sábado, 9 de dezembro de 2017

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 2º Ano 27

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno (a):____________________________________________________ Nº ____
Turma: 2º ano: _____              Turno: ______________                   Nota: _____

1. Da vitória dos estados nortistas na "Guerra de Secessão" resultou: 
A. (    ) Diminuição do número de pequenos e médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul. 
B. ( ) Unificação do mercado interno, desenvolvimento capitalista e transformação dos EUA em potência econômica. 
C. (    ) Anexação da região do Texas ao território dos EUA. 
D. (    ) Extinção do tráfico de escravos negros para os EUA. 
E. (    ) Regulamentação, pelo compromisso do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres. 

2. Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas: 
A. (    ) Abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social. 
B. ( X ) Inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam. 
C. (    ) Arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos. 
D. (    ) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte. 
E. (    ) Recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados. 

3. Todas as alternativas contêm razões econômicas responsáveis pela eclosão da Guerra Civil Americana, EXCETO: 
A. (    ) A disputa entre as ideias protecionistas do Norte e o livre-cambismo proposto pelo Sul. 
B. (    ) O aguçamento das contradições gerado pela conquista do Oeste, quando surgiram novos estados. 
C. ( X ) O desequilíbrio da balança comercial americana provocado pela crise no sistema de transportes de mercadorias do Norte para o Sul. 
D. (    ) O grande obstáculo à ampliação do mercado consumidor representado pela permanência da estrutura escravista. 
E. (    ) Os profundos contrastes econômicos entre o norte industrial e o sul agroexportador. 

"A Ku-Klux-Klan foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado." 

4. A leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender que esta organização tinha por objetivo 
A. (    ) Assegurar os direitos políticos da população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de participação dos negros nas eleições. 
B. (    ) Impedir a formação de ligas entre nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos Estados Unidos. 
C. ( X ) Unir os brancos para manter seus privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos garantidos pelo governo. 
D. (    ) Proteger os brancos das ameaças e massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico dos estados sulistas. 
E. (    ) Evitar confrontos com os nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais dos sulistas brancos.

Na metade do século XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tornado, no final do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam, os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil norte-americanos.

5. Assinale a única alternativa INCORRETA. 
A. (    ) O motivo central da Secessão é o descompasso econômico e social entre as regiões Norte e Sul dos EUA. Enquanto o Norte se industrializava e era vetor de progresso da América do Norte, o Sul permanecia agrário, escravocrata, patriarcal e avesso ao liberalismo e ao capitalismo. 
B. (    ) Com o fim do conflito, o Sul, derrotado pelo Norte, foi ocupado militarmente até 1877. Arruinados pela escravidão e devastados pela guerra, os sulistas se recusavam a aceitar a derrota e alimentavam o mito da causa perdida se dedicando ao banditismo e a sociedades secretas como a Ku Klux Klan. 
C. (    ) A Secessão, ou cisão, agravou-se na medida em que, enquanto os estados do Norte queriam adotar tarifas protecionistas para seus produtos industrializados, os estados do Sul defendiam uma política de livre comércio para que pudessem exportar algodão para onde bem quisessem. 
D. ( X ) Na metade do século XIX, o processo da independência dos EUA, iniciado em 1776, só havia sido concluído nos estados do Norte. Os estados do Sul, avessos à Declaração da Independência das treze colônias, se lançaram à guerra civil para voltarem a ser colônias da Inglaterra. 
E. (    ) A Guerra se tornou inevitável quando Abraham Lincoln tomou posse na presidência dos EUA e declarou estado de insurreição, já que sete estados sulistas haviam proclamado a dissolução da União. O fato se consumou quando tropas confederadas atacaram o Forte Sumter, na Carolina do Sul, um reduto político dos federalistas. 

6. Entre 1861 e 1865, os Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão. A esse respeito é correto afirmar: 
A. (    ) O conflito teve início com a reação dos fazendeiros sulistas provocada pela abolição da escravidão, implementada pelo presidente republicano Abraham Lincoln. 
B. (X ) As diferentes estruturas socioeconômicas do Norte e do Sul e sua divergência com relação às tarifas de produtos importados estiveram entre as causas do conflito. 
C. (    ) A economia sulista estava baseada na produção familiar e voltada para o mercado interno, enquanto no Norte produziam-se artigos destinados ao mercado externo. 
D. (    ) A disputa entre o Norte e o Sul colocou frente a frente dois projetos políticos antagônicos, no que se refere à questão dos direitos trabalhistas e da livre organização sindical. 
E. (    ) O conflito serviu para encerrar a política de segregação racial vigente em diversos estados norte-americanos e para consolidar a inclusão social dos povos indígenas no país. 

Um ex-líder do grupo Ku-Klux-Klan foi preso anteontem acusado de ter matado, há quarenta anos, três jovens no estado americano do Mississipi. O crime ficou famoso graças ao filme "Mississipi em Chamas", do diretor Alan Parker. Edgar Rey Killen, setenta e nove anos, foi apresentado ontem à Justiça e se declarou inocente. O caso foi reaberto em 1999. 

7. A Ku-Klux-Klan surgiu ao final da Guerra de Secessão, como uma sociedade secreta. Aponte a alternativa que apresenta o tipo de atuação desenvolvida por essa sociedade secreta: 
A. ( ) Promoviam a intolerância contra os negros e contra os brancos que com eles simpatizavam. 
B. (    ) Lutavam para garantir a integração dos negros como homens livres, com direitos defendidos por lei. 
C. (    ) Nascida na cidade de Nashville, no sul dos Estados Unidos, foi extinta em 1915 tendo desaparecido definitivamente. 
D. (    ) A atuação dessa sociedade demonstra que a Guerra de Secessão sepultou qualquer tipo de intolerância nos Estados Unidos. 
E. (    ) A atuação dessa sociedade ficou sempre restrita ao sul dos Estados Unidos e limitada a ação contra os negros. 

8. Escreva F (Falso) ou V (Verdadeiro), ao lado das afirmativas sobre a Guerra de Secessão (1861-1865).
A. ( F ) A guerra civil norte-americana envolveu duas sociedades distintas: a do sul, baseada nas manufaturas, e a do norte, baseada na economia agrária de exportação.
B. ( V ) Ao final da guerra civil norte-americana, aprovou-se, através de uma Emenda à Constituição, a abolição da escravidão em todo o território americano, em 1865.
C. ( F ) A população escrava dos estados do sul foi declarada livre, em 1863, por Lincoln, em função de uma necessidade militar.
D. ( V ) Descontentes com a eleição de Lincoln para presidente, os estados do sul, liderados pela Carolina do Sul, separaram-se dos estados do norte e autodenominaram-se Estados Confederados.

“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” Abraham Lincoln, em 1858.

9. Esse texto expressa a
A. (    ) Posição política autoritária do presidente Lincoln.
B. (    ) Perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
C. (    ) Proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
D. (    ) Proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
E. ( X ) Preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.

No fim do século XIX, Frederick Jackson Turner elaborou uma tese sobre a “fronteira” como definidora do caráter dos Estados Unidos até então. A força do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter rude estariam presentes no diálogo entre a civilização e a barbárie que a fronteira propiciava. As tradições europeias foram sendo abandonadas à medida que o desbravador se aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos.

10. Em relação à questão da fronteira nos Estados Unidos, responda:
A. De quais grupos ou países essas terras foram sendo retiradas no século XIX?

R: Grupos indígenas, França, Espanha, México (destaque para a Guerra dos EUA contra o México), Rússia.

B. O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel nessa expansão?

R: Os EUA ligavam a sua expansão territorial a uma missão divina de levar o progresso e a liberdade aos povos e territórios conquistados.

Resultado de imagem para KKK CHARGE


11. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A organização racista Ku Klux Klan procurou sistematizar um conjunto de ações no sentido de impedir que os negros conquistassem seus diretos.

 12. A Guerra de Secessão (1861-1865) foi motivada, dentre outras coisas, pela questão do regime de trabalho nos Estados Unidos.

A. Caracterize os regimes de trabalho no norte e no sul dos Estados Unidos às vésperas da Guerra de Secessão.

R: No norte tínhamos um desenvolvimento industrial, trabalho livre e assalariado e pequenas propriedades já no sul o trabalho ainda tinha como base a mão-de-obra escrava, agroexportadora e grandes latifúndios.

B. De que modo o desfecho da Guerra de Secessão influenciou a industrialização daquele país?

R: O norte foi o grande vitorioso na Guerra de Secessão, assim o desenvolvimento econômico dos EUA seguiu as diretrizes desta região prevalecendo o desenvolvimento industrial, possibilitando que os EUA se tornarem a grande potência econômica

13.O governo dos Estados Unidos Abraham Lincoln, declarou guerra aos confederados para reincorporar os estados do Sul à União. Neste período entre 1861 a 1865 desencadeou um conflito muito violento, ou seja, uma guerra civil, que se denominava:
A. (    ) Guerra do protecionismo
B. (    ) Conflito dos confederados
C. ( 
) Guerra de secessão 
D. (    ) Batalha norte-americana
E. (    ) Conflito dos assalariados

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