sábado, 2 de julho de 2016

Prova com gabarito - 3º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):___________________________ Turma: 3º ano ____Turno: _____ Nota: ___

1. A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:
A. (   ) Russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
B. (   ) Alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.
C. (X) Japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.
D. (   ) Franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
E. (   ) Chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.

2. A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
A. (   ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.
B. (   ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
C. (X) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.
D. (   ) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
E. (   ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.



3. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge demonstra que não havia a necessidade de jogar as bombas sobre o Japão, pois os japoneses já haviam se rendido e não apresentavam resistência. Então, a ação norte-americana no país foi associada a ataques terroristas. 

4. Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:

A. (X) Alemanha, Itália e Japão.
B. (   ) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. (   ) Alemanha, Itália e Rússia.
D. (   ) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

5. Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A. (   ) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar os feridos de guerra das tropas aliadas.
B. (   ) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as forças aliadas em território italiano. 
C. (   ) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando armamentos às forças aliadas.
D. (X) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados, principalmente em territórios da Itália.

 “Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.”

6. O texto acima se refere:
A. (   ) Ao chamado holocausto do povo palestino.
B. (X) Ao chamado holocausto do povo judeu.
C. (   ) À Primeira Guerra Mundial.
D. (   ) À Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
E. (   ) Ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.

Leia o texto a seguir e responda a questão. Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram de lado suas divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão do Iraque - para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia. Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas mais decisivas da História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a vitória sobre os nazistas na II Guerra Mundial. "JORNAL DO BRASIL", Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.

7. O texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para a política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2ª Guerra Mundial (1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas pelos Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos:

A. Analise a importância do desembarque dos Aliados na Normandia para a II Guerra Mundial. 

Após o avanço dos exércitos soviéticos sobre as zonas ocupadas na frente oriental, na parte ocidental, articulava-se um ataque reunindo as forças inglesas e norte-americanas, na Normandia (costa norte da França) em 6 de junho de 1944, o chamado Dia D. Neste momento, iniciou-se a "corrida" entre as "democracias ocidentais" e a União Soviética para a reconquista dos territórios europeus invadidos pelos alemães e para o invasão da própria Alemanha.

B. Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes mundiais frente à atual situação iraquiana.

R: Estados Unidos e Inglaterra de um lado a França e Alemanha, de outro divergiram sobre:  - a comprovação da existência das armar de destruição em massa no Iraque; - o papel da ONU; - a colaboração do Iraque com o chamado terrorismo internacional; - a forma de combater o terrorismo. 


"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"

8. Podemos considerar que o texto acima debate:
A. (X) A herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
B. (   ) A poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
C. (   ) As armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
D. (   ) A paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
E. (   ) As armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.

9. O Holocausto cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
A. (   ) Um povo de origem indo-europeia, iguais a todos os demais povos do mundo.
B. (   ) Um povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos, sendo superior apenas aos africanos.
C. (   ) Um povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que existem na Terra.
D. (   ) Um povo de origem judaica, superior aos arianos.
E. (X) Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais povos, principalmente os judeus.

10. O ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
A. (   ) Representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
B. (X) Criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
C. (   ) Contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
D. (   ) Marcou a derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
E. (   ) Foi importante para o fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.


11. Escreva um texto (mínimo de 8 linhas), contendo os termos abaixo e a imagem apresentada acima:

A. Holocausto.
B. Nazismo.
C. Raça ariana.
D. Antissemitismo.
E. Hitler.

F. Judeus.

R: Resposta pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...