E.
E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA
FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP:
35319-000- CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino
Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral –
Turma: 6º Ano Nome:
____________________________________Nº______ Data:
__/__/____
1.
Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A.
( ) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no
sistema de trocas.
B.
( ) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações
comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
C.
( ) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga,
pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo
território grego.
D.
(X)
O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas
da Grécia Antiga.
2.
Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A.
(X)
Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na
existência de apenas um deus.
B.
( ) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na
existência de vários deuses.
C.
( ) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de
Delfos.
D.
( ) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos
deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.
3.
Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da
cultura na Grécia Antiga?
A.
( ) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande
valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B.
( ) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da
Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e
mesopotâmicos.
C.
(X)
O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia
Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e
dramas.
D.
( ) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que
exclusivamente às danças e festas musicais.
4.
Observe a imagem:
Ela
retrata
A.
(X) A entrada dos gregos na
cidade de Tróia, o que o fizeram vencer a guerra.
B.
( ) A vitória dos 300 de Esparta sobre os persas.
C.
( ) A derrota dos deuses gregos.
D.
( ) A vitória dos troianos contra os espartanos.
5.
Uma das principais cidade-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual
das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A.
( ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no
desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B.
(X)
Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e
com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C.
( ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu
em nenhuma guerra em toda sua História.
D.
( ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo
e na indústria suas principais atividades econômicas.
6.
Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual
das alternativas abaixo aponta características importantes da
sociedade ateniense.
A.
( ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B.
( ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia,
inclusive escravos, mulheres e crianças.
C.
(X)
Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações
artísticas e a Filosofia.
D.
( ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não
havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
7.
Os gregos da antiguidade acreditavam em vários deuses. Sobre os
deuses gregos podemos destacar que
A.
( ) Eles tinham a forma de animais.
B. (X) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
C. ( ) Os deuses gregos não tinham sentimentos e somente castigavam seu povo.
B. (X) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
C. ( ) Os deuses gregos não tinham sentimentos e somente castigavam seu povo.
D.
( ) Os deuses gregos não exerciam influência sobre a vida dos
seres humanos.
8.
Na Grécia Antiga tinham costumes e crenças que fascinam muita gente
até os dias atuais, onde podemos destacar
A.
(X) A Mitologia, as Olimpíadas e
os Heróis.
B.
( ) O Cristianismo, o Paganismo e a Mitologia.
C.
( ) As Guerras, o Modernismo e o Teatro.
D.
( ) Os Heróis, o Budismo e o Ateísmo.
9.
A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era
distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana,
conclui-se que
A.
( X) Os atenienses valorizavam a
formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o
militarismo.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
B. ( ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
10.
Uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga foi Esparta.
Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A.
( ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no
desenvolvimento intelectual e artístico dos seus cidadãos.
B.
(X) Fundada pelos Dórios,
Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade
estamental (pouca mobilidade social).
C.
( ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu
em nenhuma guerra em toda sua História.
D.
( ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo
e na indústria suas principais atividades econômicas
11.
Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual
das alternativas abaixo aponta características importantes da
sociedade ateniense?
A.
( ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B.
( ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia,
inclusive escravos, mulheres e crianças.
C.
(X) Os atenienses valorizavam
muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D.
( ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não
havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
12.
Observe a imagem e leia o trecho a seguir:
"Os
deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada
mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais
belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma
humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até
os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto,
uma imagem engrandecida, mas não depurada, da humanidade."
Fonte:
A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 197.
De
acordo com o texto,
A.
( ) Os gregos adoravam mais os seres humanos que os seus próprios
deuses.
B.
( ) Os deuses gregos eram espécies de seres humanos divinizados e
engrandecidos.
C.
(X) A diferença entre os humanos
e os deuses gregos é que estes não possuíam defeitos.
D.
( ) Os deuses gregos assemelhavam-se aos deuses egípcios, exceto
pelas qualidades.
13.
No quadro, estão listados alguns grupos da sociedade ateniense.
Cidadãos
– metecos - escravos
Os
itens a seguir se referem a quais grupos?
A.
Estrangeiros que viviam em Atenas. Trabalhavam no comércio, no
artesanato e emprestavam dinheiro a juros. Alguns eram donos de
grandes fortunas e outros trabalhavam em troca de salário. (Metecos)
B.
Prisioneiros de guerra ou filhos de escravos. Trabalhavam nos campos,
nas minas e na produção artesanal. A maior parte deles vivia nas
cidades. ( Escravos)
C.
Camada social constituída de homens adultos e livres, filhos de mãe
e pai atenienses. Teoricamente, tanto os ricos como os pobres desse
grupo social podiam participar das atividades políticas em Atenas.
(Cidadãos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário