E. E. Moacyr de Mattos
Avaliação de
História – Turma 8º Ano _____
Prof. Moisés
Rodrigues – Valor: 7.0 pontos
Nome:_______________________________________
Nº____
1. (0.5) No período do século XVII a Inglaterra viveu constantes lutas revolucionárias,
o conjunto de acontecimentos desse período denomina-se:
A.
( ) Revolução industrial
B.
( ) Revolução espanhola
C.
(X) Revolução inglesa
D.
( ) Revolução de Gentry
E.
( ) Revolução monárquica
2. (0.5) Não corresponde uma das medidas adotadas pela monarquia inglesa do século XVII
que demostravam interesses comuns:
A.
( ) A centralização do poder político
como garantia de ordem social.
B.
( ) A uniformização de pesos e medidas
e das tarifas para facilitar o comércio.
C.
( ) A permissão concedida aos corsários
para atacar navios inimigos.
D.
(X) O incentivo dado à expansão
marítima e comercial. E. ( ) O apoio
oferecido ao catolicismo para catequizar os escravos.
A Revolução Gloriosa
selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras,
fortaleceu o Parlamento, e criou condições favoráveis aos desenvolvimento
econômico inglês e à instauração do capitalismo industrial na Inglaterra.
R: A Revolução Gloriosa fez com que o poder os ingleses concentrasse o poder e, além disso, provocou o desenvolvimento do comércio marítimo. A burguesia inglesa acumulou poder e alcançou uma participação efetiva no governo.
4. (0.5) Carlos I é derrotado definitivamente em
1649. Nesse ano Cromwell instaura:
A.
( ) a monarquia constitucional.
B. (
) a República
C. (
) um governo popular.
D. (X) a república puritana.
E. (
) a monarquia absolutista.
A morte de Cromwell,
em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho
e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai.
5. (0.5) A situação na Inglaterra só se estabilizou em 1688, com a chamada:
A.
( ) Revolução Anarquista.
B.
( ) Reforma Anglicana
C.
( ) Revolução dos Navegadores
D.
(X) Revolução Gloriosa
E.
( ) Revolução Industrial.
6. (0.5) Durante a Revolução industrial foi
implantado na manufatura um processo que deu origem às linhas de produção e montagem:
A. ( ) A
produção em grande escala
B. ( ) A produção individual
C. (X) A divisão do trabalho
D. ( ) A união do trabalho
E. ( ) A união dos serviços em grande escala.
B. ( ) A produção individual
C. (X) A divisão do trabalho
D. ( ) A união do trabalho
E. ( ) A união dos serviços em grande escala.
7. (1.0) Explique
a charge acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A charge significa que os trabalhadores era tratados como escravos, trabalhavam intensamente sem direitos trabalhistas, como escravos.
8. (0.5) A Revolução
Industrial trouxe como resultado social.
A. ( ) uma
melhoria das condições de trabalho nas fábricas, com a redução da jornada de
trabalho.
B. ( ) a
garantia de emprego a todos os assalariados.
C. (X) a
constituição de uma classe de assalariados que possuía como fonte de
subsistência a venda de seu trabalho.
D. ( ) uma camada social assalariada, tendo como
suporte às suas necessidades, uma forte legislação sindical.
E. ( ) uma
melhoria nas condições de habitação e criação de saneamento básico nas cidades.
A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na
Inglaterra as idéias liberais, praticamente um século antes do que iria
acontecer na França e em outras partes da Europa.
9. (0.5) Assinale a ÚNlCA alternativa que corresponde aos
resultados obtidos por esse movimento:
A. ( )
expansão marítima e início da colonização da América por ingleses;
B. ( )
implantação do capitalismo industrial e criação dos primeiros bancos
comerciais;
C. (X)
limitação da autoridade real e consolidação do parlamentarismo;
D. ( )
declaração dos direitos universais do homem e do cidadão e proibição da
escravidão;
E. ( )
introdução da democracia e concessão de direitos políticos para todos.
10. (0.5) Quem foi o líder da República Puritana?
A. ( )
Guilherme de Orange
B. ( )
Jaime I
C.
( ) Jaime II
D.
( ) Jaime III
E. (X)
Oliver Cromwell
11. (1.0) Analise o texto. Depois responda.
Educação para todos
"Há mais de quarenta anos, as nações do mundo
afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que 'toda pessoa tem direito
à educação. No entanto, apesar dos esforços realizados por países do mundo
inteiro para assegurar o direito à educação para todos, persistem as seguintes
realidades:
- mais de 100 milhões de crianças, das quais pelo
menos 60 milhões são meninas, não tem acesso ao ensino primário; [...]
- mais de 100 milhões de crianças e incontáveis
adultos não conseguem concluir o ciclo básico, e outros milhões, apesar de
concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais.
[...]"
Texto extraído da Declaração Mundial
sobre Educação para Todos, 1990.
A. Segundo o texto, no que se refere
à educação qual o direito de toda pessoa?
R: Ter educação.
B. No entanto, qual era a situação
verificada em 1990?
R: As crianças não tinham acesso a educação nem ao mercado de trabalho.
C. E qual a situação das crianças no Brasil, no que
se refere ao trabalho?
R: "Mais de 100 milhões de crianças não conseguem concluir o ciclo básico e não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais."
D. Na sua
opinião, o que isso atrapalha na educação?
R: Se não conseguem concluir o aprendizado, as pessoas não tem direito ao mercado de trabalho.
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