quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A Grécia Antiga

            A Grécia antiga localizava-se em sua maior parte no sudeste da Europa e abrangia três importantes regiões: a Grécia Continental, a Grécia Insular e a Grécia Asiática. Por volta de 2.200 a.c., os cretenses produziam cereais, criavam gado e também aproveitavam os recursos que o mar oferecia. Além disso, tinham um artesanato variado e um comércio intenso com as ilhas do Mar Egeu, com a Grécia Continental e também com o Egito.
            A sociedade cretense organizava-se em torno de palácios governados por reis que abasteciam seus celeiros com os impostos que cobravam da população. Entre os palácios cretenses, o mais rico e conhecido era o de Cnossos. Os cretenses tinham um sistema de escrita, a Linear A, que ainda não foi decifrada; por meio dela soube-se, no entanto, que eles não eram gregos. Por volta de 1450 a. c., Creta foi abalada por uma catástrofe natural, provavelmente um terremoto, ou pela invasão de povos vindos da Europa ou da Ásia ocidental.
Resultado de imagem para mapa da grécia antiga
Mapa referente à Grécia Antiga.
            Esses povos ocuparam, inicialmente, a Península do Peloponeso, no sul da Grécia, onde fundaram várias cidades, entre as quais Micenas; daí o nome dado a sua civilização. Por meio da navegação, os micênicos entraram em contato com os cretenses, de quem assimilaram conhecimentos que, depois, usaram para dominá-los e assumir a liderança comercial nos mares da região. Por meio do comércio marítimo, bem como das expedições de pilhagem, os micênicos espalharam a cultura grega pelo Mar Mediterrâneo.
            O principal centro de poder e riqueza nessa sociedade também era o palácio. Só que estes eram murados e construídos no alto de colinas. O principal deles era o palácio de Micenas, onde foram encontradas tabuinhas com a escrita conhecida como Linear B. ao decifrá-la, em 1953, os estudiosos descobriram que era um ramo do grego antigo.
            Em 1200 a.c., não se sabem por que, os palácios foram destruídos e teve início um período de muita instabilidade que se estendeu até 900 a. c. As principais informações escritas sobre esse período são dois longos poemas: a Ilíada e a Odisséia , atribuídos ao poeta Homero. Hoje, sabemos que esses poemas vinham sendo cantados por várias gerações de poetas chamados de aedos. A Ilíada narra a Guerra de Tróia; já a Odisséia  narra as aventuras do herói Ulisses em sua viagem de volta à ítaca, ilha situada na Grécia (Ulisses, em grego, é Odisseu).
Resultado de imagem para cavalo de troia
Cavalo de Troia.
            Cada chefe comandava seu oikos (casa), que era composto de seus familiares, seus dependentes, além de seus bens materiais, como terras e animais. Seus membros produziam geralmente apenas para subsistência e acreditavam ser descendentes de um mesmo ancestral, fosse ele um homem ou um deus.
            Com o passar do tempo, o chefe do oikos mais poderoso tornou-se rei e governava os diversos grupos familiares. Sempre que o rei ia tomar uma decisão importante, consultava uma assembleia de guerreiros saídos desses grupos. A existência dessa assembleia formada por guerreiros com igual poder de decisão deu origem à cidade-estado ou pólis, como a chamavam os gregos.
            A cidade-Estado grega se desenvolveu às margens do Mar Mediterrâneo e em ambiente de grandes mudanças, como a difusão do uso do ferro; a arquitetura em pedra; as construções monumentais; o uso da escrita alfabética e do cavalo de guerra; a pintura e a fabricação de artigos de bronze.
            Na Grécia, a partir do século XIII a. c., o uso do ferro na fabricação de pás, enxadas e demais instrumentos agrícolas levou a um aumento na produção de alimentos. A população passou a crescer e, consequentemente, começaram os conflitos por terra. Como a divisão das terras era feita com base no grau de parentesco ou no prestígio, uns ficaram com muitas; outros, com poucas; e muitos, sem terra.
            A seguir, vamos analisar as características de duas importantes cidades-Estado gregas: Atenas e Esparta.

Resultado de imagem para a cidade de atenas antiga
Representação da cidade-estado de Atenas.
            Atenas foi fundada pelos Jônios por volta do século X a. c., numa colina, a poucos quilômetros do mar. Como a região possui bons portos naturais, os atenienses desde cedo voltaram-se para a pesca, a navegação e o comércio marítimo.
            Inicialmente, Atenas tinha um rei, mas o poder de fato estava nas mãos da aristocracia ateniense: os eupátridas, que em grego quer dizer “bem-nascidos”. Somente eles podiam ocupar cargos públicos. Insatisfeitos com essa situação, os artesãos, comerciantes e soldados passaram a exigir participação na vida política da cidade; já os camponeses queriam o fim da escravidão por dívidas. Para contornar a situação, em 594 a. c., o legislador Sólon efetuou uma reforma que:
1.    Suprimiu a escravidão por dívidas entre os cidadãos atenienses;
2.    Dividiu os cidadãos em quatro categorias, de acordo com o grau de riqueza agrícola. Dessa forma, os “bem-nascidos” passavam agora a ser reservados aos mais ricos.
Resultado de imagem para Sólon
Sólon
O critério de riqueza substituiu o de nascimento. No entanto, apesar da reforma de Sólon, a terra continuou nas mãos de poucos e a participação política manteve-se reduzida. Com isso, os conflitos sociais continuaram violentos.
A partir de 508 a. c., o político Clístenes promoveu uma série de reformas populares que asseguravam a soberania do povo no governo da cidade; nascia a democracia ateniense. A palavra democracia é a junção de DEMOS (povo) e KRATOS (poder), isto é, poder do povo. Os principais órgãos da democracia ateniense eram:
· Assembleia do Povo (Eclésia), que votava as leis, escolhia os magistrados, decidia em que gastar o dinheiro público. Dela fazia parte todos os cidadãos de Atenas, isto é, todos os homens com mais de 18 anos e filhos de pais atenienses.
· Conselho dos Quinhentos (Bulé), formado por quinhentos cidadãos escolhidos por sorteio anualmente. Com isso, tanto os ricos quanto os pobres tinham a mesma chance de ser eleitos. A função do Conselho era preparar os projetos para serem votados pela Assembleia do povo. Assim, tosos os cidadãos – não importando a profissão nem a situação financeira – podiam participar diretamente do governo; daí se dizer que a democracia ateniense era direta e aberta a todos os cidadãos.

Não se pode esquecer, no entanto, que a democracia ateniense não era para todos. Os escravizados, as mulheres e os estrangeiros (chamados em Atenas de Metecos) não eram considerados cidadãos e, portanto, não tinham o direito de participar da política.
Esparta era muito diferente de Atenas, a começar pela localização. Estava situada na península do Peloponeso, entre altas montanhas, e não tinha saída para o mar. A cidade foi fundada pelos dórios, que, depois de conquistar os povos vizinhos, os submeteram ao seu domínio. Desde o começo de sua história, Esparta mais parecia um acampamento militar. Na infância, os espartanos eram preparados para a vida militar. Segundo o historiador Heródoto, o lema dos espartanos “não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer”.
Por volta do século VIII a.c., a sociedade espartana estava dividida em três grupos sociais.
·      Os espartanos eram donos das melhores e maiores terras e os únicos que podiam ocupar cargos políticos e militares.
·      Os periecos eram homens livres sem direitos políticos e dedicavam-se ao artesanato, ao comércio ou ao cultivo de uma pequena propriedade.
·      Os hilotas eram descendentes dos messênicos, povo derrotado pelos espartanos. Os hilotas eram de propriedade do Estado e podiam ser entregues aos cidadãos espartanos para trabalharem.
O governo espartano era bem diferente do ateniense, e seus principais órgãos eram:
·      Ápela: assembleia da qual participavam os cidadãos (isto é, espartanos com 30 anos ou mais). Votavam sem discutir as propostas da Gerúsia.
·      Gerúsia: conselho formado por 30 cidadãos, com mais de 60 anos, do qual faziam parte dois reis. Os gerontes propunham leis, decidiam se a cidade devia ou não participar de uma guerra, julgavam crimes.
·      Eforato: órgão formado por cinco membros, eleitos por um ano. Os éforos punham em prática as decisões da Gerúsia.
Resultado de imagem para Esparta antiga
A cidade-estado de Esparta (sociedade militarizada) 

Por essas características, o governo de Esparta pode ser definido como uma Oligarquia, palavra de origem grega que quer dizer “governo de poucos”, ou governo exercido por uma minoria.


Acompanhe o nosso trabalho pelo YouTube

Sem Censura:


https://www.youtube.com/watch?v=JpczxLlVwFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...