quarta-feira, 21 de março de 2018

O Islamismo


         A Península Arábica era desértica, porém possuía vários oásis. Os árabes nômades que habitavam essa península eram conhecidos como beduínos. Eles aproveitavam os oásis para cultivar plantas como trigo, lentilha, cebola, alho e legumes. Praticavam o pastoreio, criando cabritos, carneiros e, também, camelos, que eram seu principal meio de transporte.

Resultado de imagem para peninsula arabica

         Os beduínos deslocavam-se com frequência entre os vários oásis. Eles também praticavam o comércio e, com suas caravanas, percorriam longas distâncias levando e trazendo mercadorias dos mais diversos lugares.
Resultado de imagem para os beduínos
Imagem dos beduínos 
         Os beduínos eram politeístas e seus vários deuses eram apresentados por ídolos que ficavam guardados em um templo na cidade de Meca. Essa cidade era um importante centro religioso e atraía peregrinos de todas as partes.
         Maomé, o fundador do Islamismo, nasceu em Meca, no ano de 570. Quando ainda criança, ficou órfão e foi viver com seu avô no deserto, onde conviveu com beduínos. Ainda jovem, começou a se dedicar ao comércio e, poucos anos depois, já tinha suas próprias caravanas.
         Aos 25 anos, casou-se com uma viúva rica chamada Cadija e passou a administrar os negócios de sua mulher. Em suas viagens, manteve contato com comunidades de judeus e de cristãos. Acredita-se que o monoteísmo desses grupos tenha influenciado o pensamento de Maomé.
         De acordo com a tradição islâmica, no ano de 610, enquanto Maomé meditava em uma caverna, o anjo Gabriel lhe teria aparecido. Nessa aparição, o anjo teria trazido a ele uma mensagem: “Há um só Deus, Alá, e um só profeta, Maomé”. Contando com o apoio de sua família, Maomé passou a pregar sua crença em um único Deus, chamado Alá. Nascia, assim, o Islã, religião também conhecida como Islamismo.
Resultado de imagem para maomé e o anjo gabriel
Ilustração do momento em que Maomé teria recebido os ensinamentos do arcanjo Gabriel.
         A partir do século VII, os povos árabes se unificaram em torno de uma mesma fé e passaram a compartilhar os mesmos ideais. De acordo com os ensinamentos de Maomé, todo fiel deveria assumir um compromisso com Alá e se comprometer com a causa islâmica. Foi então que surgiu a Jihad. A Jihad é o dever de todo muçulmano em defender o Islã, seja por meio da pregação religiosa, do comportamento pessoal ou da luta armada. Esse foi um princípio importante que impulsionou a expansão do Islã.
          O livro sagrado do Islã é o Alcorão, também chamado de Corão. Os muçulmanos acreditam que ele contém as palavras de Alá, reveladas ao profeta Maomé. Um muçulmano deve seguir os cinco pilares do Islã, que são os principais deveres dessa religião:

1º Pronunciar em voz alta que Alá é o único Deus (monoteísmo) e que Alá é o seu único profeta.
2º Os muçulmanos devem orar cinco vezes todos os dias com a cabeça voltada para Meca.
3º Contribuição financeira paga pelos fiéis para fins de caridade, usada principalmente para ajudar as pessoas necessitadas.
4º O islâmico deve fazer o jejum no mês do Ramadã (nono mês do calendário muçulmano).
5º Pelo menos uma vez na vida, o islâmico deve realizar uma peregrinação à cidade de Meca.
Resultado de imagem para a cidade de Meca
Meca - cidade sagrada para os muçulmanos.
         A unificação em torno da fé propiciou também a unidade política com a centralização do poder nas mãos do Califa, nome dado aos sucessores de Maomé. Com o poder centralizado e exércitos bem organizados, os muçulmanos puderam expandir seus domínios, controlando rotas comerciais e cobrando tributos dos povos conquistados.
         Desse modo, em menos de 100 anos, os muçulmanos dominaram uma vasta região, que se estendia desde a península Ibérica até a Índia, englobando também o norte da África, o Oriente Médio e partes da Ásia Central.
         Em 711, o general muçulmano Tarik Ibn Ziyad atravessou a estreita passagem de mar que separa o Norte da África e o Sul da Península Ibérica. Tarik cruzou o estreito à frente de um exército de berberes islamizados, atacou o reino dos visigodos, expulsando-os para o norte da península, e se estabeleceu na região. Por cerca de oito séculos a partir dessa data, a península Ibérica foi habitada por muçulmanos e, também, por cristãos e judeus, e foi governada de acordo com as leis do Islã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...