ESCOLA
ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:08
pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):____________________ Nº ____ Turma: 6º
ano: __ Turno: Vespertino Nota: __
1. Sobre a economia da Grécia Antiga é
verdadeiro afirmar que:
A. (
) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema
de trocas.
B. (
) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram
restritas às cidades-estado gregas.
C. (
) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o
escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D. ( X ) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da
Grécia Antiga.
2. Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A. ( X ) Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência
de apenas um deus.
B. (
) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência
de vários deuses.
C. (
) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D. (
) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os
gregos criaram os Jogos Olímpicos.
3. Qual das alternativas abaixo aponta uma
importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A. (
) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor
artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B. (
) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia
Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C. ( X ) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga.
Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D. (
) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às
danças e festas musicais.
4. Uma das principais cidade-estado da Grécia Antiga foi Esparta.
Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A. ( ) Esparta foi uma cidade-estado que se
dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B. ( X ) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com
uma sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C. ( ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que
não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
D. (
) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na
indústria suas principais atividades econômicas.
5. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade.
Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade
ateniense.
A. (
) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B. (
) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive
escravos, mulheres e crianças.
C. ( X ) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações
artísticas e a Filosofia.
D. (
) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes
sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.
6. Os
gregos da antiguidade acreditavam em vários deuses. Sobre os deuses gregos
podemos destacar que
A.
( ) Eles tinham a forma de animais.
B. ( X ) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
B. ( X ) Os deuses gregos tinham características humanas e sentiam raiva, ciúmes e outras emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade.
C. ( ) Os deuses gregos não tinham
sentimentos e somente castigavam seu povo.
D.
( ) Os deuses gregos não exerciam
influência sobre a vida dos seres humanos.
7. Na
Grécia Antiga tinham costumes e crenças que fascinam muita gente até os dias
atuais, onde podemos destacar
A.
( X ) A Mitologia, as Olimpíadas e os
Heróis.
B.
( ) O Cristianismo, o Paganismo e a
Mitologia.
C.
( ) As Guerras, o Modernismo e o Teatro.
D.
( ) Os Heróis, o Budismo e o Ateísmo.
8. A
educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era
distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se
que
A.
( X ) Os atenienses valorizavam a
formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
B. ( ) As relações democráticas em
Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
C. ( ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. ( ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.
9. A
Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A.
( ) Os gregos, liderados pelos
atenienses, contra os persas.
B.
( X ) Algumas cidades gregas, lideradas
por Esparta, contra Atenas.
C.
( ) As cidades gregas, lideradas por
Tebas, contra a Macedônia.
D.
( ) Todas as cidades gregas na
formação da Magna Grécia.
E.
( ) Os macedônios quando invadiram a
Pérsia.
10. Atenas
foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime
democrático ateniense, é correto afirmar que
A.
( ) A inexistência de escravos em
Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na
política.
B.
( X ) Apenas os homens livres eram
considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na
Cidade-Estado.
C.
( ) Os estrangeiros e mulheres maiores
de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da
Cidade-Estado.
D.
( ) Era erroneamente chamado de
democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
O historiador
ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu o
seguinte sobre os gregos: … antes da Guerra de Tróia, o [os habitantes da]
Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para
designá-la no seu conjunto. (…) O que fica bem comprovado [nos livros] de
Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou
a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. (…) Não utilizou,
também, a expressão “bárbaros” porque, na minha opinião, os gregos não se
encontravam ainda reunidos (…) sob um único nome que [lhes] permitisse
[diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam
[mais tarde] o nome de Helenos (…) nada fizeram conjuntamente antes da Guerra
de Troia. (…) Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que
a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida. Tucídides. A guerra do
Peloponeso.
11. Responda com base
no texto.
A. Que
característica política dos gregos da Antiguidade é apresentada por Tucídides?
R: Tucídides faz referência à falta de unidade política grega antes
da Guerra de Tróia.
B. Por que, apesar da situação política expressa
por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?
R: Os gregos possuíam a mesma origem étnica e tinham a mesma cultura
(crenças religiosas, língua).
12. A
Guerra do Peloponeso foi um conflito ocorrido no século V a.C., envolvendo:
A.
( ) Os gregos, liderados pelos
atenienses, contra os persas.
B.
( X ) Algumas cidades gregas, lideradas por
Esparta, contra Atenas.
C.
( ) As cidades gregas, lideradas por
Tebas, contra a Macedônia. d) Todas as cidades gregas na formação da Magna
Grécia.
E.
( ) Os macedônios quando invadiram a
Pérsia.
13. As
diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no
conflito armado denominado:
A.
( ) Guerras Médicas
B. ( ) Guerras Púnicas
C. ( X ) Guerra do Peloponeso
B. ( ) Guerras Púnicas
C. ( X ) Guerra do Peloponeso
D. ( ) Invasão macedônica
E. ( ) Guerras Gaulesas
E. ( ) Guerras Gaulesas
14. Sobre a Guerra do
Peloponeso é correto dizer que:
A.
( ) Foi um confronto militar que uniu
Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território
grego.
B.
( X ) A Guerra do Peloponeso foi um
confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o
domínio ateniense na região.
C.
( ) Confronto entre os exércitos
espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o
império babilônico.
D.
( ) Confronto militar em que Atenas
saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do
mar mediterrâneo.
15.
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
A.
Oligarquia
B.
Democracia
C.
Tirania
D.
Monarquia
( C ) governo de um único homem
( D )
governo exercido por um rei
( B )
governo no qual os cidadãos têm participação política
( A ) governo de poucos
16. Explique a imagem acima de acordo com os
seus conhecimentos.
R: O filósofo Sócrates buscava promover o conhecimento através das
perguntas, ou seja, ao realizar questionamentos, ele procurava levar as pessoas
à produção de saber. Além disso, a famosa frase de Sócrates: “só sei que nada
sei”, significa exatamente a busca incessante pelo conhecimento, através das
perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário