E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA,
Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
Ensino Fundamental - Anos
Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral
– Turma: 8º Ano – valor: 7,0 pontos
Nome:____________________________________ Nº____ Data: __/__/____
A. ( ) Presença de petróleo no
território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos;
presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
B. ( ) Economia baseada no
feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral;
contatos comerciais com a Índia.
C. (X) Presença de grandes reservas
de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em
abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado
consumidor.
D. ( ) Grandes investimentos em
transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em
abundância; relações comerciais com o Brasil.
2. Quais os dois tipos de transportes que
foram fundamentais para a Revolução Industrial?
A. (X) Transporte marítimo
(através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
B. ( ) Transporte aéreo
(aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
C. ( ) Transporte marítimo
(através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
D. ( ) Transporte aéreo
(aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).
3. Relacione
o cercamento dos campos com a Revolução Industrial.
R: O processo de cercamento
dos campos foi organizado pelo governo inglês com a finalidade de confiscar as
terras dos camponeses para criar ovelhas. Com isso, a população do campo acabou
indo para as cidades, tendo que enfrentar com questões relacionadas ao
desemprego e falta de moradia.
4. Qual das alternativas abaixo aponta uma das
principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial?
A. (
) Telefone
B. (
) Telégrafo
C. (
) Calculadora manual
D. (X) Máquina a vapor
5. Sobre a condição de vida dos operários
(trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar
que:
A. ( ) Tinham apenas férias
remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em
sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
B. (X) Eles não tinham
direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de
trabalho apresentava péssimas condições.
C. ( ) Trabalhavam apenas 5
dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de
trabalho em boas condições.
D. ( ) Recebiam salários
baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de
saúde relacionados ao trabalho.
6. Um dos principais movimentos trabalhistas
contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou
conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este
movimento?
A. ( ) Os ludistas buscavam
negociar melhores condições de trabalho com os donos das indústrias.
B. ( ) Os ludistas protestavam
através de passeatas e outras manifestações pacíficas contra as condições de
trabalho dos operários.
C. ( ) Os ludistas buscavam, através
das eleições, eleger representantes do movimento para lutar pelas causas
trabalhistas.
D. (X) Também conhecidos como
"quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e quebravam
as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições
de trabalho enfrentadas pelos operários.
7. Explique
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem mostra que os
seres humanos foram substituídos pelas máquinas após o processo conhecido como
Revolução Industrial. Tal fato provocou o desemprego (ponto negativo) e o
aumento da produção e queda do valor das mercadorias (ponto positivo).
8. Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar
que:
A. (X) resultou do progresso técnico e
das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
B. ( ) iniciou-se simultaneamente em
diversos países.
C. (X) foi um processo histórico que
consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
D. ( ) todas as etapas da produção
eram realizadas por uma única pessoa.
E. (X) provocou o surgimento de uma
nova classe social, o proletariado.
F. (X) possibilitou o aumento da
produção por um custo relativamente baixo e, consequentemente, a redução
no preço das mercadorias.
G. ( ) não alterou a estrutura da
sociedade nem as relações de trabalho.
9. Complete com V (verdadeiro) e F (falso).
A. (V) No século XVI, houve um grande crescimento das manufaturas de lã na
Inglaterra.
B. (V) Para o aumento da lã, seria necessário o aumento da criação de
ovelhas.
C. (F) Desde o início os cercamentos foram controlados pelo Estado.
D. (F) As propriedades eram cercadas, e os proprietários pegavam terras dos
camponeses.
“(…) mas, acima de tudo na prática, sempre que possível,
de se pagar tão pouco ao operário que ele tivesse que trabalhar incansavelmente
durante toda a semana para obter uma renda mínima. Nas fábricas onde a
disciplina do operariado era mais urgente, descobriu-se que era mais
conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres e crianças (…).
10. Leia o texto acima e responda as questões a seguir.
A. Retire do texto um trecho que caracterize
a exploração do trabalho infantil.
R: O trecho que pode ser
retirado é o seguinte: “...era mais conveniente empregar as dóceis (e mais
baratas) mulheres e crianças (…).
B. Segundo o texto, qual o objetivo dos
patrões em contratar crianças para o trabalho nas fábricas?
R: Ao contratar crianças e
mulheres, os burgueses (donos das fábricas) pagavam mais baratos. Em outras
palavras, o objetivo era manter a produção, gastando menos com a mão-de-obra.
...Se queres saber onde vivem, procura uma rua que é
quase exclusivamente ocupada por esta classe: entrai numa dessas cloacas
(buraco de esgoto) que está abaixo do nível do chão. É preciso ter descido
nestes abrigos onde o ar é úmido e gelado; é preciso ter sentido os pés
escorregarem no chão imundo e ter tido medo de cair nesse lamaçal para se
possuir uma ideia real do que se experimenta ao entrar na casa desses
miseráveis operários.”
11. Leia o texto acima e responda às questões a seguir:
A. Qual o assunto principal do texto?
R: O texto aborda a precária
forma de vida dos trabalhadores das fábricas inglesas do século XVIII.
b) O texto fala a respeito de uma classe
social surgida com o advento da Revolução Industrial. Que classe é essa?
R: O texto fala da classe
social conhecida como proletariado.
c) Pelo texto, como eram as condições de vida num bairro
operário?
R: O texto fala sobre que os
proletários moravam em casas inadequadas e sem as mínimas condições de
conforto.
12. A primeira forma de protesto dos
operários se caracterizou pela destruição de máquinas na Inglaterra. Essa forma
de luta ficou conhecida como:
A. (X) Ludismo.
B. (
) Cartismo.
C. (
) Socialismo.
D. (
) Sindicalismo.
E. (
) Socialismo utópico.
13. Na Inglaterra, o movimento cartista
reivindicava, EXCETO:
A. (X) Voto universal para a classe burguesa;
B. (
) Igualdade dos direitos eleitorais;
C. (
) Voto secreto e parlamentos anuais;
D. (
) Parlamentares sem remuneração.
E. (
) Melhores condições de vida e trabalho.
14. Associe a imagem acima ao tema
relacionado à Revolução Industrial.
R: A charge mostra que os
proletários (trabalhadores das fábricas) eram tratados como escravos no
contexto da Revolução Industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário