terça-feira, 29 de agosto de 2017

Prova com gabarito - 2º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha.

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno (a):_________________________ Nº __ Turma: 2º ano: __ Turno: __ Nota: _____

1. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
A. (    ) Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
B. (    ) Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
C. (X) Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
D. (    ) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

2. Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
A. (X) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
B. (     ) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
C. (     ) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e caminhões).
D. (     ) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).

3. Relacione o cercamento dos campos com a Revolução Industrial.

R: O cercamento dos campos realizou o confisco das terras dos camponeses para a criação de ovelhas. Deve-se frisar que, com isso, a lã era utilizada na indústria têxtil.

4. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi fundamental para a Revolução Industrial?
A. (    ) Telefone
B. (    ) Telégrafo
C. (    ) Calculadora manual
D. (X) Máquina a vapor

5. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
A. (     ) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
B. (X) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
C. (     ) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
D. (     ) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.

6. Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das alternativas abaixo explica melhor este movimento?
A. (     ) Os ludistas buscavam negociar melhores condições de trabalho com os donos das indústrias.
B. (    ) Os ludistas protestavam através de passeatas e outras manifestações pacíficas contra as condições de trabalho dos operários.
C. (    ) Os ludistas buscavam, através das eleições, eleger representantes do movimento para lutar pelas causas trabalhistas.
D. (X) Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos operários.

Resultado de imagem para charge sobre a revolução industrial


7. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa a substituição dos homens pelas máquinas e, sobretudo, o desenvolvimento da industrialização ao longo do tempo.

8. Sobre a Revolução Industrial, marque V ou F:
A. (F) resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
B. (F) iniciou-se simultaneamente em diversos países.
C. (F) foi um processo histórico que consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
D. (F) todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
E. (V) provocou o surgimento de uma nova classe social, o proletariado.
F. (V) possibilitou o aumento da produção por um custo relativamente baixo e, consequentemente, a redução no preço das mercadorias.
G. (F) não alterou a estrutura da sociedade nem as relações de trabalho.

9. Complete com V (verdadeiro) e F (falso).
A. (F) No século XVI, houve um grande crescimento das manufaturas de lã na Inglaterra.
B. (V) Para o aumento da lã, seria necessário o aumento da criação de ovelhas.
C. (V) Desde o início os cercamentos foram controlados pelo Estado.
D. (F) As propriedades eram cercadas, e os proprietários pegavam terras dos camponeses.

“(…) mas, acima de tudo na prática, sempre que possível, de se pagar tão pouco ao operário que ele tivesse que trabalhar incansavelmente durante toda a semana para obter uma renda mínima. Nas fábricas onde a disciplina do operariado era mais urgente, descobriu-se que era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres e crianças (…).

10. Leia o texto acima e responda as questões a seguir.

A. Retire do texto um trecho que caracterize a exploração do trabalho infantil.

R: ... descobriu-se que era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres e crianças (…).

B. Segundo o texto, qual o objetivo dos patrões em contratar crianças para o trabalho nas fábricas?

R: O objetivo era diminuir o custo da mão de obra e, consequentemente, obter mais lucros no final do processo de procução.

...Se queres saber onde vivem, procura uma rua que é quase exclusivamente ocupada por esta classe: entrai numa dessas cloacas (buraco de esgoto) que está abaixo do nível do chão. É preciso ter descido nestes abrigos onde o ar é úmido e gelado; é preciso ter sentido os pés escorregarem no chão imundo e ter tido medo de cair nesse lamaçal para se possuir uma ideia real do que se experimenta ao entrar na casa desses miseráveis operários.”

11. Leia o texto acima e responda às questões a seguir:
A. Qual o assunto principal do texto?

R: O texto aborda algumas características da forma de vida da classe trabalhadora no contexto da Revolução Industrial.

b) O texto fala a respeito de uma classe social surgida com o advento da Revolução Industrial. Que classe é essa?

R: O texto cita a classe social conhecida como proletariado.

c) Pelo texto, como eram as condições de vida num bairro operário?

R: Era marcada pela completa ausência de condições dignas de vida.

12. A primeira forma de protesto dos operários se caracterizou pela destruição de máquinas na Inglaterra. Essa forma de luta ficou conhecida como:
A. (X) Ludismo.
B. (   ) Cartismo.
C. (   ) Socialismo.
D. (   ) Sindicalismo.
E. (   ) Socialismo utópico.

13. Na Inglaterra, o movimento cartista reivindicava, EXCETO:
A. (X) Voto universal para a classe burguesa;
B. (   ) Igualdade dos direitos eleitorais;
C. (   ) Voto secreto e parlamentos anuais;
D. (   ) Parlamentares sem remuneração.
E. (   ) Melhores condições de vida e trabalho.

Resultado de imagem para charge sobre a revolução industrial exploração do trabalhador

14. Associe a imagem acima ao tema relacionado à Revolução Industrial.

R: Associar a condição de vida dos trabalhadores aos escravos. As péssimas condições em que se encontravam era verificada na falta de uma legislação que protegesse a classe trabalhadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...