terça-feira, 23 de abril de 2019

Prova de história - 2º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):______________________________ Nº ____ Turma: 2º ano: __      Turno: _____________                                                                  Nota: _____

1. A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:
A. (   ) Romantismo
B. (   ) Iluminismo
C. (   ) Socialismo
D. (   ) Anarquismo
E. (   ) Niilismo

2. Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais:
A. (   ) Uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.
B. (   ) Era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.
C. (   ) Era a destituição imediata de todos os ministros da nação.
D. (   ) A convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.
E. (   ) Um imposto emergencial e compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.

3. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A. (   ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (   ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (   ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (   ) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

4. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (   ) A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (   ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (   ) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (   ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

5. Relacione o Bloqueio Continental com a vinda da Família Real para o Brasil.

R: O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, proibia os países europeus de comercializar com a Inglaterra. Diante disso, Portugal decidiu transferir a corte para o Brasil, visando continuar suas relações comerciais com os ingleses.

6. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (   ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (   ) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (   ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (   ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

7. Uma das fases mais dramáticas da Revolução Francesa ficou conhecida como "O Terror", período em que o poder estava nas mãos dos jacobinos que dominavam a Convenção. Assinale o fato abaixo que ocorreu nesta fase:
A. (   ) Convocação dos Estados Gerais por Luís XVI;
B. (   ) Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
C. (   ) Queda da Bastilha;
D. (   ) Abolição dos direitos feudais sobre os camponeses;
E. (   ) Os preços dos alimentos foram tabelados;

8. Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que
A. (   ) Teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
B. (   ) Fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
C. (   ) Nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes.
D. (   ) Foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou em mais de um século, o progresso econômico da França.
E. (   ) Abortou, pois a nobreza sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

9. Um dos episódios históricos de maior relevância para a humanidade foi a Revolução Francesa. Sobre ela pode-se afirmar que:
A. (   ) A denominada fase do Terror ocorreu sob a liderança de expressivos membros do Primeiro Estado, principalmente dos grupos extremistas girondinos.
B. (   ) Marat, Danton e Montesquieu, liderando a ala dos jacobinos , organizaram o golpe de Estado de Napoleão Bonaparte.
C. (   ) Foi amplamente influenciada pela idéias de Rousseau, que pressupõem que os seres humanos nascem livres e iguais, e que a comunidade pode destituir os governantes que se negam a executar a vontade geral.
D. (   ) Adotou a forma tripartite de governo concebida como Reação Termidoriana.
E. (   ) Teve no 18 Brumário um de seus eventos mais importantes, com a queda da 8astilha e o fim da era vitoriana.

10. A Declaração dos Direitos do Homem era, principalmente.
A. (   ) Um documento político-burguês que garantia para o povo francês igualdade perante a lei.
B. (   ) Um vasto programa de reformas políticas com bases totalmente democráticas.
C. (   ) O primeiro documento que garantia os direitos sociais aos trabalhadores.
D. (   ) O reflexo do pensamento absolutista e suas restrições à liberdade e direitos políticos no século XVIII.
E. (   ) Uma reivindicação do povo, dirigida às autoridades.

11. “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizouse:
A. (   ) Pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.
B. (   ) Pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
C. (   ) Pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
D. (   ) Pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.
E. (   ) Pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

12. O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:
A. (   ) Estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
B. (   ) Ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contrarrevolucionária.
C. (   ) Assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da impedir a expansão da Rússia.
D. (   ) Impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental.
E. (   ) Criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França.

13. A criança deve ser protegida contra as práticas que possam levar à discriminação racial, à discriminação religiosa ou a qualquer outra forma de discriminação.
Resultado de imagem para declaração dos direitos do homem e do cidadão charge mafalda

Sabemos que, assim como na charge da Mafalda, também durante as diversas fases da Revolução Francesa discutiu-se a questão dos direitos humanos. Foi na Era Napoleônica (1799-1815) que alguns desses direitos foram assegurados e vêm até os dias de hoje, como, por exemplo, a(o):
A. (   ) Propriedade privada.   
B. (   ) Organização sindical em todos os trabalhos urbanos.   
C. (   ) Jornada de trabalho de 8 horas diárias.   
D. (   ) Greve por parte de todos trabalhadores.   
E. (   ) Voto universal, incluindo o direito de voto das mulheres.  

14. Foram decisões do Congresso de Viena, exceto: 
A. (   ) Restabelecer o absolutismo na Europa 
B. (   ) Acabar com o sistema de colonização 
C. (   ) Refazer o mapa-mundi 
D. (   ) Bloquear o avanço do liberalismo 
E. (   ) A defesa do Princípio da Legitimidade 

15. Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas adotadas por Bonaparte, assinale aquela que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra:
A. (   ) Restauração financeira, com a consequente fundação do Bando da França, em 1800.
B. (   ) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
C. (   ) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.
D. (   ) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
E. (   ) Criação do franco como novo padrão monetário.

16. A Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799, o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História francesa.

A. Quais eram as características do Código Civil estabelecido por Napoleão?

R: O Código Civil estabelecido por Napoleão institucionalizou as relações sociais a partir da organização da família, com o objetivo de preservar a sociedade de classes e, com isso, o direito de propriedade.

B. Em que medida o Código Civil chocava-se com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789?

R: Apesar de se aproximar da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, por ser liberal, o Código Civil restringiu-se aos interesses da burguesia. Seus artigos se chocariam com as liberdades individuais ao proibir as greves e a livre-associação dos trabalhadores.

Resultado de imagem para charge sobre as mulheres durante a revolução francesa

17. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o preconceito inerente à posição que a mulher que deveria ocupar na sociedade. Contudo, com a radicalização da Revolução Francesa, as mulheres passaram a se engajar politicamente e a lutar pelos seus direitos.



É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
Mario Sergio Cortella

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