E.E. “VENCESLAU JOSÉ
DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA
EFIGÊNIA CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Educação Integral – Turma: 9º
Ano Nome:______________________Nº____ Data:__/__/__ Nota___
“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e
poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem
dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o
país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros
militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).
1. Esse Manifesto revela que os militares
A ( ) Estavam excluídos de qualquer
poder no regime de democracia presidencial.
B ( ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C ( ) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D ( ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E ( ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
B ( ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C ( ) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D ( ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E ( ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
2. O governo
Juscelino Kubitschek foi responsável
A. ( ) Pela eliminação das diferenças regionais.
B. ( ) Pela queda da inflação e da dívida externa.
C. ( ) Por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro.
D. ( ) Pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia.
A. ( ) Pela eliminação das diferenças regionais.
B. ( ) Pela queda da inflação e da dívida externa.
C. ( ) Por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro.
D. ( ) Pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia.
3. Um dos marcos do governo de JK foi
A. ( ) A construção de
Brasília.
B. ( ) A
diminuição das indústrias.
C. ( ) O
fim da corrupção.
D. ( ) A
aliança com a União Soviética.
4. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”,
em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
A ( ) Uma demonstração de
forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e
comunismo do governo João Goulart.
B ( ) Uma manifestação de apoio
das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C ( ) Uma resposta das massas
populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil
(RJ/março de 1964).
D ( ) Uma demonstração de repúdio
das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio
norte-americano, ao governo de Goulart.
E ( ) Uma manifestação, de
setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de
se derrubar o governo constitucional.
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
5. Interprete o refrão da música acima associando-o
ao período da Ditadura Militar.
R: Os artistas que viveram o período da
Ditadura Militar, buscavam compor suas canções com a finalidade de impedir que
os militares compreendessem suas mensagens de protesto. O trecho acima possui o
termo “cálice”, que significa o verbo calar.
6. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil
que durou de 1964 a 1985?
A ( ) Através de eleições
democráticas que levaram ao poder os militares.
B ( ) Através de um acordo
ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C ( ) Através de uma sangrenta
guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de
milhares de brasileiros.
D ( ) Através de um golpe militar,
ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.
7. Qual das alternativas abaixo aponta
características do regime militar brasileiro?
A ( ) Bipartidarismo, falta de
democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos
sociais.
B ( ) Democracia, eleições
diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais,
distribuição de terras para os camponeses.
C ( ) Implantação do socialismo,
existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores
políticos.
D ( ) Liberdade de imprensa,
valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de
trabalhadores sem terras.
8. O Ato Institucional Número 5 (AI-5) foi o mais
duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características
deste ato?
A ( ) Fechou totalmente a
economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos
e implantou várias medidas socialistas.
B ( ) Decretou a prisão de todos
os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a
letra do Hino Nacional.
C ( ) Decretou o fechamento do
Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos
brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D ( ) Aposentou juízes, cassou mandatos,
acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e
policial.
9. No campo econômico, a economia brasileira
cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como
época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características
deste período?
A ( ) Investimentos nos setores
culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição
de renda de forma justa.
B ( ) Forte crescimento do PIB,
investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com
aumento da dívida externa.
C ( ) Elevados investimentos
externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento
do consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D ( ) Criação de programas de
distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das
exportações de máquinas e produtos tecnológicos.
10. Sobre o governo de João Goulart (1963-1964), é
correto afirmar:
A. ( ) Goulart procurou implementar todas as reformas
de base, como a reforma agrária, a reforma urbana e a maior intervenção do
Estado na economia, sendo impedido pelo golpe militar de 1964.
B. ( ) Goulart realizou acordos
multilaterais com países europeus e os Estados Unidos para a criação de filiais
das principais empresas automobilísticas do mundo.
C. ( ) Goulart tinha amplo apoio
do empresariado nacional, pois possuía ideias arrojadas para a época, como
fazer as reformas de base, que aumentariam os lucros das empresas sediadas no
Brasil.
D. ( ) A Marcha da Família com
Deus pela Liberdade, realizada em 1964, foi uma manifestação de homenagem a
João Goulart em defesa de seu governo e contra as ameaças dos militares.
11.
Interprete a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de
aula.
R: A imagem acima representa a repressão
e a falta de liberdade de expressão do período.
12. Durante grande parte do período militar, tanto
no Rio Grande do Norte quanto no restante do país, houve a prevalência de
apenas dois partidos políticos oficiais. Assinale-os.
A ( ) PSDB e ANL.
B ( ) PT e PC do B.
C ( ) PMDB e PTB.
D ( ) Arena e MDB.
B ( ) PT e PC do B.
C ( ) PMDB e PTB.
D ( ) Arena e MDB.
13. IDENTIFIQUE qual é o presidente da república
mostrado na charge e APRESENTE duas características do seu governo.
R: O personagem acima representa Jânio
Quadros, presidente totalmente excêntrico e peculiar. Ele desejava acumular
poderes e ser autoritário no comando máximo da nação. Ele tomou medidas como a
proibição destinada às mulheres de utilizar biquínis, jogos de azar e brigas de
galo. Deve-se ressaltar que, na política externa, Jânio adotou uma forma
independente.
14. A renúncia de Jânio Quadros, na sequência das
reações à condecoração de Che Guevara pelo presidente brasileiro, apenas sete
meses após iniciado o governo, gerou uma crise política que teve como
consequência imediata
A. ( ) O não reatamento
diplomático com a União Soviética e o abandono da Política Externa
Independente.
B. ( ) O desenvolvimento do
Movimento da Legalidade, que tinha como objetivo manter Quadros no poder.
C. ( ) A introdução do
Parlamentarismo, fórmula de compromisso para garantir a posse do
vice-presidente.
D. ( ) A implantação do regime
militar, que tinha como objetivo esmagar a esquerda.
E. ( ) A ruptura de relações com
Cuba e o apoio aos EUA para expulsar esse país da OEA.
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