quarta-feira, 21 de março de 2018

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva - 8º ANO


E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral Turma: 8º Ano Nome:_________________________________ Nº____        

1. Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
A. (    ) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
B. (    ) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
C. (    ) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
D. (   ) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.
E. (   ) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.

2. Expedições fluviais paulista responsável pelo abastecimento de mantimentos, armas e escravos para os povoados e vilas do interior do Brasil:
A. (    ) Missões                                                      
B. (   ) Monções
C.(    ) Entradas                                               
D. (    ) Bandeiras

3. Sobre as entradas ou bandeiras, todas as afirmativas estão corretas, exceto:
A. (    ) Permitiram a interiorização do país.
B. (    ) Promoveram a extinção da escravidão indígena.
C. (    ) Promoveram a descoberta do ouro nas províncias de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
D. (    ) Os bandeirantes entravam pelo Sertão para escravizar indígenas e procurar ouro e pedras preciosas.

A história das monções em Cuiabá é, de certa forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua expansão para o Brasil Central. Desde 1622, numerosos grupos armados, procedentes de São Paulo, Parnaíba, Sorocaba e Itu, trilharam constan­temente terras hoje mato-grossenses, preando índios ou assolando povoações de castelhanos.
Sérgio Buarque de Holanda. Monções.

4. Baseando-se no texto, responda ao que se pede.
A. Quais foram os objetivos das bandeiras paulis­tas?

R: As bandeiras tinham os objetivos de prender os indígenas que se encontravam nas missões e, sobretudo, metais preciosos.

B. O que foram as monções e qual foi a sua impor­tância histórica?

Na Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios, partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

5. Assinale a alternativa que NÃO faz parte da rotina dos bandeirantes.
A. (    ) Destruição de quilombos.
B. (    ) Apresamento de indígenas.
C. (    ) Busca por pedras preciosas.
D. (    ) Conquista de novos territórios.
E. (    ) Trabalhos comunitários em estabelecimentos públicos.

6. O ouro circulava normalmente pela região mineradora, o que tornava difícil a cobrança do quinto. Para que ficasse mais eficiente esse controle, o governo português proibiu a circulação de ouro em pó criando as:
A. (    ) Intendências mineiras
B. (    ) Casas de fundição. 
C. (    ) fiscalizações das minas
D. (    ) Cercas entre as minas

7. Observe a imagem:

Resultado de imagem para santa do pau oco


Ela se refere a expressão “Santo do pau oco”. Na época da mineração, podemos dizer que
A. (    ) A expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos.
B. (    ) As pessoas utilizavam o santo oco para ficar mais leves, pois a madeira pesava.
C. (    ) Não se tratava de contrabando, e sim da fé religiosa da época.
D. (    ) Os portugueses utilizavam os santos do pau oco para levar o ouro arrecadado dos impostos.

8. Leia atentamente:
Não é uma educação imposta, mas um espaço de troca de conhecimentos, no qual eles tentam entender o modo como nós, não índios, compreendemos o mundo, ao mesmo tempo que nos ensinam a sua visão sobre o mundo em que estão imersos (…) É a maior prova de que, pela aceitação das diferenças, é possível um convívio construtivo entre segmentos diferenciados da população brasileira.

A. Retire do texto uma frase que indique o confronto de uma nova cultura, pelos jesuítas sobre os índios brasileiros.

R: ...Compreendemos o mundo, ao mesmo tempo que nos ensinam a sua visão sobre o mundo em que estão imersos (…)

B. De acordo com os seus estudos, cite quais as atividades dos índios nas missões.

R: Os indígenas eram obrigados a aceitar a religião católica, perdendo sua identidade cultural. Além disso, os nativos eram ensinados a trabalhar de acordo com a vontade dos bandeirantes.

9. Com a alteração do eixo econômico da Colônia Portuguesa na América, consequentemente a sede do Governo-Geral (capital) foi transferida no século XVIII de Salvador para:
A. (    ) Vila Rica
B. (    ) São Paulo
C. (    ) Brasília
D. (    ) Rio de Janeiro

10. Um grande problema que a Coroa portuguesa tinha que conviver eram com as constantes tentativas de contrabando do ouro retirado das Minas. Para fiscalizar o pagamento ela tomou as seguintes providências:
I – Criou as casas de fundição que transformavam o ouro em barras, colocavam o selo real e já retiravam os impostos.
II – Proibiu a comercialização do ouro em pó.
III – A Estrada Real era o caminho oficial para transporte de mercadorias e metais preciosos, assim seria mais fácil fiscalizar

A. (    ) Todas as alternativas estão corretas
B. (    ) Apenas I e II estão corretas.
C. (    ) Apenas II e III estão corretas.
D. (    ) Apenas III está correta.

11. Assinale a alternativa que corresponda corretamente a função das “casas de fundição”:
A. (    ) Facilitar o contrabando do ouro para fora das Minas e do Brasil.
B. (    ) Local onde as autoridades recolhiam o Quinto que cabia à Coroa, transformavam o ouro em barras e gravavam nelas o selo real.
C. (    ) Entreposto comercial onde os viajantes descansavam antes de continuar sua viagem em direção as minas.
D. (    ) O governo Português criou as casas de fundição com a finalidade de facilitar o comércio do ouro.

12. Relacione as colunas, marcando o número correspondente nos espaços vazios
1. Indígenas
2. Jesuítas
3. Bandeirantes

( 2 ) Engajaram-se no processo colonizador português, na América, na Ásia e na África, como missionários evangelizadores das populações nativas.
( 1 ) Sabiam caminhar pelas matas guiando-se pelos astros. Marcavam caminhos dobrando galhos e golpeando troncos de árvores.
( 3 ) Empreendiam viagens longas e, muitas vezes, fixavam-se em um determinado lugar, abrindo clareiras na mata para cultivar roças de feijão, milho e abóbora.

13. Bandeiras eram:
A. (    ) Expedições  de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
B. (    ) Expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país.
C. (    ) Expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas.
D. (    ) Movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã.
E. (    ) Expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.

14. Sobre a presença dos jesuítas no Brasil, é INCORRETO afirmar:
A. (    ) Catequizavam os indígenas;
B. (    ) Educavam os indígenas e os colonos;
C. (    ) Entregavam indígenas aos traficantes de escravos para manter as missões;
D. (    ) Fundaram vários colégios;
E. (    ) Contribuíram para amenizar as tensões entre indígenas e colonos.

15. Em 29 de junho de 1720 eclodiu um conflito com cerca de dois mil revoltosos, comandados pelo tropeiro português Felipe dos Santos denominado:
A. (    ) Revolta dos emboabas
B. (    ) Guerra dos revoltosos
C. (    ) Conflito do quintado
D. (    ) Revolta de Vila Rica

16. Durante o período da mineração no Brasil ocorreu um violento conflito entre paulista e portugueses que ficou conhecido como:
A. (    ) Conflito dos moicanos
B. (    ) Conflito da mineração
C. (    ) Guerra da mineração
D. (    ) Guerra dos emboabas

17. Marque X nas expressões que estão relacionadas com a atividade mineradora.
A. (    ) sesmarias
B. (    ) datas
C. (    ) senhor de engenho
D. (    ) latifúndios
E. (    ) quinto
F. (    ) mobilidade social
G. (    ) concentração de renda
H. (    ) faiscação
I.   (    ) casas de fundição

18. Defina:

A. Casas de fundição

R: Locais onde o ouro em pó era transformado em barras e, sobretudo, o quinto era descontado.

B. Data

R: Lotes de terras onde as pedras preciosas eram encontradas.

C. Derrama

R: Era a cobrança forçada dos impostos atrasados por parte da coroa portuguesa.

D. Sistema de capitação

R: Imposto pago de acordo com a quantidade de escravos trabalhando nas minas.

19. Utilizando as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto.

porto - urbana - cidades - açucareira - comerciais - Rio de Janeiro - ouro - interno - moedas - capital

A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade açucareira do Nordeste, que tinha uma característica rural, a vida social e econômica nas minas estava centrada nas cidades, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida urbana. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas comerciais ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado interno na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de moedas em circulação na América portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo ouro levou à transferência da capital para a cidade do Rio de Janeiro, local mais próximo das minas e onde se localizava o porto mais movimentado da colônia.

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