segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prova com gabarito - Turma: 8º Ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos.

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor:  7.0 pontos

Nome:_______________________________________ Nº____

1. (0.5) No período do século XVII a Inglaterra viveu constantes lutas revolucionárias, o conjunto de acontecimentos desse período denomina-se:
A. (   ) Revolução industrial
B. (   ) Revolução espanhola
C. (X) Revolução inglesa
D. (   ) Revolução de Gentry

E. (   ) Revolução monárquica 

2. (0.5) Não corresponde uma das medidas adotadas pela monarquia inglesa do século XVII que demostravam interesses comuns:
A. (   ) A centralização do poder político como garantia de ordem social.
B. (   ) A uniformização de pesos e medidas e das tarifas para facilitar o comércio.
C. (   ) A permissão concedida aos corsários para atacar navios inimigos.
D. (X) O incentivo dado à expansão marítima e comercial. E. (   ) O apoio oferecido ao catolicismo para catequizar os escravos.

A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis aos desenvolvimento econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra. 

3. (1.0) Com base em tal afirmação, explique de que forma a Revolução Inglesa contribuiu para fazer da Inglaterra uma das maiores potências econômicas do período.

R: A Revolução Gloriosa fez com que o poder os ingleses concentrasse o poder e, além disso, provocou o desenvolvimento do comércio marítimo. A burguesia inglesa acumulou poder e alcançou uma participação efetiva no governo.

4. (0.5) Carlos I é derrotado definitivamente em 1649. Nesse ano Cromwell instaura:
A. (   ) a monarquia constitucional.
B. (   ) a República
C. (   ) um governo popular.
D. (X) a república puritana.
E. (   ) a monarquia absolutista.

A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai.

5. (0.5) A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:
A. (   ) Revolução Anarquista.
B. (   ) Reforma Anglicana
C. (   ) Revolução dos Navegadores
D. (X) Revolução Gloriosa
E. (   ) Revolução Industrial.

6. (0.5) Durante a Revolução industrial foi implantado na manufatura um processo que deu origem às linhas de produção e montagem:
A. (   ) A produção em grande escala
B. (   ) A produção individual
C. (X) A divisão do trabalho
D. (   ) A união do trabalho
E. (   ) A união dos serviços em grande escala.









7. (1.0) Explique a charge acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge significa que os trabalhadores era tratados como escravos, trabalhavam intensamente sem direitos trabalhistas, como escravos.

8. (0.5) A Revolução Industrial trouxe como resultado social.

A. (    ) uma melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de trabalho.
B. (    ) a garantia de emprego a todos os assalariados.
C. (X) a constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de subsistência a venda de seu trabalho.
D. (    ) uma camada social assalariada, tendo como suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.
E. (    ) uma melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.

A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as idéias liberais, praticamente um século antes do que iria acontecer na França e em outras partes da Europa.

9. (0.5) Assinale a ÚNlCA alternativa que corresponde aos resultados obtidos por esse movimento:
 A. (    ) expansão marítima e início da colonização da América por ingleses;
B. (    ) implantação do capitalismo industrial e criação dos primeiros bancos comerciais;
C. (X) limitação da autoridade real e consolidação do parlamentarismo;
D. (    ) declaração dos direitos universais do homem e do cidadão e proibição da escravidão;
E. (    ) introdução da democracia e concessão de direitos políticos para todos.

10. (0.5) Quem foi o líder da República Puritana?
 A. (    ) Guilherme de Orange
B. (     ) Jaime I
C. (     ) Jaime II
D. (     ) Jaime III
E. (X) Oliver Cromwell

11. (1.0) Analise o texto. Depois responda.

Educação para todos

"Há mais de quarenta anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que 'toda pessoa tem direito à educação. No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes realidades:
- mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo menos 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário; [...]
- mais de 100 milhões de crianças e incontáveis adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais. [...]"
                                               
                                              Texto extraído da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, 1990.

A. Segundo o texto, no que se refere à educação qual o direito de toda pessoa?

R: Ter educação.

B. No entanto, qual era a situação verificada em 1990?

R: As crianças não tinham acesso a educação nem ao mercado de trabalho.

C. E qual a situação das crianças no Brasil, no que se refere ao trabalho?

R: "Mais de 100 milhões de crianças não conseguem concluir o ciclo básico e não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais."

D. Na sua opinião, o que isso atrapalha na educação?

R: Se não conseguem concluir o aprendizado, as pessoas não tem direito ao mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...