quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 2º Ano

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: __/__/2016
 Aluno(a):_____________________Nº ___ Turma: 2º ano  __Turno: Matutino Nota: ____

1. A família real portuguesa, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, chegou ao Brasil em 1808. Dentre as primeiras medidas que D. João tomou ao chegar ao Brasil, podemos destacar EXCETO:
A (   ) A abertura dos portos da colônia a todas as nações amigas
B (   ) Cancelou a lei que proibia a instalação de manufaturas
C (   ) Melhoramento dos portos
D (X) Estimulou a instalação de manufaturas para concorrer com os produtos ingleses

2. A Revolução Liberal do Porto, desencadeada em 1820, exigia entre outros aspectos.
A. (   ) A independência do Brasil em relação a Portugal
B. (   ) O afroxamento do controle exploratório sobre o Brasil
C. (   ) A instalação do governo liberal para Portugal
D. (X) O retorno imediato do rei de Portugal e a aprovação da Constituição a ser promulgada em Lisboa

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3. Qual fato histórico é descrito nesta obra? 

R: A imagem retrata o processo de independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I. Deve-se frisar que não foi um fato que ocorreu apenas em um único dia, mas sim processo que se iniciou com a vinda da Família Real para o Brasil.

Um evento ocorrido em Portugal foi de suma importância para a deflagração da Independência do Brasil, já que obrigou D. João VI a cruzar novamente o Atlântico, em retorno a Portugal.

4. Qual foi esse evento?
A. (    ) Revolução da Maria da Fonte
B. (    ) Revolta da Patuleia.
C. (X) Revolta Liberal do Porto.
D. (    ) Revolução dos Cravos.

5.   A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o(a): 
A. (   ) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas. 
B. (   ) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos. 
C. (   ) laicização do Estado por influência das idéias liberais. 
D. (X) predominância do poder do imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador. 
E. (   ) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país. 

6. A maior razão brasileira para romper os laços com Portugal era:

A. (    ) Evitar a fragmentação do país, abalado por revoluções anteriores;
B. (    ) Garantir a liberdade de comércio, ameaçada pela política de recolonização das Cortes de Lisboa;
C. (X) Substituir a estrutura colonial de produção e desenvolver o mercado interno;
D. (    ) Aproximar o país das repúblicas platinas e combater a Santa Aliança;
E. (    ) Integrar as camadas populares ao processo político e econômico.

Decreto das Cortes Portuguesas
“A 24 de abril de 1821, as Cortes de Lisboa declararam os governos provinciais independentes do Rio de Janeiro, subordinando-os diretamente às Cortes. Antes mesmo que lá chegassem os deputados brasileiros, já tratavam as Cortes, em 29 de setembro de 1821, de assuntos de sumo interesse para o Brasil, decidindo transferir para Lisboa [...] o Conselho da Fazenda, a Junta de Comércio, a Casa de Suplicação e várias outras repartições instaladas no país por d. João VI. Decretava-se a seguir, em 29 de setembro, 1º e 18 de outubro a volta do príncipe regente, nomeando-se para cada província, na qualidade do Poder Executivo, um governador-de-armas, independente das junta e destacando novos contingentes de tropas para o Rio de Janeiro e Pernambuco.”

7. O texto acima se refere às deliberações das Cortes em Portugal, formada quando a família real portuguesa estava no Brasil, que pretendiam eliminar várias ações de autonomia administrativa implantadas por D. João VI na possessão portuguesa da América. Sobre o processo de Independência do Brasil é incorreto afirmar que:
A. (    ) A primeira medida de autonomia econômica realizada por D. João VI foi a abertura dos portos às nações amigas.
B. (X) Frente à pressão das Cortes, o príncipe regente D. Pedro I dirigiu-se a Portugal para prestar contas, voltando, porém, ao Brasil logo depois para poder realizar a Independência.
C. (   ) A formação das Cortes obrigou D. João VI a retornar a Portugal, visto estar receoso de perder o poder na metrópole.
D. (   ) As Cortes formadas em Portugal foi uma consequência da Revolução Liberal do Porto, de 1820.

8. Com relação à Confederação do Equador, podemos afirmar que:
A. (   ) ela pretendia restabelecer as estruturas do período colonial.
B. (X) foi um movimento separatista organizado pela província de Pernambuco, contando com a adesão da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Piauí e do Ceará.
C. (   ) embora não tenha conseguido proclamar-se independente, ela obteve muitas conquistas.
D. (   ) após alguns embates, os rebeldes foram dominados pelas tropas do governo regencial.

9. O período Regencial do Brasil (1830-1840) foi um dos mais agitados da história política do país. Foram questões centrais do debate político que marcaram esse período, exceto:
A. (    ) A questão do grau de autonomia das províncias.
B. (    ) A preocupação com a unidade territorial brasileira.
C. (    ) Os temas da centralização e descentralização do poder.
D. (X) Do acirramento das discussões sobre o processo abolicionista.

10. Sobre as rebeliões regenciais, é correto afirmar que:
A. (   ) Foram motivadas devido à existência de apenas um partido político, que fortalecia o poder nas mãos do imperador.
B. (   ) Tinham como lideranças, exclusivamente, integrantes da elite agrária do Império.
C. (   ) Lutavam fundamentalmente por transformações na estrutura fundiária de base escravista.
D. (   ) Seus líderes tinham como projeto a centralização do poder e o fim da escravidão.
E. (X) O agravamento da situação econômica, as disputas entre diferentes grupos de proprietários pelo poder e a presença de setores populares na cena política foram elementos motivadores dessas rebeliões.

11. Após a abdicação de D. Pedro I, a classe dominante brasileira dividiu-se em três grupos políticos. Associe:

(M) liberais moderados
(E) liberais exaltados
(R) restauradores

A. (M) Formado por latifundiários e grandes comerciantes, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro e defendiam a centralização do poder.
B. (R) Formado por antigos partidários de D. Pedro I, oficiais portugueses em sua maioria.
C. (E) Formado por latifundiários do Nordeste e do Sul e pela classe média carioca (soldados, marinheiros, pequenos funcionários e comerciantes). Objetivava promover a autonomia das províncias.
D. (M) Defendiam o federalismo e a preservação da grande propriedade, do trabalho escravo e da monarquia.
E. (M) Defendiam o controle político centralizado pelo governo do Rio de Janeiro e a preservação da grande propriedade, do trabalho escravo e da monarquia.
F. (R) Desejavam a volta de dom Pedro I no comando do governo.

Resultado de imagem para charge sobre o golpe da maioridade


12. A charge acima está relacionada a um do momentos mais importantes da história do Brasil. Que momento foi esse? Explique.

R: A charge representa o golpe da maioridade, onde Pedro de Alcântara, com 14 ano de idade, assumiu o trono. O objetivo era garantir a manutenção da unidade territorial do Brasil. Portando, mesmo sendo considerado imaturo, ele se tornou o imperador D. Pedro II.

“Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de escravos de origem africana, adeptos do Islã, saiu às ruas de Salvador e, durante mais de três horas, enfrentou tropas da cavalaria e milícias. Centenas de escravos e libertos participaram, cerca de setenta morreram e mais de quinhentos foram punidos com penas de morte, prisão, açoites e deportação.”

13. O episódio ficou conhecido como: 
A. (    ) Sabinada. 
B. (    ) Balaiada. 
C. (    ) Confederação do Equador. 
D. (    ) Conjuração Baiana. 
E. (X) Levante dos Malês.

 " ... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete ..."

14. Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à:
A. (   ) Sabinada
B. (   ) Balaiada
C. (X) Farroupilha
D. (   ) Guerra dos Emboabas
E. (   ) Confederação do Equador

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