sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha- 7º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 7º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”

1. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
A. (     ) No trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. (     ) No emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. (     ) No trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. (     ) Em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. (     ) Em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa.

2. Explique as 2 principais formas de trabalho mais utilizadas pelos espanhóis em suas colônias.

R: As duas formas de exploração foram: a mita, que sorteava um indígena para trabalhar na extração de metais preciosos; e a encomienda, que promovia o controle exploratória de toda a comunidade indígena.

Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz.

3. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano:
A. (     ) Sobre os incas, na região andina.
B. (     ) Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.
C. (     ) Sobre os maias, na região amazônica.
D. (     ) Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.

4. O mais importante órgão metropolitano da administração colonial espanhola era a(o):
A. (    ) Capitania Geral
B. (    ) Conselho de Índias
C. (    ) Conselho Ultramarino
D. (    ) Casa das Índias
E. (    ) Intendencia

5. As bases da dominação espanhola na América puderam se organizar rapidamente:
A. (     ) Porque as zonas ricas em metais preciosos se encontravam próximas ao litoral.
B. (     ) Pela capacidade empreendedora da administração espanhola.
C. (     ) Pelo fato de que os produtos agrícolas tradicionais dos indígenas, como o fumo e o milho puderam ser aproveitados para exportação.
D. (     ) Pela alta densidade populacional indígena nas zonas da mineração o que propiciava uma elevada oferta de mão-de-obra.
E. (     ) Pelos grandes investimentos feitos pela coroa espanhola na América.

Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.

6. Considerando o seu conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:
A) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. (    ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América Hispânica.
D. (    ) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na colônia.
E. (    ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a escravidão de africanos nas minas e plantações.

7. Diferencie chapetones e criollos.

R: Os Chapetones eram aqueles espanhóis que trabalhavam no continente americano. Já os criollos eram os filhos dos europeus que nasciam na América.

8. A administração espanhola na América era bastante rígida; daí a criação de órgãos como a Casa de Contratação, cuja função era
A. (     ) Administrativa, pois a cada três anos realizava a Visitacion e fiscalizava a cristianização dos índios.
B. (     ) Presidir a Audiência, comandar as forças militares, controlar as minas e fiscalizar a cristianização dos índios.
C. (     ) Administrar estabelecimentos públicos, cobrar impostos e policiar a região.
D. (     ) Fiscalizar a entrada e a saída de riquezas da América, combatendo o contrabando.
E. (     ) Fazer leis coloniais, comandar os funcionários e servir de Tribunal.

Por cima das ruínas dos incas, astecas e maias, os espanhóis consolidaram seu poderio e riqueza. Até meados do século 16, a colonização espanhola estava completamente organizada, sendo a mineração do ouro e da prata as principais atividades lucrativas.

9. Sobre a colonização espanhola na América é CORRETO afirmar:
A. (     ) Os adelantados eram os conquistadores que, pelo sucesso conseguido, recebiam amplos poderes civis e militares para governar determinada região.
B. (     ) Os espanhóis agiram com violência porque não contaram com boa receptividade dos nativos, que acreditavam que eles (os espanhóis) eram os enviados dos deuses para destruí-los.
C. (     ) A violência e a injustiça com os nativos aumentaram quando a coroa substituiu os conquistadores pela burocracia régia (pessoas de confiança do rei).
D. (     ) A empresa de colonização espanhola foi organizada fora dos padrões fixados pela política mercantilista, já que os espanhóis controlavam todas as atividades na colônia.

Cortés chegou ao México com pouco mais de quinhentos soldados e Pizzaro entrou no Peru com cerca de 180 homens. Como tão poucos espanhóis conseguiram derrotar milhares de astecas e incas? Existem várias razões para a vitória dos espanhóis.

10. Dentre essas razões podemos considerar, EXCETO
A. (    ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
B. (    ) As doenças trazidas pelos espanhóis, tais como sarampo, gripe.
C. (    ) O modo de agir e pensar dos espanhóis não eram compreendidos pelos nativos.
D. (    ) Os nativos conheciam muito mais os costumes dos espanhóis do que estes dos nativos.

11. Os astecas e o incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido
A. (     ) Ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.
B. (     ) A eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.
C. (     ) Á existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.
D. (     ) A existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.
E. (     ) Aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.

"(...) desde o começo até hoje a hora presente os espanhóis nunca tiveram o mínimo cuidado em procurar fazer com que a essas gentes fosse pregada a fé de Jesus Cristo, como se os índios fossem cães ou outros animais: e o que é pior ainda é que o proibiram expressamente aos religiosos, causando-lhes inumeráveis aflições e perseguições, a fim de que não pregassem, porque acreditavam que isso os impediria de adquirir o ouro e riquezas que a avareza lhes prometia."

12. No contexto da colonização espanhola na América, é possível afirmar que:
A. (     ) Existia concordância entre colonizadores e missionários sobre a legitimidade de sujeitar os povos indígenas pela força.
B. (     ) Os missionários influenciaram o processo de conquista para salvar os índios da cobiça espanhola.
C. (     ) Colonizadores, soldados e missionários respeitavam os costumes, o modo de vida e a religião dos povos nativos.
D. (     ) Os padres condenavam as atitudes dos soldados porque pretendiam ficar com as riquezas das terras descobertas.
E. (     ) Os missionários condenavam o uso da força e propunham a conversão religiosa dos povos indígenas.

13. O processo de colonização europeia da América, durante os séculos XVI, XVII e XVIII está ligado à
A. (     ) Expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.
B. (     ) Disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.
C. (     ) Política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral.
D. (     ) Criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.
E. (     ) Política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.

“[...] A primeira colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”

14. Ao chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.
A. (    ) Criollos.
B. (    ) Cabildos.
C. (    ) Chapetones.
D. (    ) Encomendero.
E. (    ) Mestiços.

15. A administração colonial na América Espanhola estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão representante da política administrativa colonizadora da Coroa Espanhola era a(o):
A. (    ) Casa de Contratação.
B. (    ) "Audiência".
C. (    ) Consulado.
D. (    ) "Pueblo".
E. (    ) Conselho Real e Supremo das Índias.

16. "As aldeias de índios estão forçadas a entregar certa quantidade de seus membros aptos para realizar trabalhos (...), durante um prazo determinado. Esses índios são compensados com certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados tipos de serviços."  Esse trecho da obra de Sérgio Bagú, ECONOMIA DA SOCIEDADE COLONIAL, apresenta as condições de trabalho compulsório
A. (     ) Dos diversos grupos indígenas das áreas colonizadas por espanhóis e portugueses.
B. (     ) Dos grupos indígenas das áreas espanholas submetidos à instituição da "mita".
C. (     ) Dos grupos indígenas das áreas portuguesas submetidas às regras da "guerra justa".
D. (     ) Dos grupos indígenas das áreas agrícolas de colonização espanhola submetidos ao regime de "encomienda".
E. (     ) Dos grupos indígenas das áreas portuguesas e espanholas originários das "missões" dos jesuítas.

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17. Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: Os espanhóis foram os responsáveis pelo extermínio de grande parte dos povos indígenas. Em outras palavras, as páginas da nossa história estão manchadas de sangue.

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