ESCOLA ESTADUAL
“MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:
08 pts. Data: 31/08/2016
Aluno(a):___________________________
Nº ____ Turma: 1º ano ____ Turno: Matutino Nota: _____
1. Quais os dois países que mais se destacaram
no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
A ( )
Inglaterra e França
B ( )
Holanda e Itália
C (X)
Portugal e Espanha
D ( )
Alemanha e Noruega
2. Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos
séculos XV e XVI?
A ( )
Fazer a navegação ao redor do mundo passando por todos os oceanos.
B (X)
Descobrir e controlar uma rota marítima para as Índias para comprar especiarias
diretamente na fonte e vender com elevados lucros na Europa.
C ( )
Chegar até o extremo norte do continente americano para iniciar o povoamento da
região.
D ( )
Estabelecer e controlar novas rotas marítimas para a Oceania com o objetivo de
explorar os recursos minerais da região.
3. Quem foram os principais financiadores dos empreendimentos
marítimos da época das Grandes Navegações?
A (X)
Reis e burgueses
B ( )
Integrantes do clero católico e pequenos comerciantes
C ( )
Marinheiros e profissionais liberais
D ( )
Artistas e engenheiros de caravelas
4. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo de Portugal
nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI?
A ( )
Portugal era o país mais rico e populoso da Europa, marinheiros de vários
países moravam e trabalhavam em Portugal e dinheiro para investimento em
navegação oriundo da industrialização do país.
B ( )
Apoio total da população, ajuda de outros países, altos investimentos na
construção de caravelas feitos por ricos comerciantes asiáticos e americanos.
C (X)
Posição geográfica favorável, bons conhecimentos e experiência em navegação,
domínio da técnica de construção de caravelas, capital para investimentos
oriundo da burguesia e nobreza.
D ( )
Experiência em navegação de longo alcance desde o início da Idade Média, grande
quantidade de madeira e ferro no território português para a construção das
caravelas, total conhecimento das técnicas de navegação.
5. Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes
momentos das navegações portuguesas dos séculos XV?
A ( )
Descobrimento da Oceania e chegada ao litoral argentino em 1501.
B ( )
Conquista da Ásia no final do século XV e descobrimento de ilhas no Caribe.
C ( )
Navegação da costa oeste do continente americano e chegada ao norte da Rússia
em 1502.
D (X)
Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada de Cabral ao Brasil em
1500.
6. A esquadra enviada por D. Manuel, rei de
Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como
objetivo:
A ( ) Combater
a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
B ( ) Confirmar
a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
C ( ) Estabelecer
uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
D (X) Procurar
outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
E ( ) Verificar
as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.
7. Contestando
o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540:
"Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este
dividira o mundo".
A)
O que foi o tratado de Tordesilhas?
R: O Tratado de Tordesilhas foi o acordo estabelecido entre Portugal e Espanha que dividia o continente americano entre os dois países.
B) Por que alguns países da Europa, como a
França, contestavam aquele tratado?
R: Diversos países, como a França contestavam o Tratado de Tordesilhas, uma vez que queriam conquistar os lucros obtidos por eles por intermédio do projeto de expansão marítima. Basta ressaltar que a exploração do pau-brasil concedia lucros aos portugueses e, no que se refere à Espanha, a exploração da prata aumentava os lucros das cortes espanholas. Portanto, vários países também desejavam promover a colonização do continente americano.
8. Entre as consequências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:
A ( ) A
formação do Sistema Colonial;
B ( ) O
desenvolvimento do eurocentrismo;
C (X) A
expansão do regime assalariado da Europa para a América
D ( ) Início
do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção
capitalista;
E ( ) Introdução
do trabalho escravo na América
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu".
(Fernando Pessoa)
9. O significado de "passar além
do Bojador", nas primeiras décadas do século XV, é:
A (X) Ultrapassar a "barreira" que,
segundo a tradição grega, era o limite máximo para navegar sem o perigo de ser
atacado por monstros marinhos, permitindo aos navegantes portugueses atingir a
Costa da Guiné.
B ( ) Conquistar Ceuta e encontrar o
"Eldorado", lendária terra repleta de prazeres e riquezas, superando
os mitos vinculados ao longo da Idade Média.
C ( ) Conquistar a cidade africana de Calicute,
importante feitoria espanhola responsável por abastecer o mercado oriental de
produtos de luxo.
D ( ) Suportar o escaldante sol equatorial, as
constantes tempestades marítimas e o "mar tenebroso" das ilhas
da América Central.
E ( ) "Dobrar" o Cabo da Boa
Esperança, por Vasco da Gama, aventura marítima coberta de mitos e lendas sobre
a existência do "Paraíso" ou "Éden".
"A
conquista de Ceuta foi o primeiro passo na execução de um vasto plano, a um
tempo religioso, político e econômico. A posição de Ceuta facilitava a
repressão da pirataria mourisca nos mares vizinhos; e sua posse, seguida de
outras áreas marroquinas, permitiria aos portugueses desafiar os ataques
muçulmanos à cristandade da Península Ibérica."
10. De
acordo com o texto, é correto interpretar que:
A ( ) A
expansão marítima portuguesa teve como objetivo expulsar os muçulmanos da
Península Ibérica.
B ( ) A
influência do poder econômico marroquino foi decisiva para o desenvolvimento
das navegações portuguesas.
C ( ) O
domínio dos portugueses sobre Ceuta era parte de um vasto plano para expulsar
os muçulmanos do comércio africano e indiano.
D ( ) A
expansão marítima ibérica visava cristianizar o mundo muçulmano para dominar as
rotas comerciais africanas.
E (X) O
domínio de territórios ao norte da África foi uma etapa fundamental para a
expansão comercial e religiosa de Portugal.
“Daqui nasce um
dilema: é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria
preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las,
parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se pode ser uma
delas [...]”
11. A
respeito do pensamento político de Maquiavel, é correto afirmar que:
A
( ) Mantinha uma nítida vinculação
entre a política e os princípios morais do cristianismo.
B
( ) Apresentava uma clara defesa da
representação popular e dos ideais democráticos.
C
( ) Servia de Base para a ofensiva da
Igreja em confronto com os poderes civis na Itália.
D
(X) Sustentava que o objetivo de um
governante era a conquista e a manutenção do poder.
E
( ) Censurava qualquer tipo de ação
violenta por parte dos governantes contra seus súditos.
12. Explique a imagem acima de acordo com os
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A imagem acima ilustra, de uma maneira engraçada, o receio que os navegadores tinham de realizar as viagens marítimas. O imaginário da época consistia na existência de monstros marinhos e desafios diversos enfrentados pelos navegadores.
“O trono real não é o
trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. [...] Três razões fazem ver que
este governo [o da monarquia hereditária] é o melhor. A primeira é que é o mais
natural e se perpetua por si próprio [...] A segunda razão [...] é que esse
governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o
constituem: o príncipe, que trabalha para seu estado, trabalha para seus
filhos, e o amor que tem pelo seu reino, confundindo com o que tem por sua
família, torna-se-lhe natural [...]. A terceira razão tira-se da dignidade das
casas reais [...]. A inveja, que se tem naturalmente daqueles que estão acima
de nós, torna-se aqui em amor e respeito; os próprios grandes obedecem sem
repugnância a uma família que sempre viram como superior e à qual se não
conhece outra que a possa igualar.”
13. As
ideias presentes no texto acima podem ser associadas à qual teórico?
A
(X) Jacques Bossuet, teórico do
absolutismo francês que divergia da Teoria do Contrato Social.
B
( ) Nicolau Maquiavel, italiano que
defendia valores como virtude e fortuna para a manutenção do poder do príncipe.
C
( ) Thomas Hobbes, inglês que defendia
que a sociedade civil deveria se organizar politicamente para sair do estado de
natureza, associada à guerra.
D
( ) Hugo Grotius, que preconizava a
existência de um Estado forte para controlar a sociedade civil.
14. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o
Absolutismo?
A
( ) Sistema econômico que prevaleceu na
Europa na época do Antigo Regime.
B
( ) Sistema econômico e político que
prevaleceu na França durante toda Idade Média.
C
(X) Sistema político e
administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e
XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos
dos reis.
D
( ) Sistema político e administrativo
que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como
principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores
feudais.
15. Qual das alternativas abaixo aponta uma das
principais injustiças sociais que existiu na época do Absolutismo?
A
( ) O rei e os integrantes da Igreja
pagavam altos impostos, enquanto o restante da população fica isenta.
B
(X) Enquanto o rei e sua corte vivia no
luxo extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente
camponeses) passava necessidades básicas.
C
( ) Somente os integrantes do clero
pagavam impostos.
D
( ) Enquanto o clero vivia no luxo
extremo (pago com os impostos), grande parte da população (principalmente
burgueses) passava necessidades básicas.
16. Explique a imagem acima associando-a ao
processo das grandes navegações.
R: A imagem demonstra que quando os portugueses chegaram ao Brasil, a população indígena já habitava as terras, com sua cultura e valores diversificados. Portanto, o conceito de "descobrimento" é inviável aplicar no processo que culminou com a chegada dos europeus no nosso país.
Aow moises
ResponderExcluir