sexta-feira, 15 de março de 2019

Prova com gabarito - 6º Ano - Introdução aos estudos da História


1. De acordo com nossos estudos e o nosso livro didático marque CERTO (C) OU ERRADO (E).
A. (C) (E) As fontes históricas são coisas fabricadas pelo ser humano.
B. (C) (E) A História é uma ciência, pois seus estudos são todos provados por meio das fontes históricas.
C. (C) (E) O único tipo de fonte histórica é a Fonográfica.
D. (C) (E) Os testemunhos orais podem ser considerados como fontes históricas.
E. (C) (E) A História é a ciência que estuda o passado e assim compreender a cultura dos povos antigos.
2. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ano relacionado ao seu século.
A. (    ) Ano 1478 século XIV
B. (    ) Ano 258 século II
C. (    ) Ano 3698 século XXXI
D. (    ) Ano 1236 século XII
E. (    ) Ano 2015 século XXI

3. Um dos principais objetivos da História é resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é importante para a compreensão do presente. Escreva uma frase explicando o que são fontes históricas.

R: Fontes históricas são os vestígios deixados pelos seres humanos ao longo da história. São importantes no sentido de tentar compreender um acontecimento histórico específico.

4. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
A. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
B. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
C. (    ) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
D. (    ) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
E. (    ) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

O Tempo Histórico e o Tempo Cronológico
 “A divisão mais comum da história é a da Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Mas essa divisão é de toda a história do Homem? Para estabelecer um caminho didático na exposição, desenvolvimento e pensamento dos fatos históricos fez-se necessário a divisão da história em períodos com características semelhantes, porém essa divisão não atende a todas as sociedades humanas. Na visão de um mundo eurocêntrico onde a Europa é o centro político e geográfico do mundo se estabeleceu para o ocidente a divisão da história segundo os acontecimentos políticos, religiosos e econômicos da Europa como, por exemplo, a Queda do Império romano, Queda de Constantinopla ou a Revolução Francesa. Mas como dizer que tais acontecimentos foram decisivos para a história de sociedades que não estavam ligadas direta ou indiretamente com esses fatos como uma tribo norte-americana que nunca passou por um processo de industrialização, ou que não construiu um grande império. Esse pensamento acaba por gerar um conceito de sociedades desiguais e proporciona um conceito de sociedades mais avançadas que outras. Para minimizar tais conceitos devemos nos apegar as características e necessidades de cada comunidade/sociedade e não compará-las, tendo como base o conceito da história é que devemos levar em consideração o tempo e o espaço das populações, pois se o espaço ou o tempo são diferentes, consequentemente a história também o será. Com isso não podemos alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando culturas diferentes.”

5. De acordo com o texto acima e as nossas aulas responda as seguintes questões:

A. Qual a divisão mais comum da História?

R: A divisão mais comum da história é: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

B. Cite um acontecimento europeu, de acordo com o texto, serve para marcar a divisão da história?

R: Os acontecimentos históricos citado foram: Queda do Império romano, Queda de Constantinopla e a Revolução Francesa.

c) De acordo com o texto e nossos estudos, devemos comparar duas sociedades diferentes? Justifique sua resposta com ao menos UM argumento.

R: Segundo o texto, não podemos alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando culturas diferentes.

A evolução do ser humano
Ao analisar fósseis de humanos antigos percebemos que nós evoluímos desde nosso surgimento. Esta evolução nos traz alguns indícios de que existiram outras raças humanas. Estas antigas raças humanas, como surgiram? Para essa pergunta temos basicamente 2 respostas: a primeira apresenta uma visão religiosa com a participação do divino e tem como fonte histórica principal a Bíblia (para os cristãos ou Torá para os Judeus), para essa teoria damos o nome de criacionista, onde Deus é o criador de tudo e de todos. Porém essa teoria não explica as diversidades encontradas entre os primeiros hominídeos. Tentando sanar essa lacuna na História do surgimento do ser humano começou a se pensar na teoria de uma evolução desse hominídeo, onde para continuar sua vida teve de se adaptar as novas características climáticas, geográficas, enquanto outras espécies foram extintas. Essa teoria traz grandes dúvidas sobre a evolução do homem tendo vindo do macaco, mas a nossa certeza hoje é de que essa evolução não é verídica, o que pode ter ocorrido é que um grupo de primatas com algumas características semelhantes à de nossos ancestrais possa a ter vindo originar os primeiros hominídeos. A seleção natural desenvolvida (mas não criada) por Charles Darwin no século XIX possibilitou de concreto para nós é de que hoje sobre a terra não existem raças humanas, o que nos diferencia uns dos outros é a nossa etnia.

6. A partir do texto acima e de nossos estudos sobre o tema, responda os seguintes itens:

a) O que são fosseis?

Os Fósseis são vestígios de organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar dos anos por meio de processos naturais.

b) Qual o livro que traz a teoria Criacionista?

R: O livro que descreve a teoria criacionista é a bíblia.

c) Quem desenvolveu a teoria Evolucionista?

R: O cientista responsável pela elaboração da teoria evolucionista foi Charles Darwin.

7. De acordo com nossos estudos marque a alternativa que corresponda ao conceito da Ciência História:
A. (    ) Estuda as ações do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
B. (    ) Estuda as ações do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
C. (    ) Está relacionado a tudo o que o ser humano modifica
D. (    ) è toda tecnologia que o ser humano produz
E. (    ) Estuda as ações do Homem no tempo e no espaço

Os idosos
“Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história”.

8. Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
A. (    ) Oral
B. (    ) Textual
C. (    ) Visual
D. (    ) Mídia interativa

Leia a frase:
"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"

9. De acordo com a frase acima qual a importância da história para as nossas vidas?

R: A história é importante para que possamos nos conhecer como seres humanos, que ocupam seu lugar no tempo e no espaço. Em outras palavras, a história é essencial para compreender o mundo em que vivemos.

10. Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
A. Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século XX
B. Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século XV 
C. Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século V
D. As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século XXI
E. A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século XX
F. A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século XIX


QUESTÃO DESAFIO:


Disponível em: http://www.wordinfo.info. Acesso em: 27 abr. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)

Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: Para cada novo instrumento de trabalho que o homem conquista, ele adota uma postura diferente. Assim, quando se chega ao impacto tecnológico causado pelo computador, percebe-se que o homem aproxima-se fisicamente de seus ancestrais, deixando explicita a dependência à tecnologia.

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