quinta-feira, 8 de junho de 2017

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 3º ANO

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07 pts. Data: __/__/ 2017
 Aluno(a):___________________________ Nº ____ Turma: 3º ano: __     Nota: _____

1.  Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:
A. (     ) Os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação ditadura do proletariado.
B. (     ) Os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados, pelos mencheviques, nas jornadas de outubro.
C. (X) Foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.
D. (     ) Foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.
E. (     ) O Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

Resultado de imagem para o domingo sangrento

2. Descreva a imagem acima associando-a a um dos episódios ocorridos antes da Revolução Russa.

R: O episódio conhecido como Domingo Sangrento foi o massacre empreendido à população russa, que foi até o palácio de Inverno pedir comida ao Czar.

3. A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.
A. (    ) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
B. (    ) Lênin, prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.
C. (    ) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).
D. (X) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
E. (    ) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

4. Escreva sobre a situação dos EUA após a Primeira Guerra Mundial.

R: A situação dos EUA após a Primeira Guerra Mundial era de prosperidade, uma vez que a sua participação no conflito foi de emprestar dinheiro e vender mantimentos ao países europeus.

5. Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:
A. (     ) A grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
B. (     ) A industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
C. (X) Apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
D. (    ) O proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
E. (    ) Após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

6. A respeito da Revolução Socialista na Rússia e da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é correto afirmar:
A. (     ) A Revolução socialista que derrubou o Governo de Kerensky, o qual estabelecera uma república liberal-burguesa, exilou a Família Imperial Romanov em Paris.
B. (     ) A Revolução Socialista chegou ao poder com a liderança de Lênin e Leon Trotsky e se empenhou em manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial, fiel ao tratado da Tríplice Entente.
C. (     ) Exceto a Comuna de Paris (1871), a Revolução Socialista na Rússia significou a instauração do primeiro governo inspirado na ideologia de Karl Marx - Frederico Engels.
D. (X) Após a morte de Lênin, Stálin triunfou na luta pelo poder com Trotsky e defendeu sempre a idéia da "Revolução Permanente", de que deveria o modelo ser levado ao restante da Europa e ao mundo.
E. (     ) A URSS terminou, como organização política, em 1945, quando terminou também a Segunda Guerra Mundial.

7. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?
A. (     ) Trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.
B. (X) Trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.
C. (     ) Agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.
D. (     ) Boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

8. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:
A. (    ) Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.
B. (    ) Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.
C. (    ) Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.
D. (X) Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.


9. Qual o nome do plano econômico criado pelo presidente Roosevelt para acabar com a crise e retomar o crescimento econômico nos EUA?
A. (    ) Plano Marshall
B. (    ) PAC (Plano de Aceleração do Crescimento)
C. (    ) Plano Schlieffen
D. (X) New Deal
  
10. Qual das alternativas abaixo não está relacionado com o plano elaborado pelo presidente Roosevelt para combater a crise e retomar o crescimento da economia nos Estados Unidos?
A. (X) Empréstimos a juros baixos para Japão, China, Brasil e todos os países da Europa.
B. (     ) Controle de preços de produtos.
C. (     ) Controle da produção (estoques) de produtos das empresas.
D. (     ) Investimentos em infraestrutura (obras públicas).

Resultado de imagem para a crise de 1929

11. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A imagem ilustra a intensa desigualdade na sociedade norte-americana. O cartaz mostra uma família feliz dentro de um automóvel, contudo, a realidade é representada pela fila de pessoas em busca de sopa. Além disso, os EUA acreditavam que todos os países da América deveriam adotar o mesmo estilo de vida.

12. Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
A. (    ) O protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
B. (    ) A saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
C. (X) A superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
D. (    ) A adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
E. (    ) A excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.

13. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?
A. (    ) O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B. (X) Houve uma significativa diminução das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos. 
C. (    ) A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D - A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia. 

3 comentários:

  1. gostaria de saber pois estou em duvida sobre a questão 10 pois tem varias respostas, poderiam me explicar por favor investimento em obras públicas também um foi plano para combater

    ResponderExcluir
  2. são varias resposta da questão 10 poderiam me explicar por favor qual seria a verdadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia.
      O enunciado pediu para marcar a resposta incorreta, portanto, as três opções estão corretas sobre o New Deal.

      Excluir

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...