quarta-feira, 7 de junho de 2017

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva - 9º Ano

E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
                     Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano -  Educação Integral – Turma: 9º Ano – valor: 7,0 pontos  
Nome:_____________________________________ Nº____ Data: __/__/____   

1. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?

A. (    ) O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B. (    ) A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
C. (X) No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América. 
D. (    ) No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.

2. Qual das alternativas abaixo não está relacionada com as consequências da Crise Econômica de 1929?

A. (    ) Aumento de falências de empresas nos Estados Unidos.
B. (    ) Crescimento do desemprego nos Estados Unidos.
C. (X) Aumento do nível de emprego nos Estados Unidos.
D. (    ) Forte desvalorização das ações e queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

3. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?

A. (    ) O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B. (X) Houve uma significativa diminuição das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos. 
C. (    ) A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D. (    ) A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.

“Diante da crise, os movimentos socialistas e populares ganharam força. Do outro lado, também crescia o movimento nazista, com o discurso nacionalista, sua rejeição ao Tratado de Versalhes e sua proposta de unidade nacional.”

4. Leia o texto acima e responda as questões a seguir:
A. Quais as propostas apresentadas pelos nazistas à população?

R: As propostas eram rejeitar o Tratado de Versalhes e promover a unidade nacional.

B. Quem os nazistas responsabilizavam pelos problemas da Alemanha?

R: Os nazistas responsabilizavam os judeus pelo atraso econômico e social da Alemanha. 

5. Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?

A. (    ) Plano Marshall
B. (    ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. (    ) Plano Schlieffen
D. (X) New Deal
  
6. Qual das alternativas abaixo não está relacionado com o plano elaborado pelo presidente Roosevelt para combater a crise e retomar o crescimento da economia nos Estados Unidos?

A. (    ) Empréstimos a juros baixos para Japão, China, Brasil e todos os países da Europa.
B. (    ) Controle de preços de produtos.
C. (    ) Controle da produção (estoques) de produtos das empresas.
D. (X) Investimentos em infraestrutura (obras públicas).

“A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos”.

7. O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:

A. (X) O abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
B. (    ) O aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
C. (    ) A expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
D. (    ) A imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
E. (    ) O crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.

8. O New Deal norte-americano foi:

A. (     ) A nova política externa norte-americana com relação à América Latina que foi inaugurada pelo estreitamento das relações entre os presidentes Roosevelt (EUA) e Cárdenas (México), e pela criação da União Pan-Americana.
B. (X) A política econômica adotada pelo presidente Roosevelt para aumentar o nível de produção e emprego nos EUA.
C. (     ) O acordo celebrado entre os EUA e o Reino Unido para a cessão de equipamento bélico norteamericano à Inglaterra, antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
D. (     ) O auxílio econômico prestado pelos EUA às nações europeias, após a Segunda Guerra Mundial.
E. (     ) O conjunto de medidas legais que visava acabar com a segregação racial em empregos e moradias nos EUA.

9. A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a):

A. (     ) Encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
B. (     ) Fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C. (     ) Imediata suspensão da emissão monetária.
D. (X) Política de estímulo à criação de novos empregos.
E. (     ) Redução dos incentivos à produção agrícola.

Em março de 1933, Roosevelt assume a presidência dos EUA, no apogeu da crise econômico-social, o desemprego atingia mais de um quarto da população ativa...O novo presidente, discursando em sua posse, disse: “O país pede ação, e ação imediata (...). Precisamos agir, e agir com rapidez”.

10. A solução encontrada denominou-se 

A. (X) New Deal, nova política governamental destinada a revitalizar e preservar o sistema capitalista. 
B. (    ) Fair Deal, política de estabilização dos preços agrícolas com subsídios aos produtos rurais. 
C. (    ) Big Stick, desenvolvido pelo presidente, com o direito de intervenção na América Latina. 
D. (    ) Política de Portas Abertas, na qual reivindicava a liberdade de comércio para todas as nações. 
E. (    ) NEP, um misto de princípios socialistas e capitalistas, que dava ao Estado o direito de propriedade sobre os meios de produção. 

11. Complete com V (verdadeiro) e F (falso):

A. (V) O termo fascismo também é utilizado, genericamente, para designar tanto a ditadura fascista na Itália como a nazista na Alemanha.
B. (F) O totalitarismo é caracterizado pela minimização do abuso de autoridade apresentado no autoritarismo.
C. (V) No totalitarismo a intervenção do Estado na vida das pessoas é a máxima possível.
D. (V) O uso da força também é outra característica importante dos regimes totalitários.
E. (F) Quem não concorda com o regime totalitário tem a possibilidade de decidir em assembleia sobre os problemas da população.
Resultado de imagem para american way of life

12. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos

R: A imagem mostra a desigualdade social da Alemanha com a Crise econômica de 1929. Enquanto no cartaz tem uma família feliz dentro de um automóvel, a realidade representa filas formadas pela população em busca de alimentação. Além disso, os norte-americanos afirmavam que todos os países deveriam adotar o mesmo modo de vida. 

Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de ideais reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo. 

13. Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:

A. (     ) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
B. (     ) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
C. (     ) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
D. (     ) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
E. (X) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver vários  partidos políticos.

14. Uma das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:

A. (    ) Militarismo      
B. (X) Totalitarismo     
C. (    ) Unipartidarismo     
D. (    ) Nacionalismo      
E. (    ) Segregacionismo

15. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades. Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:

A. (    ) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito Mussoline.
B. (X) Ocorreu na Alemanha e  adotava o anti-semitismo.
C. (    ) Racismo e cooperativismo.
D. (    ) Militarismo e liberalismo econômico.
E. (    ) Internacionalismo e seu líder foi Adolf Hitler.

Resultado de imagem para charge de hitler e a tchecoslováquia


Questão desafio

Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem ilustra a política de expansão territorial da Alemanha de Hitler. A ação representada acima evidencia que o líder alemão dominava e aniquilava as nações que estavam no seu caminho. Ao dominar outros países, Hitler instaurava campos de concentração e empreendia a perseguição incessante aos judeus.

2 comentários:

  1. me expliquem a 10 questão por favor

    ResponderExcluir
  2. O objetivo do New Deal era apenas reformular o sistema capitalista, adequando à nova realidade (séria crise financeira). Os investimentos e a intervenção parcial (conhecida como keynesianismo), tinha o objetivo de gerar empregos, fazendo com que a economia voltasse a circular. Roosevelt jamais deixou de adotar o sistema capitalista no país, pois foi somente uma intervenção, onde procurava-se tão-somente solucionar os problemas financeiros.

    ResponderExcluir

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...