ESCOLA ESTADUAL
“MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:
07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):___________________________ Turma: 3º ano ____Turno: _____ Nota: ___
1. A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a
partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:
A. (
) Russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.
B. (
) Alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.
C. (X) Japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.
D. (
) Franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.
E. (
) Chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.
2. A II Guerra Mundial foi o maior conflito
armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da
indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade
decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:
A. (
) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl
Habor.
B. (
) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.
C. (X) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território
soviético.
D. (
) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de
Hiroshima e Nagasaki.
E. (
) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.
3. Explique a imagem acima de acordo com os
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A charge demonstra que não havia a necessidade de jogar as bombas sobre o Japão, pois os japoneses já haviam se rendido e não apresentavam resistência. Então, a ação norte-americana no país foi associada a ataques terroristas.
4. Na Segunda Guerra Mundial, o
bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países:
A. (X) Alemanha, Itália e Japão.
B. (
) França, Inglaterra e Estados Unidos.
C. (
) Alemanha, Itália e Rússia.
D. (
) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.
5. Sobre a participação do Brasil na Segunda
Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que:
A. (
) O Brasil participou enviando apenas medicamentos e médicos para ajudar
os feridos de guerra das tropas aliadas.
B. (
) O Brasil ficou ao lado do Eixo e enviou soldados que combateram as
forças aliadas em território italiano.
C. (
) O Brasil participou apenas fazendo a proteção do litoral e enviando
armamentos às forças aliadas.
D. (X) O Brasil enviou soldados que combateram ao lado dos Aliados,
principalmente em territórios da Itália.
“Até
setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás
na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de
poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.”
6.
O texto acima se refere:
A. ( ) Ao
chamado holocausto do povo palestino.
B. (X) Ao
chamado holocausto do povo judeu.
C. ( ) À
Primeira Guerra Mundial.
D. ( ) À
Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
E. ( ) Ao
terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos
ingleses.
Leia o texto a seguir
e responda a questão. Cerca de 20 líderes mundiais reunidos na França deixaram
de lado suas divergências políticas - sobretudo no que diz respeito à invasão
do Iraque - para comemorar ontem os 60 anos do desembarque das tropas aliadas
na Normandia. Nas homenagens aos mortos e aos veteranos de uma das batalhas
mais decisivas da História, prevaleceu o espírito de união que garantiu a
vitória sobre os nazistas na II Guerra Mundial. "JORNAL DO BRASIL",
Rio de Janeiro, segunda-feira, 7 de junho de 2004. p. 20.
7. O
texto citado faz referência a dois momentos de grande importância para a
política mundial, o dia D (6 de junho de 1944) durante a 2ª Guerra Mundial
(1939/45) e a invasão do Iraque por tropas de uma coalizão, lideradas pelos
Estados Unidos da América em 2004.
Com base nesses acontecimentos:
Com base nesses acontecimentos:
A. Analise a importância do desembarque dos Aliados na
Normandia para a II Guerra Mundial.
Após o avanço dos exércitos soviéticos sobre as zonas ocupadas na frente oriental, na parte ocidental, articulava-se um ataque reunindo as forças inglesas e norte-americanas, na Normandia (costa norte da França) em 6 de junho de 1944, o chamado Dia D. Neste momento, iniciou-se a "corrida" entre as "democracias ocidentais" e a União Soviética para a reconquista dos territórios europeus invadidos pelos alemães e para o invasão da própria Alemanha.
B. Cite duas razões que geraram as divergências dos líderes
mundiais frente à atual situação iraquiana.
R: Estados Unidos e Inglaterra de um lado a França e Alemanha, de outro divergiram sobre: - a comprovação da existência das armar de destruição em massa no Iraque; - o papel da ONU; - a colaboração do Iraque com o chamado terrorismo internacional; - a forma de combater o terrorismo.
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"
8. Podemos considerar que o texto acima
debate:
A. (X) A herança terrível das bombas atômicas
atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a
necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
B. ( ) A poesia não trata dos problemas relativos
à bomba atômica, à guerra e à paz.
C. ( ) As armas atômicas nunca seriam usadas como
forma de poder entre as potências mundiais.
D. ( ) A paz só será garantida com a utilização
de armas atômicas.
E. ( ) As armas atômicas deixaram poucas heranças
culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.
9. O Holocausto cometido
pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial se baseava em crenças
pseudocientíficas que apontavam os germânicos (os alemães em particular) como:
A. ( ) Um povo de origem indo-europeia, iguais a
todos os demais povos do mundo.
B. ( ) Um
povo de origem ariana, iguais a todos os demais povos europeus e asiáticos,
sendo superior apenas aos africanos.
C. ( ) Um
povo de origem latina, cuja raça seria superior à de todas as demais que
existem na Terra.
D. ( ) Um
povo de origem judaica, superior aos arianos.
E. (X)
Membros da raça ariana, surgida no norte da Europa e superior a todos os demais
povos, principalmente os judeus.
10. O
ataque à base naval de Pearl Harbor tornou-se um dos acontecimentos decisivos
para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
A.
( ) Representou a primeira grande derrota dos
aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra
cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
B.
(X) Criou condições favoráveis para os
aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico
decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
C.
( ) Contribuiu para o aumento do
poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase
total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
D.
( ) Marcou a derrota final dos países
que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da
democracia e do liberalismo em toda a Europa.
E.
( ) Foi importante para o
fortalecimento do nazi-fascismo, em razão da vitória esmagadora das forças
alemãs sobre o exército soviético e de outros países do Leste Europeu.
11.
Escreva um texto (mínimo de 8 linhas), contendo os termos abaixo e a imagem
apresentada acima:
A.
Holocausto.
B.
Nazismo.
C. Raça
ariana.
D. Antissemitismo.
E.
Hitler.
F.
Judeus.
R: Resposta pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário