sábado, 17 de novembro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 3º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 3° ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. Sob a presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1961), a nação brasileira assistiu à criação de Brasília, – considerada, pela UNESCO, patrimônio cultural da humanidade – e vivenciou:
A. (    ) momentos de euforia resultantes, em boa parte, da política desenvolvimentista de incremento à indústria nacional e aumento do poder aquisitivo da classe média.
B. (    ) importante papel político para a aproximação dos países da América Latina com os Estados Unidos, em vista da estratégica posição do Brasil no Atlântico Sul.
C. (    ) época de forte repressão política ao operariado e descaso para com a interiorização do desenvolvimento econômico.
D. (    ) um período predominantemente liberal, em termos econômicos, o que pode ser exemplificado pelo início da construção da Companhia Siderúrgica Nacional.
E. (    ) uma forte recessão econômica em que a indústria nacional não deu sinais de crescimento e o poder aquisitivo da classe média caiu.
Resultado de imagem para publicidade da coca cola durante o natal de 1957
2. Uma das características do governo de Juscelino Kubitschek foi o estímulo à produção industrial e ao aumento de consumo por parte das camadas urbanas de rendimento médio. Tal político obteve sucesso junto à população, e economicamente não teve como consequência:
A. (    ) A consolidação do setor de bens de consumo.
B. (    ) O aumento da inflação.
C. (    ) O aumento da dívida pública.
D. (    ) A intensificação da industrialização.
E. (    ) O aumento da qualidade de vida da classe operária.

Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção. 

3. Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que: 
A. (    ) A “Marcha para o Oeste” obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem-terra e indígenas. 
B. (    ) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização. 
C. (    ) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro- Oeste. 
D. (    ) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.

4. O governo do presidente Juscelino Kubitschek, do ponto de vista da administração pública, trouxe importantes inovações de planejamento por meio de seu Plano de Metas, com a máxima “50 anos em cinco”. Sobre os Anos JK, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que: 
A. (    ) Como todos os governos liberais, encontrou na austeridade fiscal e monetária ferramenta para manter a inflação em níveis irrisórios, o que agradou aos Estados Unidos. 
B. (    ) Sua política desenvolvimentista deixou como legado a seus sucessores uma dívida externa e uma inflação elevadas para a época. 
C. (    ) Sua política desenvolvimentista favoreceu investimentos estrangeiros no país, estimulando a manutenção das relações com o FMI até o fim de seu mandato, o que desagradou aos movimentos sindicais. 
D. (    ) O nacionalismo político, bandeira maior de seu Plano de Metas, implantou uma severa política protecionista dos mercados nacionais. 
E. (    ) Populista, somente conseguiu manter-se no governo graças à aliança política entre o governo e os trabalhadores, o que resultou na maior proteção à indústria nacional.

5. Sobre a política estabelecida por Jânio Quadros na Presidência da República, pode-se afirmar corretamente:
A. (     ) No plano interno, Jânio ocupava-se muitas vezes de questões menores, como a briga de galos ou os trajes das misses, enquanto procurava estabelecer uma independente e confusa política externa.
B. (     ) Apesar das hesitações com relação às reformas de base prometidas na campanha eleitoral, Jânio implementou uma arriscada e independente política externa, chegando a condecorar "Che Guevara".
C. (     ) Jânio elegeu-se prometendo "varrer" a corrupção da política brasileira, mas foi deposto sob acusação de enriquecimento ilícito com verbas de campanha.
D. (     ) Procurando implementar as promessas de campanha a respeito da reforma agrária e querendo dissolver o Congresso, Jânio renunciou quando encontrou resistências entre os sindicatos operários que o haviam apoiado.

O presidente acusava as misteriosas "forças ocultas" como responsáveis pelo seu ato. Hoje, há poucas dúvidas de que a renúncia fazia parte de uma estratégia golpista. Minoritário no Congresso, criticado duramente por Carlos Lacerda, o presidente esperava voltar nos braços do povo, fato que não se confirmou.

6. Através do texto, identifique o acontecimento histórico em questão.
A. (    ) Suicídio do Presidente Getúlio Vargas
B. (    ) Impeachment do Presidente Collor de Mello
C. (    ) Queda do governo Goulart.
D. (    ) Deposição de Carlos Luz.
E. ( ) Renúncia de Jânio Quadros.

7. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
A. (    ) Uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
B. (    ) Uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C. (     ) Uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
D. (     ) Uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
E. (    ) Uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

8. O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo do General Costa e Silva, permitiu a esse presidente da República, entre outras medidas:
A. (    ) Convocar uma Assembléia Nacional Constituinte
B. (    ) Criar novos ministérios e empresas estatais
C. (    ) Decretar o recesso parlamentar e promover cassações de mandatos e de direitos políticos
D. (    ) Contratar maiores empréstimos no exterior
E. (    ) Promover uma reformulação do sistema partidário

9. O chamado "Milagre Econômico" do período da ditadura militar brasileira, entre 1968 e 1973, resultou de
A. (    ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, preços dos produtos brasileiros mais altos e dos estrangeiros mais baixos; grandes investimentos estatais; taxas de juros internacionais baixas; grande endividamento externo público e particular; participação de multinacionais.
B. (    ) Arrocho salarial; situação internacional vantajosa, pois o preço dos produtos brasileiros era mais alto, e o dos estrangeiros, mais baixo; pequeno endividamento externo e interno; taxas de juros internacionais baixas.
C. (    ) Arrocho salarial; situação internacional complicada, favorecendo o mercado externo para nossos produtos; taxas de juros internacionais altas; pequenos investimentos das estatais e participação das multinacionais na implantação de indústrias de base.
D. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais altas; pequeno endividamento externo público e particular; transferência de capital de multinacionais para o Brasil; privatização das estatais.
E. (    ) Situação internacional vantajosa; taxas de juros internacionais baixas; desenvolvimento do mercado interno, devido à política de aumentos salariais; participação de multinacionais.

10. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A. (    ) Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
B. (    ) Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C. (    ) Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.
D. (    ) Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

11. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A. (    ) Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.
B. (    ) Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C. (    ) Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.
D. (    ) Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

12. O Ato Institucional Número 5 (AI-5) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?

A. (     ) Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.
B. (     ) Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.
C. (     ) Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D. (     ) Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
Resultado de imagem para charge sobre a ditadura militar
13. Relacione a imagem acima com o período conhecido como Ditadura Militar.

R: A imagem acima representa o processo de acirramento da ditadura militar no Brasil. A população havia perdido o direito de se expressar livremente, pois eram perseguidos, torturados ou assassinados.

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

14. Esse Manifesto revela que os militares
A. (     ) Estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
B. (     ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C. (     ) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D. (     ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E. (     ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O governo democrático de Getúlio Vargas

Eleição de Getúlio Vargas - 1950               "Bota o retrato do velho outra vez... bota no mesmo lugar". Assim começava a marchi...