E.E.
“VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
Ensino Fundamental - Anos
Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral
– Turma: 9º Ano – valor: 7,0 pontos
Nome:_____________________________________ Nº____ Data: __/__/____
A. ( ) O crescimento econômico da China e do
Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B. ( ) A crise no mercado imobiliário dos
Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou
as bolsas de valores no mundo todo.
C. (X) No final da década de 1920,
reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de
produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América.
D. ( ) No final da década de 1920 ocorreu uma
forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e
na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.
2. Qual
das alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise
Econômica de 1929?
A. ( ) Aumento de falências de empresas nos
Estados Unidos.
B. ( ) Crescimento do desemprego nos Estados
Unidos.
C. (X) Aumento do nível de emprego nos Estados
Unidos.
D. ( ) Forte desvalorização das ações e queda da
Bolsa de Valores de Nova Iorque.
3. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?
A. ( ) O Brasil parou de exportar automóveis e
máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B. (X) Houve uma significativa diminuição das
exportações de café do Brasil para os Estados Unidos.
C. ( ) A economia brasileira entrou em crise,
pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D. ( ) A Crise de 1929 afetou somente a produção
de borracha na região da Amazônia.
“Diante da crise, os movimentos
socialistas e populares ganharam força. Do outro lado, também crescia o
movimento nazista, com o discurso nacionalista, sua rejeição ao Tratado de Versalhes
e sua proposta de unidade nacional.”
4. Leia o texto acima e responda as
questões a seguir:
A. Quais as propostas
apresentadas pelos nazistas à população?
R: As propostas eram rejeitar o Tratado de Versalhes e promover a
unidade nacional.
B. Quem os nazistas
responsabilizavam pelos problemas da Alemanha?
R: Os nazistas responsabilizavam os judeus pelo atraso econômico e
social da Alemanha.
5. Qual o
nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a
crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?
A. ( ) Plano Marshall
B. ( ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. ( ) Plano Schlieffen
D. (X) New Deal
6. Qual
das alternativas abaixo não está relacionado com o plano elaborado pelo
presidente Roosevelt para combater a crise e retomar o crescimento da economia
nos Estados Unidos?
A. ( ) Empréstimos a juros baixos para Japão,
China, Brasil e todos os países da Europa.
B. ( ) Controle de preços de produtos.
C. ( ) Controle da produção (estoques) de
produtos das empresas.
D. (X) Investimentos em infraestrutura (obras
públicas).
“A crise atingiu o mundo inteiro. O
operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão
de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos”.
7. O autor se refere à
crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
A. (X) O abalo do liberalismo econômico e a
tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
B. ( ) O aumento do número das sociedades
acionárias e da especulação financeira.
C. ( ) A expansão do sistema de crédito e do
financiamento ao consumidor.
D. ( ) A imediata valorização dos preços da
produção industrial e fim da acumulação de estoques.
E. ( ) O crescimento acelerado das atividades de
empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.
8. O New Deal norte-americano foi:
A. ( ) A nova política externa norte-americana
com relação à América Latina que foi inaugurada pelo estreitamento das relações
entre os presidentes Roosevelt (EUA) e Cárdenas (México), e pela criação da
União Pan-Americana.
B. (X) A política econômica adotada pelo
presidente Roosevelt para aumentar o nível de produção e emprego nos EUA.
C. ( ) O acordo celebrado entre os EUA e o
Reino Unido para a cessão de equipamento bélico norteamericano à Inglaterra,
antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
D. ( ) O auxílio econômico prestado pelos EUA
às nações europeias, após a Segunda Guerra Mundial.
E. ( ) O conjunto de medidas legais que visava
acabar com a segregação racial em empregos e moradias nos EUA.
9. A grave crise econômico-financeira que atingiu o
mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A
primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise
foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas
principais desse programa foi o(a):
A. (
) Encerramento dos investimentos governamentais em obras de
infraestrutura.
B. ( ) Fim do planejamento e
da intervenção do Estado na economia.
C. ( ) Imediata suspensão da
emissão monetária.
D. (X) Política de estímulo à
criação de novos empregos.
E. ( ) Redução dos incentivos
à produção agrícola.
Em março de 1933, Roosevelt assume a
presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia
mais de um quarto da população ativa...O novo presidente, discursando em sua
posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir
com rapidez”.
10. A solução encontrada
denominou-se
A. (X) New Deal, nova política governamental
destinada a revitalizar e preservar o sistema capitalista.
B. ( ) Fair Deal, política de estabilização dos
preços agrícolas com subsídios aos produtos rurais.
C. ( ) Big Stick, desenvolvido pelo presidente,
com o direito de intervenção na América Latina.
D. ( ) Política de Portas Abertas, na qual
reivindicava a liberdade de comércio para todas as nações.
E. ( ) NEP, um misto de princípios socialistas e
capitalistas, que dava ao Estado o direito de propriedade sobre os meios de
produção.
11. Complete com V (verdadeiro) e F
(falso):
A. (V) O
termo fascismo também é utilizado, genericamente, para designar tanto a
ditadura fascista na Itália como a nazista na Alemanha.
B. (F) O totalitarismo é caracterizado pela
minimização do abuso de autoridade apresentado no autoritarismo.
C. (V) No
totalitarismo a intervenção do Estado na vida das pessoas é a máxima possível.
D. (V) O uso da força também é outra
característica importante dos regimes totalitários.
E. (F) Quem não concorda com o regime
totalitário tem a possibilidade de decidir em assembleia sobre os problemas da
população.
12. Explique a imagem
acima de acordo com os seus conhecimentos
R: A imagem mostra a desigualdade social da Alemanha com a Crise
econômica de 1929. Enquanto no cartaz tem uma família feliz dentro de um
automóvel, a realidade representa filas formadas pela população em busca de
alimentação. Além disso, os norte-americanos afirmavam que todos os países
deveriam adotar o mesmo modo de vida.
Hitler foi um demagogo que surgiu nas
asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar
o momento para destilar um coquetel de ideais reacionárias. Assim numa Alemanha
envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu
grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e
militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo.
13. Sobre a definição
destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
A. ( ) Nacionalismo – Resgatar o passado de
gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade
pessoal.
B. ( ) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
C. ( ) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
D. ( ) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
B. ( ) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
C. ( ) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
D. ( ) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
E. (X) Unipartidarismo – Em cada nação deveria
haver vários partidos políticos.
14. Uma das
determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na
ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado”.
Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do
fascismo:
A. ( ) Militarismo
B. (X) Totalitarismo
C. ( ) Unipartidarismo
D. ( ) Nacionalismo
E. ( ) Segregacionismo
15. Os regimes
totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras,
apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale
os aspectos que caracterizam o nazismo:
A. ( ) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito
Mussoline.
B. (X) Ocorreu na Alemanha e adotava o
anti-semitismo.
C. ( ) Racismo e cooperativismo.
D. ( ) Militarismo e liberalismo econômico.
E. ( ) Internacionalismo e seu líder foi Adolf
Hitler.
Questão desafio
Explique a imagem acima
de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem ilustra a política de expansão territorial da Alemanha de
Hitler. A ação representada acima evidencia que o líder alemão dominava e
aniquilava as nações que estavam no seu caminho. Ao dominar outros países,
Hitler instaurava campos de concentração e empreendia a perseguição incessante
aos judeus.
me expliquem a 10 questão por favor
ResponderExcluirO objetivo do New Deal era apenas reformular o sistema capitalista, adequando à nova realidade (séria crise financeira). Os investimentos e a intervenção parcial (conhecida como keynesianismo), tinha o objetivo de gerar empregos, fazendo com que a economia voltasse a circular. Roosevelt jamais deixou de adotar o sistema capitalista no país, pois foi somente uma intervenção, onde procurava-se tão-somente solucionar os problemas financeiros.
ResponderExcluir