sábado, 9 de dezembro de 2017

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 3º Ano

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno (a):__________________________________________________ Nº ____
Turma: 3º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
A. ( ) Uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
B. (    ) Uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C. (    ) Uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
D. (    ) Uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
E. (    ) Uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

2. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A. ( X ) Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.
B. (    ) Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C. (    ) Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.
D. (    ) Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

3. O Ato Institucional Número 5 ( AI-5 ) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?
A. (    ) Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.
B. (    ) Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.
C. (    ) Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D. ( X ) Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

4. Sobre as eleições presidenciais de 1989, no Brasil, é correto afirmar que:
A. (    ) O candidato Mário Covas (PSDB) recebeu apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), no segundo turno da eleição.
B. (    ) O candidato Fernando Collor de Mello (PRN) ganhou a eleição, ao vencer, no segundo turno, o candidato Leonel Brizola (PDT).
C. ( ) O candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) disputou com o candidato Fernando Collor de Mello (PRN) o segundo turno da eleição.
D. (    ) O candidato Paulo Maluf (PDS) e o candidato Aureliano Chaves (PFL) apoiaram, no primeiro turno, o candidato Leonel Brizola (PDT).
E. (    ) O candidato Ulysses Guimarães (PMDB) renunciou, no primeiro turno da eleição, para manifestar apoio ao candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT).

5. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os episódios relativos ao golpe civil-militar de 1964 e ao posterior regime ditatorial no Brasil.
A. ( V ) No dia 19 de março de 1964, foi realizada, em São ·Paulo, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, como resposta às reformas de base anunciadas pelo Presidente João Goulart.
B. ( F ) Após a mobilização das tropas do General Olímpio Mourão Filho, e seu deslocamento para o Rio de Janeiro, em 31 de março de 1964, o Congresso Nacional votou pela permanência de João Goulart na presidência.
C. ( V ) Durante o governo de Artur da Costa e Silva, implementou-se, em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional n°. 5, que fortaleceu a chamada “linha dura” do regime militar com cassação de mandatos parlamentares e repressão aos movimentos sociais de resistência.
D. ( ) Após a ampla participação popular no movimento das “Diretas Já”, a ditadura chegou ao fim em 1985, com as eleições diretas que elegeram para a presidência da república a chapa encabeçada por Tancredo Neves e José Sarney.

No dia 25 de janeiro de 1984, milhares de pessoas gritavam “um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil”, durante o comício realizado na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. O movimento ficou conhecido como “Diretas Já”.

6. Sobre este acontecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A. (    ) Foi um movimento que reivindicava eleições diretas para presidente da República e convocava a primeira eleição para 15 de novembro de 1984.
B. (
 X ) A campanha pelas “Diretas Já” representou a maior mobilização contra a Ditadura Militar, com a participação de artistas, intelectuais, das forças armadas e de representantes de diversas organizações civis.
C. (    ) A Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que visava restabelecer as eleições diretas, não foi aprovada no Congresso Nacional.
D. (    ) Um ano após a campanha das “Diretas Já”, Tancredo Neves, representando a coligação de partidos da oposição ao regime militar, foi eleito presidente da república por meio de voto indireto pelo Colégio Eleitoral.
E. (    ) Participaram ativamente da campanha as seguintes lideranças políticas: Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves e Dante de Oliveira.

7. Sobre o fim do período militar no Brasil (1964-1985), pode-se afirmar que ocorreu de forma:
A. (    ) Conflituosa, resultando em um rompimento entre as forças armadas e os partidos políticos.
B. (    ) Abrupta e inesperada, como na Argentina do General Galtieri.
C. (    ) Negociada, como no Chile, entre o ditador e os partidos na ilegalidade.
D. (
 X ) Lenta e gradual, como desejavam setores das forças armadas.
E. (    ) Sigilosa, entre o presidente Geisel e Tancredo Neves, à revelia do exército e dos partidos.

“Entendo assim o Estado não como produtor, mas como promotor do bem estar coletivo. Daí a convicção de que a economia de mercado é a forma comprovadamente superior de geração de riqueza, de desenvolvimento intensivo e sustentado. [...] Não abrigamos, a propósito, nenhum preconceito colonial ante o capital estrangeiro. Ao contrário: tornaremos o Brasil, uma vez mais, hospitaleiro em relação a ele […] Não nos anima a ideia de discriminar nem contra nem a favor dos capitais externos, mas esperamos que não falte seu concurso para a diversificação da indústria, a ampliação do emprego e a transferência de tecnologia em proveito do Brasil. Em síntese, essa proposta de modernização econômica pela privatização [...] é a esperança de completar a liberdade política, reconquistada com a transição democrática, com a mais ampla e efetiva liberdade econômica”. 

8. Esse texto explicita que o governo Collor conduziria suas ações com base na(o) 
A. (    ) Queda constante das taxas de juros, visando elevar o poder de compra e o controle da inflação. 
B. (    ) Fortalecimento da indústria nacional sob o controle do Estado com o objetivo de aquecer o mercado interno. 
C. (  ) Política de abertura econômica com práticas neoliberais implementadas a partir de sucessivos planos estatais. 
D. (    ) Incentivo a uma política de bem-estar, ampliando serviços sociais e direitos trabalhistas para intensificar a produção. 

9. O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
A. ( ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
B. (    ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
C. (    ) Arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
D. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.
E. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

10. A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a
A. (    ) Adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
B. (    ) Redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
C. (    ) Política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
D. ( ) Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
E. (    ) Queda do desemprego devido à adoção do piano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

11. Explique a charge abaixo:
Resultado de imagem para CHARGES tortura na ditadura do brasil

R: A charge evidencia que a ditadura militar contou com o apoio de parte significativa da imprensa brasileira. Deve-se ressaltar que as práticas de tortura eram negligenciadas pelos jornais, como o GLOBO, que haviam realizado acordos econômicos com os militares.

12. A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970
A. (    ) Não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
B. (    ) Alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
C. ( ) Propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
D. (    ) Favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.
E. (    ) Alcançou repercussão muito limitada, pois os meios de comunicação não tinham a eficácia que têm hoje.

Resultado de imagem para CHARGES do governo collor

13. A charge retrata a(o) 
A. (    ) Salto da violência nos grandes centros urbanos, decorrente da falta de políticas de segurança pública. 
B. ( X ) Ascensão de um governo marcado por escândalos políticos, terminando na deposição do presidente. 
C. (    ) Sucesso do Brasil nas Olimpíadas de Barcelona, graças ao forte investimento no setor esportivo por parte do governo. 
D. (    ) Situação econômica agravada pela inflação, fazendo o povo exercitar novas alternativas diante dos aumentos de preços. 

14. Observe os dois gráficos a seguir e responda à questão.

Resultado de imagem para O PIB E A DIVIDA EXTERNO NOS GOVERNOS LULA E FHC

Os dados apresentados pelos gráficos da evolução anual do Produto Interno Bruto brasileiro e da evolução da dívida externa do país nos permitem concluir que: 
A. (    ) Antes de 2003 o Brasil estava mais endividado, mas o PIB era maior do que em 2007. 
B. (    ) A dívida externa foi zerada porque o crescimento do PIB, nos dez anos entre 1998 e 2008, foi constante. 
C. ( X ) O país vive uma fase de estabilidade econômica e financeira, com razoável capacidade para enfrentar crises em alguns mercados externos. 
D. (    ) Os períodos de governo FHC e Lula apresentam idênticos desempenhos nos planos da variação do PIB e da dívida externa. 
E. (    ) O volume das aplicações financeiras do Brasil foi equivalente ao volume total do PIB nacional, em 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...