sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Prova com gabarito - E. E. Venceslau José da Silva. Turma 7º Ano

E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000- CARATINGA-MG- TEL (33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano - Turma: 7º Ano 
Nome: _________________________________Nº______ Data: __/__/____ Nota ___ 


1. Leia atentamente e responda as questões a seguir.

“Na ilha de Espanhola, que foi a primeira, como dissemos, onde entraram os cristãos e começaram os estragos e perdições destas gentes e que primeiro destruíram e despovoaram, começando os cristãos a tomar as mulheres e filhos dos índios para servir-se e para usar mal deles, e comer suas comidas que vinham de seus suores e trabalhos, não contentando-se com o que os índios lhes davam de seu agrado (…) e o que basta para três casas de dez pessoas (30 índios) para um mês, come um cristão e destrói em um dia, e outras muitas forças e violências e vexações que lhes faziam, começaram a entender os índios que aqueles homens não deveriam ter vindo do céu.”

a) Quem eram os cristãos citados no texto?

R: Os cristãos citados no texto eram os padres jesuítas.

b) Quais seriam os objetivos desses cristãos?

R: Os objetivos desses padres jesuítas eram legitimar a colonização e dominar os indígenas. Com isso, houve a catequização dos nativos em larga escala.

c) De acordo com o que você aprendeu, comente a seguinte afirmação do texto: “começaram a entender os índios que aqueles homens não deveriam ter vindo do céu.”

R: O primeiro contato entre indígena e europeus foi amistoso, pois os nativos pensaram que os espanhóis eram deuses. Contudo, com o desenvolvimento da colonização, os ameríndios perceberam que a finalidade dos europeus era explorar e retirar as riquezas encontradas na América.

 “Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”

2. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
A. (X) No trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. (    ) No emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. (    ) No trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. (    ) Em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. (    ) Em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.

3. Em relação ao trabalho na América espanhola, explique:

A. Encomienda

R: Sistema de colonização onde TODOS os índios eram sumariamente explorados. Além disso, eram convertidos à fé católica.

B. Mita

R: Forma de colonização em que acontecia um sorteio no interior da comunidade para levar o nativo ao trabalho forçado, extração de metais preciosos.

4. Os astecas e o incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido
A. (    ) Ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
B. (    ) A eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
C. (    ) À existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
D. (X) À existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
E. (    ) Aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.

5. No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
A. (    ) Desestimulou a economia da Metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
B. (    ) Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
C. (    ) Eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
D. (X) Dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
E. (    ) Impôs o domínio político e econômico dos "criollos".

6. Sobre a estrutura social e econômica da America Colonial espanhola, podemos afirmar que:
A. (X) Os “Criollos” formavam uma aristocracia econômica local, sendo donos de propriedades rurais e de minas.
B. (    ) Os “Chapetones” eram mestiços que monopolizavam as funções administrativas e religiosas nos vice-reinados.
C. (    ) Os indígenas estavam protegidos por uma rigorosa legislação real, que proibia que trabalhassem para os peninsulares.
D. (    ) O trabalho através da mita incidia sobre as populações negras escravas das grandes fazendas de gado.

7. O mais importante órgão metropolitano da administração colonial espanhola era a(o):

A. (    ) Capitania Geral
B. ( 
) Conselho de Índias
C. (    ) Conselho Ultramarino
D. (    ) Casa das Índias
E. (    ) Intendencia

Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.

8. Considerando o seu conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:
A. (    ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. (    ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. (    ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. ( 
X ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. (    ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a escravidão de africanos nas minas e plantações.

9. Relacione a 2 coluna de acordo com a 1:

A. Casa de Contratação         B. Conselho das Índias
C. Vice-reis                             D. Capitanias Gerais
E. Audiências                          F. Cabildo 

) Responsável pela nomeação de autoridades, resolvia disputas e mantinha o contato entre a Coroa e a colônia.
) Nobres espanhóis com grandes poderes administrativos
) O papel do vice-rei era exercido pelos capitães- gerais.
( ) Supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a metrópole e as colônias americanas.
) Tipo Câmara de Vereadores ou Governo Municipal
) Espécie de tribunais que, além da justiça, realizavam funções administrativas e vigiavam os funcionários da colônia.

10. Que tipo de colonização predominou na América?

R: O modelo de colonização adotado pelos espanhóis e portugueses foi a exploração, ou seja, o objetivo deles era retirar as riquezas encontradas no continente americano.

POLÍTICA COLONIAL
Nas colônias o poder dos adelantados foi eliminado com a formação dos Vice-Reinos e posteriormente dos Capitães gerais. O território colonial foi dividido em quatro Vice-Reinos -- Nova Espanha, Peru, Rio da Prata, e Nova Granada -- e posteriormente foi redividido, surgindo as Capitanias Gerais, áreas consideradas estratégicas ou não colonizadas. Os Vice-Reis eram nomeados pelo Conselho das Índias e possuíam amplos poderes, apesar de estarem sujeitos à fiscalização das Audiências.

11. As Audiências eram tribunais superiores que
A. ( X ) Exerciam funções de justiça.
B. (    ) Exerciam funções militares.
C. (    ) Exerciam funções fazendárias.
D. (    ) Regulamentavam o trabalho.

12. A administração colonial na América Espanhola estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão representante da política administrativa colonizadora da Coroa Espanhola era a(o):
A. (    ) Casa de Contratação.
B. ( X ) "Audiência".
C. (    ) Consulado.
D. (    ) "Pueblo".
E. (    ) Conselho Real e Supremo das Índias.

Resultado de imagem para charge sobre a catequização dos indios
Adicionar legenda

13. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A charge mostra que os indígenas foram explorados através do escambo (troca de objetos pelo intenso trabalho dos nativos) pelos europeus. Depois disso, eles perderam suas terras e milhares foram assassinados.

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