sábado, 17 de novembro de 2018

prova com gabarito - Turma 3º Ano - E. E. Monsenhor Rocha


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 3° ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. Em relação ao Golpe Militar de 1964 no Brasil, pode-se dizer:
I- Foi fruto de uma conspiração civil-militar alarmada com os rumos nacionalistas do governo João Goulart.
II- Foi a forma encontrada pelos comandos militares para garantir a posse do novo presidente.
III- Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.
IV- Evitou a tentativa do Partido Comunista Brasileiro, de sindicatos de trabalhadores e de setores do Partido Trabalhista Brasileiro de exigir do presidente, a implementação imediata das “reformas de base”.

Estão corretas as frases:

A. (    ) III e IV. 
B. (    ) III e V. 
C. (    ) I, II e III. 
D. (    ) I, IV. 
E. (    ) II, III e IV.

2. O planejamento econômico no período em que os militares controlaram o poder político brasileiro de forma direta, de 1964 a 1985, refletiu-se na economia sul-rio-grandense através
A. (     ) Da recuperação da pecuária de corte, preservando-se o modelo de produção tradicional.
B. (     ) Da tendência crescente da produção de bens intermediários para a indústria do Sudeste do País.
C. (     ) Da crescente autonomia da produção industrial em relação ao centro do País.
D. (     ) Do assentamento dos primeiros pequenos proprietários rurais na região do Vale do Rio dos Sinos.
E. (     ) Do deslocamento da criação de gado para a região da Campanha.

3. O governo do presidente Juscelino Kubitschek, do ponto de vista da administração pública, trouxe importantes inovações de planejamento por meio de seu Plano de Metas, com a máxima “50 anos em cinco”. Sobre os Anos JK, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que: 
A. (    ) Como todos os governos liberais, encontrou na austeridade fiscal e monetária ferramenta para manter a inflação em níveis irrisórios, o que agradou aos Estados Unidos. 
B. (    ) Sua política desenvolvimentista deixou como legado a seus sucessores uma dívida externa e uma inflação elevadas para a época. 
C. (    ) Sua política desenvolvimentista favoreceu investimentos estrangeiros no país, estimulando a manutenção das relações com o FMI até o fim de seu mandato, o que desagradou aos movimentos sindicais. 
D. (    ) O nacionalismo político, bandeira maior de seu Plano de Metas, implantou uma severa política protecionista dos mercados nacionais. 
E. (    ) Populista, somente conseguiu manter-se no governo graças à aliança política entre o governo e os trabalhadores, o que resultou na maior proteção à indústria nacional.

"(...) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranqüilidade e o desenvolvimento econômico e cultural e a harmonia política e social do país (...)."
                        (Ato Institucional nº 5 - 13/12/1968.)

4. A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que "os ideais superiores da Revolução" significavam
A. (     ) A integração do capitalismo brasileiro ao grande capital internacional e a representação da segurança nacional por um anticomunismo radical.

B. (     ) A implantação da chamada "República Sindicalista" e a vinculação econômica ao sistema financeiro internacional.
C. (     ) O desenvolvimento capitalista independente e a aproximação político-cultural com os países latino-americanos.
D. (     ) A maior aproximação com o capitalismo europeu, para romper a dependência com os Estados Unidos e a União Soviética.
E. (     ) A criação de uma economia planificada e uma aproximação com outros regimes revolucionários da América.

5. Sobre a política estabelecida por Jânio Quadros na Presidência da República, pode-se afirmar corretamente:
A. (     ) No plano interno, Jânio ocupava-se muitas vezes de questões menores, como a briga de galos ou os trajes das misses, enquanto procurava estabelecer uma independente e confusa política externa.
B. (     ) Apesar das hesitações com relação às reformas de base prometidas na campanha eleitoral, Jânio implementou uma arriscada e independente política externa, chegando a condecorar "Che Guevara".
C. (     ) Jânio elegeu-se prometendo "varrer" a corrupção da política brasileira, mas foi deposto sob acusação de enriquecimento ilícito com verbas de campanha.
D. (     ) Procurando implementar as promessas de campanha a respeito da reforma agrária e querendo dissolver o Congresso, Jânio renunciou quando encontrou resistências entre os sindicatos operários que o haviam apoiado.

O presidente acusava as misteriosas "forças ocultas" como responsáveis pelo seu ato. Hoje, há poucas dúvidas de que a renúncia fazia parte de uma estratégia golpista. Minoritário no Congresso, criticado duramente por Carlos Lacerda, o presidente esperava voltar nos braços do povo, fato que não se confirmou.

6. Através do texto, identifique o acontecimento histórico em questão.
A. (    ) Suicídio do Presidente Getúlio Vargas
B. (    ) Impeachment do Presidente Collor de Mello
C. (    ) Queda do governo Goulart.
D. (    ) Deposição de Carlos Luz.
E. ( ) Renúncia de Jânio Quadros.

7. O golpe político-militar de 1964 acarretou transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no país e das mudanças na conjuntura internacional. Todas as alternativas apresentam indicadores corretos das transformações na economia brasileira pós-64, EXCETO:
A. (     ) A abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.
B. (     ) A adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) substituindo o sistema de estabilidade no emprego.
C. (     ) A consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens não duráveis.
D. (     ) A elevação do volume de impostos e a conseqüente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.
E. (     ) A expansão da indústria petroquímica, siderúrgica e do alumínio, realizada sob o patrocínio do Estado, com a participação de conglomerados nacionais e estrangeiros.

8. A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970
A. (     ) Não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
B. (     ) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
C. (     ) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
D. (     ) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
E. (     ) alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

9. O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
A. (    ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
B. (    ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
C. (    ) Arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
D. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.
E. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

10. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A. (    ) Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
B. (    ) Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C. (    ) Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.
D. (    ) Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

Resultado de imagem para charges sobre o pau de arara
11. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem acima representa o apoio concedido pelos grandes meios de comunicação à ditadura militar. Tal apoio consistia, dentre outras práticas, em ocultar as torturas que aconteciam durante o período em questão.

12. "Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos célebres 'slogans' do regime militar, em torno de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande" e proclamava o "Milagre Econômico" que faria do país uma grande potência. Assinale a opção que melhor caracteriza a política econômica correspondente ao chamado "Milagre".
A. (     ) Fusão do capital industrial e do bancário, gerando monopólios capazes de impor preços inflacionários, dos quais resultaram o crescimento econômico e o aumento do mercado consumidor nos grandes centros urbanos.
B. (     ) Desenvolvimento de obras de infra-estrutura, a exemplo de hidrelétricas e rodovias, com base na poupança nacional e no investimento de bancos públicos.
C. (     ) Crescimento econômico e aquecimento do mercado de bens duráveis ancorados em políticas salariais redistributivas e na indexação de rendimentos do mercado financeiro.
D. (     ) Elevados investimentos no setor de bens de capital e na indústria automobilística combinados a uma vigorosa agricultura comercial de médio porte.
E. (     ) Incentivo à entrada maciça de capitais estrangeiros combinada ao arrocho salarial, resultando em elevados índices de crescimento econômico e inflação baixa.

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

13. Esse Manifesto revela que os militares
A. (     ) Estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
B. (     ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C. (     ) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D. (     ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E. (     ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção. 

14. Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que: 
A. (    ) A “Marcha para o Oeste” obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem-terra e indígenas. 
B. (    ) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização. 
C. (    ) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro- Oeste. 
D. (    ) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...