sábado, 2 de julho de 2016

Prova com gabarito - 2º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 07pts. Data: 01 / 07 / 2016
Aluno(a):________________________Turma: 2º ano ____     Turno:_____Nota: _____

1. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
A. (   ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B. (   ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C. (   ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D. (X) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

2. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A. (   ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B. (X) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C. (   ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D. (   ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

3. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?
A. (   ) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B. (   ) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C. (X) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D. (   ) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!*Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
 Essa é a divisa do Iluminismo.
IMMANUEL KANT (1784)

*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.

4. No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
A. (   ) Superioridade técnica   
B. (   ) Soberania econômica   
C. (   ) Liberdade política   
D. (X) Razão científica 

5.  Sobre o Iluminismo, marque (V) Verdadeiro e (F) Falso nas afirmações abaixo:
A. (F) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. (V) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C. (V) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D. (F) defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. (V) influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

6. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:
A. (   ) O governo da maioria
B. (   ) O governo parlamentar.
C. (X) A liberdade de comércio
D. (   ) O intervencionismo estatal na economia



7. Explique a charge acima com base em seus conhecimentos.

R: A charge evidencia que a divisão dos poderes proposta por Montesquieu tinha a finalidade de impedir o estabelecimento de governos autoritários. A forma proposta pelo filósofo seria fundamental para que a democracia se consolidasse e inviabilizaria a concentração de poder nas mãos de uma única pessoa. 

8. Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que
A. (   ) Foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
B. (   ) Foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.
C. (   ) Foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
D. (   ) Foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
E. (X) Foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."
 (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)
           
9. Neste pequeno trecho, Adam Smith
A. (X) Contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.
B. (   ) Mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.
C. (   ) Defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.
D. (   ) Critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.
E. (   ) Expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

10. Escreva sobre a situação dos trabalhadores nas fábricas durante a Revolução Industrial.

R: Os trabalhadores eram explorados de uma forma intensa, pois realizavam atividades cansativas durante pelo menos 15 horas por dia. Além disso, não tinham nenhum tipo de direito trabalhista garantido e, além disso, o governo estava ao lado dos patrões, contrário aos trabalhadores.


11. Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu:
A. (X) "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder".
B. (   ) "(...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes."
C. (   ) "O Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático."
D. (   ) "A única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem."
E. (   ) “O homem é o único animal racional, porém, o único que comete absurdos”. 

12. Diferencie o movimento Cartista do movimento Ludista.

R: O movimento ludista foi a quebra de máquinas, pois os trabalhadores culpavam as máquinas pela sua exploração. Já o movimento cartista foi mais organizado, pois os trabalhadores escreveram cartas e enviaram ao Parlamento exigindo melhores condições de vida e de trabalho.




13. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge mostra que existia uma rígida divisão do trabalho dentro das fábricas. Além disso, os trabalhadores eram sumariamente explorados e alienados.

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