segunda-feira, 13 de março de 2017

Prova de História - 6º Ano

1. Coloque P para o que se refere ao Período Paleolítico e N ao que se refere ao Período Neolítico:
A. (N) Desenvolveram a metalurgia.
B. (
N) Descobriram como produzir o fogo.
C. (N) Aprenderam a polir a pedra.
D. (P) Eram caçadores e coletores.
E. (N) Tornaram-se sedentários.
F. (N) Eram agricultores e pastores.
G. (P) utilizavam lascas de pedras como ferramentas.
H. (
P) Desenvolveram arco e flecha.

2. A Pré-História pode ser definida como:
A. (    ) O período em que os Dinossauros dominaram o planeta.
B. (X) O período anterior ao surgimento da escrita.
C. (    ) O período que vai do surgimento da escrita até o início da civilização grega. 
D. (    ) O período em que o ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de pedras.

3. O que mudou na vida do homem após o domínio do fogo?

R: Com o domínio do fogo os grupos humanos passaram a assar sua carne, não morreriam no período do inverno e, sobretudo, espantariam animais selvagens.

4. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico?

A. (     ) Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais.
B. (     ) Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe.
C. (     ) Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila.
D. (X) Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.

Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceu.

5. Este processo de evolução e adaptação recebeu o nome de:
A. (    ) Hominídeos         
B. (X) Seleção natural                 
C. (    ) Seleção sapiens             
D. (    ) Seleção australopiteca

No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, além de osso e madeira, para fazer seus instrumentos de trabalho. A vida desses nossos antepassados mudou bastantes quando eles descobriram o modo de fazer o fogo.

6. Esse acontecimento ocorreu em qual período da pré-história?
A. (X) Neolítico                
B. (    ) Paleolítico           
C. (    ) Idade dos Metais                  
D. (    ) Surgimento da escrita

7. Diferencie o Período Paleolítico do Período Neolítico.

R: No período do Paleolítico os homens viviam em cavernas e eram nômades, já no Neolítico eram sedentários e moravam em aldeias. A própria tradução do termo evidencia a transformação do modo de vida dos grupos humanos, pois paleolítico significa "idade da pedra lascada", já neolítico significa "idade da pedra polida".

8. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características do período da Pré-História conhecido como Neolítico?

A. (    ) O ser humano vivia em cavernas, caçava com pedaços de pedras e ossos e escrevia textos em blocos de argila.
B. (    ) A religião estava bem desenvolvida e organizada, assim como o sistema político baseado na democracia.
C. (X) Neste período ocorreu a sedentarização com a prática da agricultura e a domesticação de animais. 
D. (    ) Os seres humanos não falavam, apenas emitiam ruídos para se comunicarem. 

9. No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

A. (X) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
B. (     ) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
C. (     ) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
D. (     ) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.

10. Relacione a 2ªcoluna de acordo com a com a 1ª.

A. Teoria Criacionista                   
B. Teoria Evolucionista

(B) Desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.

(A)Deus teria criado o homem, a Terra e todo o Universo. ” Então Deus disse: faça-se o homem à minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”

“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas. Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas.                                                                              

11. A hipótese explicativa sobre a sequência da evolução do ser humano é:

A. (    ) Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo habilis- Homo erectus.
B. (    ) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.
C. (    ) Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de Neanderthal.
D. (X) Australopitecus - Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens

12. O que é fonte histórica?

R: Fonte histórica significa tudo aquilo que foi produzido pelos humanos no passado e que serve para construir um conhecimento histórico. Em outras palavras, é tudo aquilo que foi deixado pelos seres humanos e que podemos utilizar para entender a história.

13.  Cite exemplos de fontes históricas.

R: Existem diversas fontes históricas, como a escrita, a iconográfica, a sonora, a visual, dentre outras.

14. Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões a seguir:

Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.

Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)verdadeiro ou (F)falso:

A. (F) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
B. (V) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
C. (V) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
D. (F) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
E. (V) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos, ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
F. (F) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.


15. Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
A. (X) homo sapiens
B. (    ) australopithecus
C. (    ) homo habilis
D. (    ) homo erectus

3 comentários:

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...