sábado, 15 de julho de 2017

Prova com gabarito - 2º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha.

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno (a):_________________________________________________ Nº ____
Turma: 2º ano: __     Turno: ______________      Nota: _____

1. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
A. (    ) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B. (    ) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C. (    ) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D. (X) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A. (X) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B. (    ) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C. (    ) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D. (    ) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.

3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A. (    )  A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B. (    ) A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C. (X) A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D. (    ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.

4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A. (    ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (X) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (    ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (    ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

5. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:
A. (    ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
B. (    ) Os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas
pelos filósofos da época;
C. (    ) Foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
D. (
X) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto 
pelos filósofos iluministas;
E. (    ) Foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as
estruturas vigentes. 

6. Que Classe liderou a revolução?
A. (    ) Os baixos nobres que perderam o titulo
B. (X) Os camponeses, Sans-Cullotes e alto clero
C. (    ) A Burguesia, os camponeses e os servos
D. (    ) A burguesia e os altos nobres

7. Relacione o movimento do Iluminismo com a Revolução Francesa.

R: O movimento iluminista propunha o estabelecimento da liberdade de expressão e que o Absolutismo chegasse ao fim. Essa também era a bandeira dos revolucionários franceses, a luta contra o rei Luís XVI e o fim da desigualdade e injustiça (pagamento arbitrário de impostos que o Terceiro Estado era obrigado a pagar).

8. O que foi a fase do Terror?
A. (    ) Foi uma fase onde os monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
B. (X) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam que fosse acusado de ser monarquista
C. (    ) Foi quando os Girondinos tentaram dar um golpe
D. (    ) Foi quando os monarquistas matavam quem fosse acusado de ser revolucionário

9. Foram decisões do Congresso de Viena, exceto:
A. (    ) Restabelecer o absolutismo na Europa
B. (X) Acabar com o sistema de colonização
C. (   ) Refazer o mapa-mundi
D. (   ) Bloquear o avanço do liberalismo
E. (   ) A defesa do Princípio da Legitimidade

10 - O que foi a Assembléia dos Estados Gerais?
A. (    ) Foi uma assembléia onde os jacobinos consolidaram a Constituição
B. (X) Foi uma assembléia onde foram convocados: Clero, Nobreza e Burguesia/Camponeses
C. (    ) Foi uma assembléia composta por Planície, Girondinos e Jacobinos
D. (    ) Foi uma assembléia quando o Luís XVI queria melhorar a qualidade de vida do povo

11. Associe cada letra a um item.
A. Girondinos
B. Terror
C. Jacobinos
D. Termidor
E. Sans-culottes

(C) Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a França durante a fase do Terror.
(E) Grupos urbanos radicais, composto por artesãos, operários e lojistas.
(B) Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na guilhotina.
(A) Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
(D) Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção Nacional.

Artigo 5.º — O comércio de mercadorias inglesas é proibido, e qualquer mercadoria pertencente à Inglaterra, ou proveniente de suas fábricas e de suas colônias é declarada boa presa.
(...)
Artigo 7.º — Nenhuma embarcação vinda diretamente da Inglaterra ou das colônias inglesas, ou lá tendo estado, desde a publicação do presente decreto, será recebida em porto algum.
Artigo 8.º — Qualquer embarcação que, por meio de uma declaração, transgredir a disposição acima, será apresada e o navio e sua carga serão confiscados como se fossem propriedade inglesa. 

12. Esses artigos do Bloqueio Continental, decretado pelo Imperador da França em 1806, permitem notar a disposição francesa de
A. (    ) Estimular a autonomia das colônias inglesas na América, que passariam a depender mais de seu comércio interno.   
B. (    ) Impedir a Inglaterra de negociar com a França uma nova legislação para o comércio na Europa e nas áreas coloniais.   
C. (    ) Provocar a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, por meio da ocupação militar da Península Ibérica.   
D. (    ) Ampliar a ação de corsários ingleses no norte do Oceano Atlântico e ampliar a hegemonia francesa nos mares europeus.   
E. (X) Debilitar economicamente a Inglaterra, então em processo de industrialização, limitando seu comércio com o restante da Europa.   

13. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam? Anulada.
A. (   ) Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B. (   ) Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C. (   ) Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D. (   ) Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.

14. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. (   ) Foi um alto golpe para tirar os jacobinos do poder
B. (   ) Foi um golpe contra Robespierre
C. (X) Foi um alto golpe para por Napoleão no poder
D. (   ) Foi o fim do Diretório pelo exército da Planície que poriam Napoleão como novo comandante.

Resultado de imagem para guilhotina


15. A charge acima ilustra uma das fases da Revolução Francesa. Explique-a com base no conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima se refere ao período do Terror, comandado pelos Jacobinos. Nesse período, qualquer pessoa que fosse acusada de ser contra o governo de Robespierre era condenada à morte na guilhotina.

16. A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou
A. (    ) A concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais.
B. (X   ) A formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei.
C. (    ) A formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas.
D. (    ) Convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.
E. (    ) O surgimento da soberania popular, com eleição de representantes de todos segmentos sociais.

17.. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um
importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
 
A. (    ) Defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
B. (    ) Rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
C. (    ) Apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
D. (
X) Pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade; 
E. (    ) Repudiavam a extinção do monopólio metropolitano. 

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