terça-feira, 26 de setembro de 2017

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - 6º Ano.

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                  Disciplina: História-Valor:08 pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):____________________ Nº ____ Turma: 6º ano: __  Turno: Vespertino Nota: __

1. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A. (    ) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
B. (    ) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
C. (    ) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D. ( ) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.

2. Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A. ( X ) Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
B. (    ) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
C. (    ) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D. (    ) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.

3. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A. (    ) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B. (    ) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C. ( X ) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D. (    ) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.

4. Uma das principais cidade-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A. (    ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B. ( X ) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C. (    ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
D. (    ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.

5. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense.
A. (    ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B. (    ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
C. ( X ) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D. (    ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

6. Os gregos da antiguidade acreditavam em vários deuses. Sobre os deuses gregos podemos destacar que
A. (    ) Eles tinham a forma de animais.
B. ( 
X ) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
C. (    ) Os deuses gregos não tinham sentimentos e somente castigavam seu povo. 
D. (    ) Os deuses gregos não exerciam influência sobre a vida dos seres humanos.

7. Na Grécia Antiga tinham costumes e crenças que fascinam muita gente até os dias atuais, onde podemos destacar
A. ( ) A Mitologia, as Olimpíadas e os Heróis.
B. (    ) O Cristianismo, o Paganismo e a Mitologia.
C. (    ) As Guerras, o Modernismo e o Teatro.
D. (    ) Os Heróis, o Budismo e o Ateísmo.

8. A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que
A. ( X ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
B. (    ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. (    ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. (    ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

9. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A. (    ) Os gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas.
B. ( X ) Algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas.
C. (    ) As cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macedônia.
D. (    ) Todas as cidades gregas na formação da Magna Grécia.
E. (    ) Os macedônios quando invadiram a Pérsia.

10. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é correto afirmar que
A. (    ) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.
B. ( X ) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
C. (    ) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
D. (    ) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu o seguinte sobre os gregos: … antes da Guerra de Tróia, o [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. (…) O que fica bem comprovado [nos livros] de Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. (…) Não utilizou, também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos (…) sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos (…) nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Troia. (…) Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida. Tucídides. A guerra do Peloponeso.

11. Responda com base no texto.

A. Que característica política dos gregos da Antiguidade é apresentada por Tucídides?

R: Tucídides faz referência à falta de unidade política grega antes da Guerra de Tróia. 

B.  Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?

R: Os gregos possuíam a mesma origem étnica e tinham a mesma cultura (crenças religiosas, língua). 

12. A Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A. (    ) Os gregos, liderados pelos atenienses, contra os persas.
B. ( X ) Algumas cidades gregas, lideradas por Esparta, contra Atenas.
C. (    ) As cidades gregas, lideradas por Tebas, contra a Macedônia. d) Todas as cidades gregas na formação da Magna Grécia.
E. (    ) Os macedônios quando invadiram a Pérsia.

13. As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:
A. (    ) Guerras Médicas
B. (    ) Guerras Púnicas
C. ( 
) Guerra do Peloponeso
D. (    ) Invasão macedônica
E. (    ) Guerras Gaulesas

14. Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:
A. (    ) Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.
B. ( ) A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.
C. (    ) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.
D. (    ) Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.

15. Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
A. Oligarquia
B. Democracia
C. Tirania
D. Monarquia

) governo de um único homem
( ) governo exercido por um rei  
) governo no qual os cidadãos têm participação política
) governo de poucos

Resultado de imagem para CHARGE SOBRE SÓCRATES

16. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: O filósofo Sócrates buscava promover o conhecimento através das perguntas, ou seja, ao realizar questionamentos, ele procurava levar as pessoas à produção de saber. Além disso, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada sei”, significa exatamente a busca incessante pelo conhecimento, através das perguntas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...