sábado, 21 de abril de 2018

Prova com gabarito - 2º Ano - E. E. Monsenhor Rocha.


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 8,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 2º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
A. (    ) divisão da riqueza nacional.
B. (    ) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
C. (    ) divisão da política em nacional e internacional.
D. (    ) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E. (    ) implantação da ditadura moderna.

“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”

2. A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar: Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
A. (    ) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.
B. (    ) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
C. (    ) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
D. (    ) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

3. O que o iluminismo combatia?

R: O Iluminismo combatia o misticismo religioso e o governo autoritário dos reis absolutistas. 

O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal.

4. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
A. (    ) Despotismo Esclarecido.
B. (    ) Socialismo Utópico.
C. (    ) Socialismo Científico.
D. (    ) Liberalismo.
E. (    ) Parlamentarismo Monárquico.

“Constituída de 35 volumes, contou com o trabalho de 130 colaboradores: Montesquieu contribuiu com um artigo sobre estética; Quesnay e Turgot versaram sobre economia; Rousseau discorreu sobre música e Voltaire e Hans Holbach sobre filosofia, religião e literatura. Embora pretendesse mostrar a unidade íntima entre a cultura e o pensamento humano, as opiniões de seus autores divergiam muito. Sobre religião, por exemplo, era difícil chegar-se a um consenso, já que havia deístas e ateístas”

5. As características acima expostas referem-se à obra conhecida como:
A. (    ) Contrato Social.
B. (    ) Segundo Tratado do Governo Civil.
C. (    ) Enciclopédia.
D. (    ) Cartas inglesas.
E. (    ) Cartas persas.

“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la.” A frase acima são exemplos de um dos filósofos iluministas mais conhecidos, caracterizado por frases sarcásticas e irreverentes.

6. Quem é o autor das frases?
A. (    ) Montesquieu.
B. (    ) John Locke.
C. (    ) Voltaire.
D. (    ) Descartes.
E. (    ) Rousseau.

7. Por que os iluministas eram contra as imposições de caráter religioso?

R: Os filósofos iluministas afirmavam que os aspectos religiosos, impregnados desde o período da Idade Média, inviabilizava o fortalecimento da razão. Em outras palavras, eles defendiam a substituição do misticismo religioso pela crença na racionalidade humana.

8. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
A. (    ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B. (    ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C. (    ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. (    ) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

 "A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que cada um possa refrear a força do outro."

9. Esta frase de Montesquieu manifesta:
A. (    ) A submissão dos demais poderes do Executivo;
B. (    ) A superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
C. (    ) Que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
D. (    ) Que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado; 
E. (    ) A importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.

10. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A. (    ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B. (    ) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C. (    ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D. (    ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

11. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
A. (    ) Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
B. (    ) Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
C. (    ) Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil. 
D. (    ) Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
  
12. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

R: Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Diderot, D'Alembert, dentre outros.

Os déspotas esclarecidos procuravam modificar os métodos e objetivos de ação do Estado. Em geral, apresentavam-se apenas como "os primeiros servidores do próprio Estado". 

13. Entre as manifestações do despotismo esclarecido, pode-se incluir:
A. (    ) A adoção da fraseologia dos filósofos iluministas para a modernização de seus respectivos Estados; 
B. (    ) Seu sucesso em países onde a burguesia era muito forte e atuante;
C. (    ) A durabilidade e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa Ocidental;
D. (    ) A adaptação de princípios novos a Estados com condições socioeconômicos e políticas bastante avançadas;
E. (    ) A destruição da religião revelada e da autoridade da Igreja através de precoces idéias de materialismo
histórico. 

"Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem."

14. O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
A. (    ) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
B. (    ) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
C. (    ) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
D. (    ) afirmação das ideias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional; 
E. (    ) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra reformista. 

15. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:
A. (    ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
B. (    ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. (     ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. (     ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
E. (     ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes

16. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
A. (    ) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. (    ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. (    ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. (    ) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
E. (    ) Repudiavam a extinção do monopólio metropolitano. 

17 Quais eram os ideais iluministas? 

R: Os ideais iluministas eram defensores da liberdade de expressão, contra o monopólio das metrópoles, a forma de governo absolutista, dentre outras.

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