Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno
(a):_________________________________________________ Nº ____
Turma: 2º
ano: __ Turno: ______________ Nota: _____
1. Podemos apontar como uma das principais causas da
Revolução Francesa:
A. (
) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão
Bonaparte.
B. (
) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no
sistema político da França.
C. (
) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para
monarca e ministros.
D. (X) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses
e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela
monarquia absolutista.
2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é
verdadeiro afirmar que:
A. (X) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção
tributária (não pagavam impostos).
B. (
) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (
) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais
privilegiadas.
D. (
) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de
renda.
3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução
Francesa foi:
A. (
) A decretação de leis que
garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (
) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e
implantação da República.
C. (X) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa)
em 14 de julho de 1789.
D. (
) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
4. Durante o processo revolucionário quem eram os
girondinos e o que defendiam?
A. (
) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime
monárquico na França.
B. (X) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria
evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (
) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior
participação popular no governo.
D. (
) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na
política francesa.
5. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:
A. ( ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
B. ( ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. ( ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. (X) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
A. ( ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
B. ( ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. ( ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. (X) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
E. ( ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as
estruturas vigentes.
E. ( ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as
estruturas vigentes.
6. Que Classe liderou a revolução?
A. (
) Os baixos nobres que perderam o titulo
B. (X) Os camponeses, Sans-Cullotes e alto clero
C. (
) A Burguesia, os camponeses e os servos
D. (
) A burguesia e os altos nobres
7. Relacione o movimento do Iluminismo com a
Revolução Francesa.
R: O movimento iluminista propunha o estabelecimento da liberdade de
expressão e que o Absolutismo chegasse ao fim. Essa também era a bandeira dos
revolucionários franceses, a luta contra o rei Luís XVI e o fim da desigualdade
e injustiça (pagamento arbitrário de impostos que o Terceiro Estado era
obrigado a pagar).
8. O que foi a fase do Terror?
A. (
) Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
B. (X) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser
monarquista
C. (
) Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
D. (
) Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser
revolucionário
9. Foram decisões do
Congresso de Viena, exceto:
A.
( ) Restabelecer o absolutismo na
Europa
B.
(X) Acabar com o sistema de colonização
C.
( ) Refazer o mapa-mundi
D.
( ) Bloquear o avanço do liberalismo
E.
( ) A defesa do Princípio da
Legitimidade
10 - O que foi a Assembléia dos Estados Gerais?
A. (
) Foi uma assembléia onde os jacobinos consolidaram a Constituição
B. (X) Foi uma assembléia onde foram convocados: Clero, Nobreza e
Burguesia/Camponeses
C. (
) Foi uma assembléia composta por Planície, Girondinos e Jacobinos
D. (
) Foi uma assembléia quando o Luís XVI queria melhorar a qualidade de
vida do povo
11. Associe cada letra a um item.
A. Girondinos
B. Terror
C. Jacobinos
D. Termidor
E. Sans-culottes
(C)
Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a
França durante a fase do Terror.
(E)
Grupos urbanos radicais, composto por artesãos, operários e lojistas.
(B)
Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na
guilhotina.
(A) Republicanos
moderados, representavam a grande burguesia comercial.
(D)
Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção Nacional.
Artigo
5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria
pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é
declarada boa presa.
(...)
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente
da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação
do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo
8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a
disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem
propriedade inglesa.
12.
Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em
1806, permitem notar a disposição francesa de
A.
( ) Estimular a autonomia das colônias
inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.
B.
( ) Impedir a Inglaterra de negociar
com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas
coloniais.
C.
( ) Provocar a transferência da Corte
portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.
D.
( ) Ampliar a ação de corsários
ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares
europeus.
E.
(X) Debilitar economicamente a
Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o
restante da Europa.
13. Durante o
processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam? Anulada.
A. ( )
Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico
na França.
B. ( ) Era
um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma
participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. ( )
Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação
popular no governo.
D. ( )
Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política
francesa.
14. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. ( ) Foi um alto golpe para
tirar os jacobinos do
poder
B. ( )
Foi um golpe contra Robespierre
C. (X) Foi um alto golpe para por Napoleão no
poder
D. ( )
Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo
comandante.
15. A charge acima ilustra uma das fases da
Revolução Francesa. Explique-a com base no conhecimentos adquiridos em sala de
aula.
R: A imagem acima se refere ao período do Terror, comandado pelos Jacobinos.
Nesse período, qualquer pessoa que fosse acusada de ser contra o governo de
Robespierre era condenada à morte na guilhotina.
16. A Revolução Francesa representou uma
ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou
A. (
) A concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo
bem-estar das novas ordens sociais.
B. (X
) A formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos
homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
C. (
) A formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas,
organizadas a partir do campo e das periferias urbanas.
D. (
) Convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a
conquista das Américas.
E. (
) O surgimento da soberania popular, com eleição de representantes
de todos segmentos sociais.
17.. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas
principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um
importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
A. (
) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. ( ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. ( ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. (X) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
B. ( ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. ( ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. (X) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
E. ( ) Repudiavam a extinção do
monopólio metropolitano.
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