terça-feira, 19 de abril de 2016

Prova com gabarito - 9º Ano - Escola Estadual Moacyr de Mattos

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 9º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor:  7.0 pontos

Nome:_______________________________________ Nº____

segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX.

1. Sobre as inovações da segunda revolução industrial, aponte a alternativa abaixo que está incorreta.

A. (   ) Petróleo.
B. (   ) Energia Elétrica.
C. (   ) Motor a combustão.
D. (X) Máquina a vapor.
E. (   ) Aço.

Sobre a Revolução Industrial:
I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.
II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).
III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

2. Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

A. (X) I e II estão corretas.
B. (   ) III e II estão incorretas.
C. (   ) todas estão incorretas.
D. (   ) todas estão corretas.
E. (   ) I e III estão corretas.

3. O que é capitalismo monopolista?

A. (   ) Imenso número de empresas disputam o mercado.
B. (X) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
C. (   ) O mercado é dominado pelas multinacionais
D. (   ) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado

4. A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pelo:

A. (   ) Ferro, carvão e energia a vapor.
B. (   ) Ferro, carvão e eletricidade.
C. (   ) Aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
D. (X) Aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).

5. O que é Imperialismo?

A. (X) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
B. (   ) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
C. (   ) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
D. (   ) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

6. Quais necessidades determinaram o Imperialismo?

A. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e produtores independentes.
B. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção, energia para a produção e criação de um parque industrial em antigas colônias.
C. (X) Fornecimento estável e barato de matéria-prima, mercados consumidores para o escoamento da produção e mercados receptores de investimentos.
D. (   ) Fornecimento estável e barato de matéria-prima e mercado receptor de investimentos privado europeu.

“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos, em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial. A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”

7. Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:

A. (   ) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
B. (X) Segundo o texto, a máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma transformação profunda no âmbito da produção.
C. (   ) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução Industrial provocou no mundo contemporâneo.
D. (   ) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
E. (   ) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se desenvolvesse.

8. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: Reconhecer que os trabalhadores realizavam suas atividades sem saber o que realmente estavam fazendo. Esse processo aconteceu mediante a divisão do trabalho no interior das fábricas, no contexto da Revolução Industrial.

9. Entre as propostas dos participantes da Semana de Arte Moderna, podem ser citadas: 

A. (   ) A adesão ao futurismo, movimento vanguardista nascido nos Estados Unidos 
B. (X) A renovação na linguagem das artes brasileiras, incluindo literatura, escultura, música, pintura, e uma maior conexão com a identidade e a realidade nacionais 
C. (   ) Uma reforma ortográfica que privilegiasse a oralidade da língua portuguesa 
D. (   ) A renovação estética sobretudo das artes plásticas brasileiras, incluindo pintura, escultura, arquitetura e cinema.

10. Defina os conceitos abaixo:
A. Truste

R: Truste é o resultado do capitalismo que forma um oligopólio, no qual leva a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização. 

B. Cartel

R: As empresas unem-se para determinarem os preços e condições do mercado. Assim, fazem com que se torne um círculo restrito a eles.

C. Holding

R: Uma união de empresas que juntas, formam uma única para administrar, gerenciar uma outra empresa que pode ou não ser em um outro ramo de atividade diferente das formadoras desse grupo, mas que podem trabalhar dentro dela otimizando os custos e gatos.

11. Leia os textos abaixo e responda as questões a seguir:

Texto 1
 “Toda manhã, às cinco horas, o diretor deve tocar o sino para o início do trabalho, às oito horas para o café da manhã, depois de meia hora para o retorno ao trabalho, ao meio dia toca o sino para o almoço e às oito para o fim do expediente, quando tudo deve ser trancado.”

Texto 2
 (...) Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas.

A. Qual era, em média, a jornada de trabalho numa fábrica da Inglaterra na época tratada no texto1?

R: A carga horária apresentada no texto é de 15 horas diárias.

B. Qual a importância do sino nessa instituição?

R: O sino representava os momentos que as atividades deveriam ser realizadas, além de controlar o tempo dos trabalhadores.

C. Que elementos de exploração dos trabalhadores você identifica no texto 2? Justifique sua resposta.

R: O relógio das fábricas eram atrasados a noite e adiantados de manhã, fazendo com que o trabalhador trabalhasse ainda mais durante o dia.

D. Os dois textos tratam sobre o uso e a apropriação do tempo pelos patrões e operários. Por que é importante para o patrão ter o controle do tempo?

R: É importante para que o trabalhador fosse explorado ainda mais pelo patrão e, além disso, provocasse o aumento da produção.

E. Por que o texto 2 diz que o trabalhador tinha medo de usar relógio?

R: Os trabalhadores tinham medo de usar relógio porque poderiam ser demitidos pelos seus patrões.

5 comentários:

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...