domingo, 7 de julho de 2019

Prova com gabarito - 3º Ano - E. E. Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor: 8 pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):_________________________ Nº ____ Turma: 3º ano: __            Turno: _____________             Nota: _____

1. Após a Segunda Guerra Mundial, a URSS estruturou um plano de cooperação política com os países do bloco oriental, criado, em 1947:
A. (    ) O Comecom
B. (    ) O Kominform
C. (    ) O Pacto de Varsóvia
D. (    ) O Plano Marshall
E. (    ) A Otan

"É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz." (Plano Marshall)

2. Esse plano:
A. (    ) Assegurava a penetração de capitais  norte-americanos no continente europeu, sobretudo em sua parte oriental.
B. (    ) Garantia, aos norte-americanos, o retorno a uma política isolacionista, voltada unicamente para os seus interesses internos.
C. (    ) Pretendia deter as ameaças soviéticas sobre os países do Oriente Médio, cuja produção de petróleo era vital para as economias ocidentais.
D. (    ) Era um instrumento decisivo na luta contra o avanço do comunismo na Europa arrasada pelo pós-guerra.
E. (    ) Representava uma tomada da tradicional política da "boa vizinhança" dos EUA em relação à América Latina.

As duas grandes marcas do século XX foram as guerras mundiais e o socialismo, ocasiões que geraram um terceiro grande fenômeno: a Guerra Fria, em que a moldura de uma ordem mundial bipolar se baseava na rivalidade entre os EUA e a União Soviética.

3. Analise as proposições seguintes sobre as grandes transformações do século XX:
I - A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, o que levou o mundo a temer o deflagrar de uma guerra nuclear iminente.
II - No Plano Marshall encontra-se a origem da Guerra Fria. Esse Plano representou a resposta americana à crise europeia, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa.
III - O zênite da Guerra Fria aconteceu no momento em que duas graves crises colocaram à prova a resolução das duas superpotências e comprovaram o perigo de uma guerra total. Trata-se da crise de Berlim, em 1961, e a crise dos mísseis em Cuba, em 1962.
IV - Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda o muro de Berlim, o socialismo definitivamente
deixou de existir e de orientar a política de diversos países.
V - Pode-se concluir que, para o quadro histórico do final do século XX e início deste século, tanto o socialismo quanto o capitalismo conseguiram consolidar diretrizes para os graves problemas socioeconômicos e políticos que afligem a humanidade.

Após a análise das proposições, assinale a alternativa verdadeira:
A. (    ) Apenas o item III é correto.
B. (    ) Os itens II e III estão errados.
C. (    ) Apenas o item V é correto.
D. (    ) Os itens II e III estão corretos.

4. Discorra sobre as principais características da Guerra Fria.

R: A guerra fria foi um período em que o mundo estava dividido em dois blocos distintos. De um lado os soviéticos, que defendiam o comunismo e, de outro, os norte-americanos, que lutavam pela implantação do capitalismo. Deve-se frisar que não houve um conflito direto envolvendo as duas nações.

5. O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
A. (    ) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
B. (    ) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
C. (    ) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
D. (    ) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.
E. (    ) Consolidar a influência capitalista na Europa Oriental.

Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

6. O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
A. (    ) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
B. (    ) Domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
C. (    ) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
D. (    ) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
E. (    ) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

Resultado de imagem para charge hiroshima

7. Explique a imagem acima relacionando-a com a Guerra Fria.

R: As bombas lançadas sobre o Japão foi uma demonstração de força dos EUA, um recado aos soviéticos sobre as intenções norte-americanas de dominar o cenário internacional. Esse evento marcou o início da guerra fria.

(...) apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência.

8. Sobre o tema, é correto afirmar:
A. (    ) Os EUA possuíam maior quantidade de países aliados, enquanto a influência da URSS era maior quanto à extensão territorial total, o que equilibrava suas forças.
B. (    ) Uma característica marcante da Guerra Fria é que, em termos objetivos, o perigo de ocorrer uma guerra mundial era mínimo, quase inexistente.
C. (    ) EUA e URSS respeitavam a orientação do Protocolo da ONU de não desenvolverem nem manterem arsenais nucleares durante a Guerra Fria.
D. (    ) Ao final da Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS firmaram um acordo, no sentido de não se atacarem mutuamente, nem aos aliados uns dos outros.
E. (    ) Durante a Guerra Fria, a propaganda foi pouco utilizada pelas duas superpotências como recurso para estabelecer limites nas ações do adversário.

Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.

9. Essa divisão europeia ficou conhecida como:
A. (     ) Cortina de Ferro
B. (     ) Muro de Berlim
C. (     ) União Europeia
D. (     ) Convenção de Ramsar.
E. (     ) Conferência de Estocolmo.

10. Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:
A. (    ) Foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.
B. (    ) Foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.
C. (    ) Foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.
D. (    ) Foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.
E (    ) Foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.

12. A Guerra do Vietnã, símbolo da resistência do povo vietnamita, submeteu as forças militares americanas a sua mais fragorosa derrota. Para os vietnamitas, a presença americana no Sudeste da Ásia apenas substituía as forças colonialistas da:
A. (    ) França
B. (    ) Inglaterra
C. (    ) Holanda
D. (    ) Bélgica
E. (    ) Alemanha

13. Sobre a Guerra da Coréia (1950-1953), é correto afirmar, EXCETO:
A. (    ) O teatro de operações estendeu-se pelo território chinês, ficando a população submetida a um clima de "fogo cruzado" entre os norte-americanos e russos.
B. (    ) O início do conflito está relacionado com a invasão da Coréia do sul por tropas da Coréia do Norte sob a influência dos russos e chineses.
C. (    ) O sul da Coréia, área de influência norte-americana, tendia para o regime democrático e a Coréia do Norte, para o regime socialista, sendo que as duas partes não conseguiram chegar a um acordo político.
D. (    ) A Coréia era uma antiga possessão japonesa que fora ocupada durante a Segunda Guerra Mundial e, após o conflito, com a vitória dos aliados, transformou-se em cenário da Guerra Fria.
E. (    ) As tropas da ONU, comandadas pelo general Mac Arthur, conseguiram rechaçar os norte-coreanos, sendo, posteriormente, fixadas as fronteiras entre os dois países na altura do paralelo 38°.

"(...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: 'Revolução? Não! Reforma.' Eu sorri, e ele continuou: 'Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro (...)'." Revista "Época", 06/2008

14. Que aspecto da Revolução Cultural Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho anterior?Assinale a alternativa que responde, corretamente, à questão.
A. (    ) A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia.
B. (    ) No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológico do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.
C. (    ) Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa.
D. (    ) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitismo e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.
E. (    ) Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.

Resultado de imagem para charge corrida espacial

15. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos obtidos em sala de aula.

R: A imagem acima representa a corrida espacial, que ocorreu no período conhecido como Guerra Fria.


O que eu penso, não muda nada além do meu pensamento, o que eu faço a partir disso, muda tudo!
Leandro Karnal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...