quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Prova com gabarito - Escola Estadual Monsenhor Rocha - 1º Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: 31/08/2016
Aluno(a):___________________________ Nº ____ Turma: 1º ano ____      Turno: Matutino     Nota: _____

1. Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
A (   ) Inglaterra e França
B (   ) Holanda e Itália
C (X) Portugal e Espanha
D (   ) Alemanha e Noruega
  
2. Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI?
A (   ) Fazer a navegação ao redor do mundo passando por todos os oceanos.
B (X) Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias para comprar especiarias diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.
C (   ) Chegar até o extremo norte do continente americano para iniciar o povoamento da região.
D (   ) Estabelecer e controlar novas rotas marítimas para a Oceania com o objetivo de explorar os recursos minerais da região.
  
3. Quem foram os principais financiadores dos empreendimentos marítimos da época das Grandes Navegações?
A (X) Reis e burgueses
B (   ) Integrantes do clero católico e pequenos comerciantes
C (   ) Marinheiros e profissionais liberais
D (   ) Artistas e engenheiros de caravelas
  
4. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
A (   ) Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em navegação oriundo da industrialização do país.
B (   ) Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.
C (X) Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação, domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos oriundo da burguesia e nobreza.
D (   ) Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média, grande quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes momentos das navegações portuguesas dos séculos XV?
A (   ) Descobrimento da Oceania e chegada ao litoral argentino em 1501.
B (   ) Conquista da Ásia no final do século XV e descobrimento de ilhas no Caribe.
C (   ) Navegação da costa oeste do continente americano e chegada ao norte da Rússia em 1502.
D (X) Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada de Cabral ao Brasil em 1500.

6. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:
A (   ) Combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
B (   ) Confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
C (   ) Estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
D (X) Procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
E (   ) Verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.

7. Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo".

A) O que foi o tratado de Tordesilhas?

R: O Tratado de Tordesilhas foi o acordo estabelecido entre Portugal e Espanha que dividia o continente americano entre os dois países.

B) Por que alguns países da Europa, como a França, contestavam aquele tratado?

R: Diversos países, como a França contestavam o Tratado de Tordesilhas, uma vez que queriam conquistar os lucros obtidos por eles por intermédio do projeto de expansão marítima. Basta ressaltar que a exploração do pau-brasil concedia lucros aos portugueses e, no que se refere à Espanha, a exploração da prata aumentava os lucros das cortes espanholas. Portanto, vários países também desejavam promover a colonização do continente americano. 

8. Entre as consequências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:
A (   ) A formação do Sistema Colonial;
B (   ) O desenvolvimento do eurocentrismo;
C (X) A expansão do regime assalariado da Europa para a América
D (   ) Início do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção capitalista;
E (   ) Introdução do trabalho escravo na América

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu".
(Fernando Pessoa)

9. O significado de "passar além do Bojador", nas primeiras décadas do século XV, é:
A (X) Ultrapassar a "barreira" que, segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a Costa da Guiné.
B (   ) Conquistar Ceuta e encontrar o "Eldorado", lendária terra repleta de prazeres e riquezas, superando os mitos vinculados ao longo da Idade Média.
C (   ) Conquistar a cidade africana de Calicute, importante feitoria espanhola responsável por abastecer o mercado oriental de produtos de luxo.
D (   ) Suportar o escaldante sol equatorial, as constantes tempestades  marítimas e o "mar tenebroso" das ilhas da América Central.
E (   ) "Dobrar" o Cabo da Boa Esperança, por Vasco da Gama, aventura marítima coberta de mitos e lendas sobre a existência do "Paraíso" ou "Éden".

"A conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques muçulmanos à cristandade da Península Ibérica."
   
10. De acordo com o texto, é correto interpretar que:
A (   ) A expansão marítima portuguesa teve como objetivo expulsar os muçulmanos da Península Ibérica.
B (   ) A influência do poder econômico marroquino foi decisiva para o desenvolvimento das navegações portuguesas.
C (   ) O domínio dos portugueses sobre Ceuta era parte de um vasto plano para expulsar os muçulmanos do comércio africano e indiano.
D (   ) A expansão marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as rotas comerciais africanas.
E (X) O domínio de territórios ao norte da África foi uma etapa fundamental para a expansão comercial e religiosa de Portugal.

“Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se pode ser uma delas [...]”

11. A respeito do pensamento político de Maquiavel, é correto afirmar que:
A (   ) Mantinha uma nítida vinculação entre a política e os princípios morais do cristianismo.
B (   ) Apresentava uma clara defesa da representação popular e dos ideais democráticos.
C (   ) Servia de Base para a ofensiva da Igreja em confronto com os poderes civis na Itália.
D (X) Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manutenção do poder.
E (   ) Censurava qualquer tipo de ação violenta por parte dos governantes contra seus súditos.Resultado de imagem para charge sobre as grandes navegações



12. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima ilustra, de uma maneira engraçada, o receio que os navegadores tinham de realizar as viagens marítimas. O imaginário da época consistia na existência de monstros marinhos e desafios diversos enfrentados pelos navegadores. 


“O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. [...] Três razões fazem ver que este governo [o da monarquia hereditária] é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio [...] A segunda razão [...] é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para seu estado, trabalha para seus filhos, e o amor que tem pelo seu reino, confundindo com o que tem por sua família, torna-se-lhe natural [...]. A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais [...]. A inveja, que se tem naturalmente daqueles que estão acima de nós, torna-se aqui em amor e respeito; os próprios grandes obedecem sem repugnância a uma família que sempre viram como superior e à qual se não conhece outra que a possa igualar.”

13. As ideias presentes no texto acima podem ser associadas à qual teórico?
A (X) Jacques Bossuet, teórico do absolutismo francês que divergia da Teoria do Contrato Social.
B (   ) Nicolau Maquiavel, italiano que defendia valores como virtude e fortuna para a manutenção do poder do príncipe.
C (   ) Thomas Hobbes, inglês que defendia que a sociedade civil deveria se organizar politicamente para sair do estado de natureza, associada à guerra.
D (   ) Hugo Grotius, que preconizava a existência de um Estado forte para controlar a sociedade civil.

14. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?
A (   ) Sistema econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.
B (   ) Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.
C (X) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.
D (   ) Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudais.

15. Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais injustiças sociais que existiu na época do Absolutismo?
A (   ) O rei e os integrantes da Igreja pagavam altos impostos, enquanto o restante da população fica isenta.
B (X) Enquanto o rei e sua corte vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente camponeses) passava necessidades básicas.
C (   ) Somente os integrantes do clero pagavam impostos.
D (   ) Enquanto o clero vivia no luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente burgueses) passava necessidades básicas.

Resultado de imagem para charge sobre as grandes navegações  

16. Explique a imagem acima associando-a ao processo das grandes navegações.

R: A imagem demonstra que quando os portugueses chegaram ao Brasil, a população indígena já habitava as terras, com sua cultura e valores diversificados. Portanto, o conceito de "descobrimento" é inviável aplicar no processo que culminou com a chegada dos europeus no nosso país. 

Um comentário:

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