidas pela Revolução.

3. O Congresso de Viena, reunido em 1815, mobilizou os representantes das principais monarquias europeias, tais como Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria, além de representantes de diversas nações da Europa, tendo como objetivo:
A (X) Restaurar o princípio da legitimidade do poder das monarquias em diversos países europeus.
B (   ) Implantar o liberalismo econômico em países que mantinham o absolutismo monárquico, tais como Espanha e Portugal.
C (   ) Reconhecer as novas fronteiras dos estados europeus decorrentes das guerras napoleônicas.
D (   ) Defender as ideias liberais surgidas na Revolução Francesa frente ao conservadorismo do recentemente extinto Império Napoleônico.
E (   ) Difundir o nacionalismo e a autodeterminação dos povos europeus como um princípio do “equilíbrio Europeu entre nações”.

4. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A (   ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B (   ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C (X) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D (   ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

5. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa:
A (   ) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e pela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
B (X) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
C (   ) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
D (   ) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
E (   ) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

“Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade… ‘A Bastilha foi tomada’… Não acreditei e fui ver o cerco de perto… No meio da Grève encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas… É o governador da Bastilha.”Restil de la Bretonne, As Noites Revolucionárias, São Paulo: Estação Liberdade, 1989,p. 58.

6. O episódio acima narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita:
A (   ) O momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris;
B (   ) A derrubada de Luís XVI e a proclamação da República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento de Voltaire;
C (   ) A consolidação do poder do grupo jacobino, tendo à frente Robespierre, sustentado ela mobilização radicalizada dos “sans-culottes”;
D (   ) A chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder;
E (X) O levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.

7. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A (   ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B (X) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C (   ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D (   ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

8. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?

A (   ) "Liberdade, Paz e Justiça".
B (   ) "Paz, Pão e Terra".
C (X) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D (   ) "Liberdade ainda que tardia".

9. Associe:
(A)   Girondinos
(B)   Jacobinos
(C)   Pântano

(C) Grupo político de orientação indefinida.
(A) Grupo conservador, com ideias moderadas. 
(A) Alta burguesia, com tendência moderada.
(B) Grupo político radical.
(B) pequena burguesia, com ideias       revolucionárias.    

10. Que Classe liderou a revolução?
A (   ) Os baixos nobres que perderam o titulo
B (   ) Os camponeses, Sans-culottes e alto clero
C (X) A Burguesia, os camponeses e os sans-culottes
D (   ) A burguesia e os altos nobres

Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa.

11. (ANULADA) Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
A (   ) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
B (   ) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
C (   ) O período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
D (   ) O golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
E (   ) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

12. Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa.

11. Assinale a alternativa correta 
A (   ) As liberdades individuais, a garantia da autoridade da Igreja sobre as diretrizes do Estado e a manutenção dos privilégios aristocráticos.
B (   ) A abolição da servidão, a abolição da propriedade privada e a instituição de comunas rurais.
C (X) As liberdades individuais, o Estado laico, a proteção do direito de propriedade e a abolição da servidão;
D (   ) A intervenção do Estado na economia, a liberdade de crença religiosa e a proteção do direito de propriedade.
E (   ) N.D.A. Napoleão não instituiu nenhuma modificação no que se refere aos valores burgueses. Apenas manteve a mesma estrutura que vigorava no Antigo Regime.

13. No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18 Brumário", aconteceu
A (   ) Quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
B (   ) No momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
C (X) Quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
D (   ) No momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
E (   ) Quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.

14) Com a derrota militar de Napoleão Bonaparte, os dirigentes dos países vencedores organizaram:

A (   ) A coligação militar
B (X) O congresso de Viena 
C (   ) A expansão militar
D (   ) A santa aliança
E (   ) Os movimentos nacionalistas.

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