terça-feira, 23 de abril de 2019

Prova com gabarito - 3º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):_________________________ Nº ____ Turma: 3º ano: __            Turno: _____________             Nota: _____

1. Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
A. (   ) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
B. (   ) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
C. (   ) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
D. (   ) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
E. (   ) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

2. O que foi a NEP executada por Lenin?

R: A NEP foi um plano de governo que consistia em adotar algumas práticas e princípios do capitalismo, para, posteriormente, implantar o modo comunista de produção.

3. Os países envolvidos na I Guerra Mundial dividiram-se em duas coligações de nações que se enfrentaram durante os anos da guerra, formadas inicialmente por seis países. Qual das alternativas indica corretamente as coligações de nações e os países participantes?
A. (   ) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.
B. (   ) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e a Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
C. (   ) Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão; e Tríplice Entente, formada pela França, Inglaterra e Rússia.
D. (   ) Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália; e os Aliados, composto por França, Inglaterra e Estados Unidos.

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

4. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
A. (   ) Difundiu as teorias socialistas.
B. (   ) Acirrou as disputas territoriais.
C. (   ) Superou as crises econômicas.
D. (   ) Multiplicou os conflitos religiosos.
E. (   ) Conteve os sentimentos xenófobos.

5. Aponte as justificativas que explicam a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em 1917.

R: Os navios norte-americanos estavam sendo atacados pelos países da Tríplice Entente. Além disso, o governo dos EUA desejava receber os investimentos direcionados aos países da Tríplice Entente.

"Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX):
Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas.
Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

6. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
A. (   ) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
B. (   ) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
C. (   ) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
D. (   ) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
E. (   ) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

7. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial?
A. (   ) A influência dos Estados Unidos na política econômica europeia no início do século XX.
B. (   ) O descontentamento da Itália e Alemanha com a divisão de territórios na África e Ásia no processo de Neocolonialismo (século XIX).
C. (   ) A união política, econômica e militar entre Alemanha e Grã-Bretanha.
D. (   ) O processo de globalização econômica e a formação da União Europeia no final do século XIX.

8. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A. (   ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B. (   ) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C. (   ) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D. (   ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

9. Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:
A. (   ) Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África.
B. (   ) Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.
C. (   ) Os países da Tríplice Aliança saíram derrotados e foram forçados a assinarem o Tratado de Versalhes, que impôs severas punições e restrições aos derrotados, principalmente à Alemanha.
D. (   ) Com a derrota na Primeira Guerra Mundial, os países da Tríplice Entente, principalmente Rússia e Grã-Bretanha, sofreram com uma forte crise econômica nas três décadas seguintes.

10. Observe a foto destes soldados britânicos entrincheirados durante a Primeira Guerra Mundial.

Resultado de imagem para guerra de trincheiras

11. Com base nessas informações, responda:
a) Identifique as duas fases que marcam os conflitos da Primeira Guerra Mundial.

R: Para responder essa questão, basta identificar os dois momentos distintos da Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 – 1915, a Guerra de Movimento esteve marcada pelos violentos ataques dos exércitos alemães. Já entre 1915 e 1918, a guerra de posições demonstra o maior equilíbrio de forças entre os inimigos que lutavam na guerra.


b) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

R: As trincheiras impunham aos soldados condições de vida extremas, onde tinham que se submeter à insalubridade e o desconforto das valas que separavam os exércitos inimigos. Não raro, as trincheiras se transformavam em foco de doenças que poderiam ser tão mortais quanto o poder de fogo das armas inimigas.

12. O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A. (   ) Apenas a alternativa I é correta.          
B. (   ) Apenas a alternativa II é correta   
C. (   ) Apenas a alternativa III é correta         
D. (   ) As alternativas I e III estão corretas     
E. (   ) As alternativas I, II e IV estão corretas. 

13. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  O que eram os Sovietes?
A. (   ) Representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
B. (   ) Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada
C. (   ) Significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
D. (   ) Um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outra classes sociais.

14. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
A. (   ) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
B. (   ) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
C. (   ) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
D. (   ) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 

15. Diferencie as ideais de Stalin das de Trotsky.

R: Stálin defendia a concepção de que o comunismo deveria ser adotado primeiramente na URSS para, posteriormente, ser incentivado em outras nações. Contudo, Trotsky afirmava que, para consolidar o comunismo no país soviético seria fundamental incrementar o modo de produção comunista no continente europeu.

16. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A. (   ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (   ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (   ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (   ) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

17. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?
A. (   ) O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).
B. (   ) O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).
C. (   ) Existiam vários partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.
D. (   ) Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

Resultado de imagem para charge sobre o imperialismo

18. Relacione a imagem acima com a Primeira Guerra Mundial.

R: O imperialismo desenvolveu a rivalidade entre os países europeus, culminando na eclosão da grande guerra.



É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.

Mario Sergio Cortella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...