ESCOLA
ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:
07 pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):___________________________ Nº __ Turma: 2º ano: __ Turno: ___ Nota: __
1. A
exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do
século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para
a metrópole. Entre elas:
A.
( ) O intervencionismo regulador
metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do
Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
B.
(X) A solução temporária de problemas
financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e
o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
C.
( ) A separação e autonomia da capitania das
Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a
proliferação da profissão de ourives.
D.
( ) A proibição do ingresso de ordens
religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o
êxito no controle do contrabando.
E.
( ) O incentivo da Coroa à produção
das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação
dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.
02. Portugal exerceu
sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele exercido no açúcar
criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe
as colunas:
1. Capitação
2. Derrama
3. Quinto
4. Casa de Fundição
(3) 20% do ouro extraído
nas minas.
(4) local onde o ouro em
pó era transformado em ouro em barras.
(4) local onde se gravava
o selo real no ouro.
(2) punição caso não se
conseguisse arrecadar cem arrobas de ouro na região.
(1)
imposto cobrado de acordo com a quantidade de escravos que trabalhavam nas
minas
A. (
) 4 – 4 – 3 - 1 – 2
B. (
) 3 – 4 – 3 - 2 – 1
C. (
) 2 – 4 – 4 – 3 – 1
D. (X) 3 – 4 – 4 – 2 – 1
E. (
) 1 – 3 – 4 – 2 – 1
3. Explique
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa a santa do pau oco, mecanismo utilizado
pelos escravos para contrabandear o ouro da Coroa Portuguesa.
4. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o
Iluminismo?
A. (
) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes
plásticas na Europa.
B. (
) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um
governo comandado pela Igreja Católica.
C. (
) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século
XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. (X) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que
defendia a razão e combatia o regime absolutista.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A. (
) Defesa do regime absolutista,
valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja
Católica.
B. (X) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo;
críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C. (
) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas
nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D.
( ) Aumento do poder das metrópoles sobre
as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis;
igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).
6. Qual das alternativas abaixo apresenta
nomes de importantes filósofos iluministas?
A. (
) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B. (
) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C. (X) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D. (
) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
7. Qual das alternativas abaixo apresenta os
principais ideais iluministas que influenciaram a Inconfidência Mineira no
Brasil?
A. (X) Fim do colonialismo; fim do absolutismo; substituição da
monarquia pela República; liberdade econômica
(liberalismo); liberdade religiosa, de pensamento e expressão.
B. (
) Valorização da monarquia como forma de governo; imposição da religião
católica para toda população; fim da escravidão.
C. (
) Implantação do socialismo nas colônias; participação na democracia
restrita aos membros do clero e da nobreza; devolução para as colônias de todo
ouro retirado pelas metrópoles.
D. (
) Valorização do mercantilismo; desenvolvimento sustentável (defesa do
meio ambiente) para todas as nações; implantação do fascismo.
8. Explique
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: a charge representa a principal obra deixada por Montesquieu às
sociedades contemporâneas: a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o
Legislativo e o Judiciário.
9. No
século XVIII surge na França a teoria econômica fisiocrática, proposta
originariamente pelo médico Quesnay. A Fisiocracia criticava o mercantilismo
colbertista e sustentava que a origem da riqueza nacional se encontrava no
setor
A.
( ) Industrial.
B.
( ) Comercial.
C.
(X) Agrícola.
D.
( ) Financeiro.
E.
( ) Extrativista.
10. Assinale
a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
A.
(X) Crença na razão como fonte pra a
crítica social e política
B.
( ) Defesa do ideal monárquico para a
garantia da unidade política
C.
( ) Idéia do direito divino dos reis
para legitimar o absolutismo
D.
( ) Idéia de indivisibilidade do
Estado em poderes independentes.
11. Sobre o
iluminismo, é correto afirmar que:
A.
(X) Criticava o mercantilismo, a
limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de
direitos e deveres entre os indivíduos.
B.
( ) Acreditava na prática do
entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e
garantir as liberdades individuais.
C.
( ) Consistia na defesa da igualdade
de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja
Católica sobre a sociedade, através da educação.
D.
( ) Defendia a doutrina de que a
soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria
os resquícios feudais ainda existentes.
E.
( ) Propunha a criação de monopólios
estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o
direito de propriedade.
12. O
Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no
século XVIII, caracterizava-se por:
A.
( ) Equilibrar o poder da burguesia
financeira com a nobreza feudal.
B.
( ) Impor o poder parlamentar sobre o poder
monárquico.
C.
(X) Tentar conciliar os princípios do
absolutismo com as ideias iluministas.
D.
( ) Difundir monarquias constitucionais
em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.
E.
( ) Atribuir ao povo a participação no
poder político.
13. Explique
as ideias de Adam Smith ao criar a teoria política conhecida como Liberalismo
Econômico.
R: O pensamento de Adam Smith consistia na concepção de que o Estado
não pode intervir na economia (o Liberalismo Econômico).
14. O
Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no
século XVIII, caracterizava-se por:
A.
( ) Equilibrar o poder da burguesia
financeira com a nobreza feudal.
B.
( ) Impor o poder parlamentar sobre o
poder monárquico.
C.
(X) Tentar conciliar os princípios do
absolutismo com as ideias iluministas.
D. (
) Difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus,
segundo os princípios liberais.
E. (
) Atribuir ao povo a participação no poder político.
15. Marque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas
alternativas abaixo:
A. (F) foi
um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. (V) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no
século XVIII.
C. (V) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e
a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre
iniciativa.
D. (F) defendia o direito divino dos reis, o
mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. (V) influenciou alguns governantes
europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como
déspotas esclarecidos.
16. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações",
defendia em sua obra:
A. ( ) O
governo da maioria
B. ( ) O
governo parlamentar.
C. (X) A liberdade de comércio
D. ( ) O
intervencionismo estatal na economia
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