ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina:
História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno
(a):____________________________________________________ Nº ____
Turma: 2º
ano: _____ Turno: ______________ Nota:
_____
1. Da
vitória dos estados nortistas na "Guerra de Secessão" resultou:
A.
( ) Diminuição do número de pequenos e
médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul.
B.
( X ) Unificação do mercado interno, desenvolvimento
capitalista e transformação dos EUA em potência econômica.
C.
( ) Anexação da região do Texas ao
território dos EUA.
D.
( ) Extinção do tráfico de escravos
negros para os EUA.
E.
( ) Regulamentação, pelo compromisso
do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres.
2. Ao
final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII
Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
A.
( ) Abatidos, emigraram em massa, para
não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
B.
( X ) Inconformados com a concessão de
direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades
secretas que os perseguiam.
C.
( ) Arruinados, tiveram suas terras
submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
D.
( ) desanimados, abandonaram a
agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à
prosperidade do capitalismo do norte.
E.
( ) Recuperados, substituíram as
plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como
assalariados.
3. Todas
as alternativas contêm razões econômicas responsáveis pela eclosão da Guerra
Civil Americana, EXCETO:
A.
( ) A disputa entre as ideias
protecionistas do Norte e o livre-cambismo proposto pelo Sul.
B.
( ) O aguçamento das contradições
gerado pela conquista do Oeste, quando surgiram novos estados.
C.
( X ) O desequilíbrio da balança
comercial americana provocado pela crise no sistema de transportes de
mercadorias do Norte para o Sul.
D.
( ) O grande obstáculo à ampliação do
mercado consumidor representado pela permanência da estrutura escravista.
E.
( ) Os profundos contrastes econômicos
entre o norte industrial e o sul agroexportador.
"A Ku-Klux-Klan
foi organizada para segurança própria... o povo do Sul se sentia muito
inseguro. Havia muitos nortistas vindos para cá (Sul), formando ligas por todo
o país. Os negros estavam se tornando muito insolentes e o povo branco sulista
de todo o estado de Tennessee estava bastante alarmado."
4. A
leitura deste depoimento, feito por um membro da Ku-Klux-Klan, permite entender
que esta organização tinha por objetivo
A.
( ) Assegurar os direitos políticos da
população branca, pelo voto censitário, eliminando as possibilidades de
participação dos negros nas eleições.
B.
( ) Impedir a formação de ligas entre
nortistas e negros, que propunham a reforma agrária nas terras do sul dos
Estados Unidos.
C.
( X ) Unir os brancos para manter seus
privilégios e evitar que os negros, com apoio dos nortistas, tivessem direitos
garantidos pelo governo.
D.
( ) Proteger os brancos das ameaças e
massacres dos negros, que criavam empecilhos para o desenvolvimento econômico
dos estados sulistas.
E.
( ) Evitar confrontos com os
nortistas, que protegiam os negros quando estes atacavam propriedades rurais
dos sulistas brancos.
Na metade do século
XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tornado, no final
do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na
separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam,
os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil
norte-americanos.
5. Assinale a única
alternativa INCORRETA.
A.
( ) O motivo central da Secessão é o
descompasso econômico e social entre as regiões Norte e Sul dos EUA. Enquanto o
Norte se industrializava e era vetor de progresso da América do Norte, o Sul
permanecia agrário, escravocrata, patriarcal e avesso ao liberalismo e ao
capitalismo.
B.
( ) Com o fim do conflito, o Sul,
derrotado pelo Norte, foi ocupado militarmente até 1877. Arruinados pela
escravidão e devastados pela guerra, os sulistas se recusavam a aceitar a
derrota e alimentavam o mito da causa perdida se dedicando ao banditismo e a
sociedades secretas como a Ku Klux Klan.
C.
( ) A Secessão, ou cisão, agravou-se
na medida em que, enquanto os estados do Norte queriam adotar tarifas
protecionistas para seus produtos industrializados, os estados do Sul defendiam
uma política de livre comércio para que pudessem exportar algodão para onde bem
quisessem.
D.
( X ) Na metade do século XIX, o processo da
independência dos EUA, iniciado em 1776, só havia sido concluído nos estados do
Norte. Os estados do Sul, avessos à Declaração da Independência das treze
colônias, se lançaram à guerra civil para voltarem a ser colônias da
Inglaterra.
E.
( ) A Guerra se tornou inevitável
quando Abraham Lincoln tomou posse na presidência dos EUA e declarou estado de
insurreição, já que sete estados sulistas haviam proclamado a dissolução da
União. O fato se consumou quando tropas confederadas atacaram o Forte Sumter,
na Carolina do Sul, um reduto político dos federalistas.
6. Entre
1861 e 1865, os Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão. A esse respeito é correto afirmar:
A. ( ) O conflito teve início
com a reação dos fazendeiros sulistas provocada pela abolição da escravidão,
implementada pelo presidente republicano Abraham Lincoln.
B. (X ) As diferentes estruturas
socioeconômicas do Norte e do Sul e sua divergência com relação às tarifas de
produtos importados estiveram entre as causas do conflito.
C. ( ) A economia sulista
estava baseada na produção familiar e voltada para o mercado interno, enquanto
no Norte produziam-se artigos destinados ao mercado externo.
D. ( ) A disputa entre o Norte
e o Sul colocou frente a frente dois projetos políticos antagônicos, no que se
refere à questão dos direitos trabalhistas e da livre organização
sindical.
E. ( ) O conflito serviu para
encerrar a política de segregação racial vigente em diversos estados
norte-americanos e para consolidar a inclusão social dos povos indígenas no
país.
Um ex-líder do grupo Ku-Klux-Klan foi preso anteontem acusado de ter
matado, há quarenta anos, três jovens no estado americano do Mississipi. O crime
ficou famoso graças ao filme "Mississipi em Chamas", do diretor Alan
Parker. Edgar Rey Killen, setenta e nove anos, foi apresentado ontem à Justiça
e se declarou inocente. O caso foi reaberto em 1999.
7. A Ku-Klux-Klan surgiu ao final da
Guerra de Secessão, como uma sociedade secreta. Aponte a alternativa que
apresenta o tipo de atuação desenvolvida por essa sociedade secreta:
A. ( X ) Promoviam a intolerância
contra os negros e contra os brancos que com eles simpatizavam.
B. ( ) Lutavam para garantir a
integração dos negros como homens livres, com direitos defendidos por
lei.
C. ( ) Nascida na cidade de
Nashville, no sul dos Estados Unidos, foi extinta em 1915 tendo desaparecido
definitivamente.
D. ( ) A atuação dessa
sociedade demonstra que a Guerra de Secessão sepultou qualquer tipo de
intolerância nos Estados Unidos.
E. ( ) A atuação dessa
sociedade ficou sempre restrita ao sul dos Estados Unidos e limitada a ação
contra os negros.
8. Escreva F (Falso) ou V (Verdadeiro), ao lado das
afirmativas sobre a Guerra de Secessão (1861-1865).
A.
( F ) A guerra civil norte-americana
envolveu duas sociedades distintas: a do sul, baseada nas manufaturas, e a do
norte, baseada na economia agrária de exportação.
B.
( V ) Ao final da guerra civil norte-americana,
aprovou-se, através de uma Emenda à Constituição, a abolição da escravidão em
todo o território americano, em 1865.
C.
( F ) A população escrava dos estados do sul foi
declarada livre, em 1863, por Lincoln, em função de uma necessidade militar.
D.
( V ) Descontentes com a eleição de Lincoln para
presidente, os estados do sul, liderados pela Carolina do Sul, separaram-se dos
estados do norte e autodenominaram-se Estados Confederados.
“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá.
Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para
sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas
espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na
outra.” Abraham Lincoln, em 1858.
9. Esse texto expressa a
A. (
) Posição política autoritária do presidente Lincoln.
B. (
) Perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
C. (
) Proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
D. (
) Proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
E. ( X ) Preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.
No fim do século XIX, Frederick Jackson Turner elaborou
uma tese sobre a “fronteira” como definidora do caráter dos Estados Unidos até
então. A força do indivíduo, a democracia, a informalidade e até o caráter rude
estariam presentes no diálogo entre a civilização e a barbárie que a fronteira
propiciava. As tradições europeias foram sendo abandonadas à medida que o desbravador
se aprofundava no território em expansão dos Estados Unidos.
10. Em relação à questão da fronteira nos
Estados Unidos, responda:
A. De quais grupos ou países essas terras
foram sendo retiradas no século XIX?
R: Grupos indígenas, França, Espanha, México (destaque para a Guerra
dos EUA contra o México), Rússia.
B. O que foi o “Destino Manifesto” e qual seu papel
nessa expansão?
R: Os EUA ligavam a sua expansão territorial a uma missão divina de
levar o progresso e a liberdade aos povos e territórios conquistados.
11. Explique a imagem acima de acordo com os
seus conhecimentos.
R:
A organização racista Ku Klux Klan procurou sistematizar um conjunto de ações
no sentido de impedir que os negros conquistassem seus diretos.
12. A Guerra de Secessão (1861-1865) foi
motivada, dentre outras coisas, pela questão do regime de trabalho nos Estados
Unidos.
A. Caracterize os regimes de trabalho no
norte e no sul dos Estados Unidos às vésperas da Guerra de Secessão.
R: No norte tínhamos um desenvolvimento industrial, trabalho livre e
assalariado e pequenas propriedades já no sul o trabalho ainda tinha como base
a mão-de-obra escrava, agroexportadora e grandes latifúndios.
B. De que modo o desfecho da Guerra de Secessão
influenciou a industrialização daquele país?
R: O
norte foi o grande vitorioso na Guerra de Secessão, assim o desenvolvimento
econômico dos EUA seguiu as diretrizes desta região prevalecendo o
desenvolvimento industrial, possibilitando que os EUA se tornarem a grande
potência econômica
13.O
governo dos Estados Unidos Abraham Lincoln, declarou guerra aos confederados
para reincorporar os estados do Sul à União. Neste período entre 1861 a 1865
desencadeou um conflito muito violento, ou seja, uma guerra civil, que se
denominava:
A.
( ) Guerra do protecionismo
B. ( ) Conflito dos confederados
C. ( X ) Guerra de secessão
B. ( ) Conflito dos confederados
C. ( X ) Guerra de secessão
D. ( ) Batalha norte-americana
E. ( ) Conflito dos assalariados
E. ( ) Conflito dos assalariados
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