Avaliação de História –
Turma 9º Ano _____
Prof. Moisés Rodrigues –
Valor: 8.0 pontos
Nome:_____________________________________________ Nº____ Data: __/__/____
1. Qual foi o principal
objetivo de Mao Tsé-Tung (ou Mao Zendong) com a promoção da Revolução Cultura
Chinesa em 1966?
A. (
) Estabelecer uma abertura à liberdade de pensamento e de expressão na
China.
B. (
) Promover a integração das culturas tradicionais do Oriente e do
Ocidente.
C. (X) Reconquistar a hegemonia dentro do Partido Comunista e do Estado
Chinês.
D. (
) Estabelecer vínculos com os Estados Unidos e com a contracultura.
E. (
) Desenvolver a cultura chinesa nas áreas da música erudita e das artes
plásticas.
2. O principal veículo de divulgação das
ideias de Mao Tsé-Tung, que fez com que se desencadeasse o chamado movimento
maoísta, foi:
A. (
) O filme “A sociedade do Espetáculo”.
B. (X) O livro intitulado “O livro vermelho”.
C. (
) O livro intitulado “Minha Luta”.
D. (
) O filme “O último imperador”.
E. (
) o livro intitulado “ Imperialismo: Nova fase do Capitalismo”.
3. Um dos efeitos colaterais mais patentes da
Revolução Cultural Chinesa sobre a tradição desse país foi:
A. (X) A destruição de templos religiosos e a expulsão de monges.
B. (
) A disseminação da ópera tradicional chinesa por todo o país.
C. (
) O convite de intelectuais e artistas de outras regiões do mundo para
estudarem a tradição chinesa.
D. (
) A rejeição do culto à personalidade de Mao Tsé-Tung.
E. (
) A rejeição da leitura do “Livro Vermelho”.
4. A Grande Marcha
empreendida nos anos 30 por Mao Tsé-tung e seus seguidores foi:
A. ( ) Uma fuga dos contingentes comunistas que
estavam sendo perseguidos pelas tropas do Kuomitang.
B. ( ) Uma fuga dos seguidores de Mao
perseguidos pelas tropas japonesas que invadiram a Manchúria.
C. ( ) Uma tentativa das tropas comunistas de
cortar as linhas de abastecimento das tropas nacionalistas.
D. ( ) Uma tentativa das tropas de Mao de cercar
as tropas japonesas que haviam invadido a Manchúria e o norte da China.
E. (X) A marcha empreendida pelos comunistas
sobre Nankim para derrotar as tropas do Kuomitang.
5. Para conseguir
estimular a industrialização chinesa, Mao Tsé-tung lançou um programa de
planejamento econômico que ficou conhecido como:
A. ( ) Plano Quinquenal.
B. ( ) Grande Marcha.
C. ( ) Plano Salte.
D. ( ) Revolução Cultural.
E. (X) Grande Salto Adiante.
Ele defendia a independência da Índia por meio de uma
resistência pacífica, que implicava em atos de desobediência civil e ação não
violenta contra os colonizadores ingleses.
6. Qual o nome do principal
líder do movimento de libertação da Índia?
A. (X) Mahatma Gandhi
B. ( ) Nelson Mandela
C. ( ) Yasser Arafat
D. ( ) Nehru
7. Utilizando seus conhecimentos sobre a Revolução
Chinesa, relacione as duas colunas abaixo:
I - Grande Salto
em Frente
|
A. Movimento de
contestação do poder do Partido Comunista, que posteriormente foi liderado
por Mao Tsé-tung, colocando-o contra seus inimigos.
|
II – Kuomintang
|
B Recuo das
forças do Partido Comunista Chinês pelo território do país, durante a guerra
civil contra os nacionalistas.
|
III - Grande
Marcha
|
C Plano
quinquenal que pretendia impulsionar a industrialização chinesa;
|
IV - Revolução
Cultural
|
D Partido
Nacionalista da China, liderado por Chiang Kai-shek, e que governou entre as
décadas de 1920 e 1940.
|
A alternativa que indica corretamente a relação das
duas colunas é:
A. ( )
I-d; II-a; III-b; IV-c.
B. ( ) I-b;
II-a; III-c; IV-d
C. ( ) I-c;
II-a; III-d; IV-b
D. (X) I-c;
II-d; III-b; IV-a
8. Como ocorreu de fato a
independência indiana?
A. ( ) Através de sucessivos ataques aos ingleses.
B. ( ) Através de acordos entre ingleses e
indianos.
C. (X) Por meio de protestos não violentos e
boicotes aos produtos indianos.
D. ( ) Pela pressão internacional
9. Qual o nome da política segregacionista
sul africana que impedia que os negros fossem proprietários de terras ou
participassem da política, sendo obrigados a viver em zonas residenciais
segregadas?
A. ( ) Sionismo
B. (X) Apartheid
C. ( ) Holocausto
D. ( ) Boicotes
Na década de 1960, as
Américas foram sacudidas por um verdadeiro furacão: a Revolução Cubana.
Iniciada em 1959, devastou as estruturas políticas até então existentes.
Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se ícones
da juventude do período e foram "imitados" por jovens de todo o mundo
que buscavam contestar os regimes políticos e o poder tradicional.
10. Tendo
isso em conta, Cite duas causas que expliquem a Revolução Cubana.
R: As causas da Revolução Cubana foram as condições de miséria e fome da população, o imperialismo norte-americano e o autoritarismo do ditador Fulgêncio Batista.
11. Quem foi Fulgêncio Batista?
A. ( ) Mártir da luta pela Independência de Cuba, inspiração dos revolucionários cubanos.
B. ( ) Pai de Fidel Castro.
C. (X) Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.
D. ( ) Líder da Cooperativa de Plantadores de Cana de Açúcar de Cuba.
E. ( ) Abolicionista cubano.
A. ( ) Mártir da luta pela Independência de Cuba, inspiração dos revolucionários cubanos.
B. ( ) Pai de Fidel Castro.
C. (X) Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.
D. ( ) Líder da Cooperativa de Plantadores de Cana de Açúcar de Cuba.
E. ( ) Abolicionista cubano.
12. Qual foi o apoio dado pela
União Soviética aos revolucionários até a conquista de Havana?
A. (X)
Financeiro
B. ( ) Militar
C. ( ) Moral
D. ( ) Nenhum.
A
África é um continente assolado pela miséria, por doenças e pela fome.
Apesar de ter muitas riquezas naturais, enfrenta dificuldades para gerar
desenvolvimento econômico sem ajuda externa. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza,
sendo o continente africano o mais pobre de todos. Dos trinta países mais
pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa
expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.
13. Explique o que foi o APARTHEID?
R: O Apartheid foi uma política de segregação que existiu na África do Sul, onde os negros eram proibidos de frequentar os mesmos locais que os brancos.
14.
Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de
aula.
R: A imagem acima consiste no bloqueio econômico que os EUA organizaram sobre o governo comunista de Cuba. Diante de tal bloqueio, os países americanos não poderiam estabelecer relações comerciais com os cubanos. A finalidade era impedir que a economia do país se desenvolvesse.
Em 1912, dois anos após a formação da União Sul-africana, uma
organização política formada por bôeres (descendentes de holandeses) e
subjugada à autoridade britânica, uma importante organização de negros
sul-africanos foi fundada.
15. Seu nome era:
A. (
) Partido Nacional Africano
B. (
) Partido do Apartheid
C. (X) Congresso Nacional Africano
D. (
) Partido do Soweto.
E. (
) Organização nelsonmadelista.
16. Nelson Mandela foi um dos ícones da
resistência contra o regime do Apartheid na África do Sul. O seu histórico como
membro da resistência dividiu a opinião pública internacional, sobretudo pelo
fato de ele:
A. (
) Ter recebido o Nobel da Paz.
B. (
) Ter apoiado o apartheid no fim dos anos 1990.
C. (
) Ter se tornado Secretário Geral da ONU.
D. (
) Ter fugido da prisão onde ficou, na ilha Robben.
E. (X) Ter participado da luta armada e de ações terroristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário