1. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso).
A. (V) Os plebeus eram pobres, viviam como agricultores ou artesãos.
B. (F) Os plebeus formavam a aristocracia de Roma.
C. (V) Os clientes eram intermediários entre os patrícios e os plebeus.
D. (V) Os escravos eram muitos no império.
E. (F) Para o patrício, quanto maior o número de clientes, menor seu
prestígio.
2. O idioma principal dos antigos romanos era:
A. ( ) O
italiano
B. (X) O
latim
C. ( ) O
hebraico
D. ( ) O
aramaico
E. ( ) O
greco-romano
"Augusto
conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens
com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso,
congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis."
3. Leia
o texto acima e responda as questões a seguir:
A. Identifique
o período da história de Roma tratado nesse texto.
R: O início do Império Romano, mais precisamente a Monarquia.
b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período
R: O
Estado romano era autocrático, ou seja, o Imperador era a autoridade máxima, o Imperador
criou a política do “pão e circo”, para ter popularidade e conter revoltas plebeias, ampliou os ganhos dos militares e início a chamada “pax romana”,
tornado os povos conquistados cidadãos de Roma.
4. Época em que Roma era uma pequena cidade sob a
influência dos etruscos:
A. (X)
Monarquia
B. ( )
República
C. ( )
Império
D. ( )
Comunismo
E. ( )
Imperialismo
5. Chegaram à
península por volta do século VIII a.C. Ocuparam de início a região central e,
logo em seguida, estenderam seus domínios até o norte:
A. ( ) Italiotas
B. ( ) Gregos
C. ( ) Portugueses
D. (X) Etruscos
E. ( ) Franceses
6. Foram grandes
proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também
desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na
administração. Eram os cidadãos romanos:
A. ( ) Os
plebeus
B. (X) Os
patrícios
C. ( ) Os
clientes
D. ( ) Os
clãs
E. ( ) Os
trabalhadores rurais
Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos
plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais
causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência
de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a
obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.
7. Em suas lutas por direitos, os plebeus
conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
A. (X) Lei
das Doze Tábuas (451 a.C.)
B. ( )
Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
C. ( ) Lei
Canuléia (445 a.C)
D. ( ) Lei
Licínia (367 a.C)
8. Roma e Cartago passaram
de aliadas a inimigas mortais.”. Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota
de Cartago?
R: Após as guerras púnicas, os romanos conseguiram expandir seus territórios, aumentaram a quantidade de escravos e elevaram a arrecadação de impostos.
9. As lutas por riquezas e
territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o
Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:
A. (X) Romanos
e cartagineses.
B. ( ) Gregos
e persas.
C. ( ) Macedônicos
e romanos.
D. ( ) Romanos
e germânicos.
E. ( ) Gregos
e romanos.
10. Relacione abaixo as camadas sociais com
suas respectivas funções.
(A) Patrícios
(B) Plebeus
(C) Clientes
(D) Escravos
(D) Eram
utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, professores,
etc. Eram considerados como objetos.
(C)
Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda
econômica e proteção social.
(A)
Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(B)
Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses,
conseguiram uma série de direitos e privilégios.
Pão
e Circo
Com o crescimento urbano vieram também os problemas
sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois
muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou
para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida.
Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador
criou a política do Pão e Circo.
Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e
diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o
mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta
forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo
as chances de revolta.
11. Explique com
suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e
Circo durante o Império Romano:
R:
A política do pão e circo consistia na concessão de pão (alimento) e circo
(diversão) à população, evitando os conflitos entre a sociedade romana. Com isso,
foi estabelecido a paz romana (pax romana).
12. Você acha que distribuir alimento e diversão
gratuitamente para os pobres é a melhor solução para seus problemas? Por quê?
R: Resposta pessoal.
13. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da
política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A. (
) O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em:
nobres, comerciantes e escravos.
B. (X ) O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em:
patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e
pequenos proprietários).
C. (
) O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em:
governadores, classe média e camponeses.
D. (
) O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em:
presidente, burguesia e servos.
14. O que foi a política do pão-e-circo
durante o Império Romano?
A. (
) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos,
através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B. (
) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros
alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C. (X) Distribuição de alimentos (principalmente
pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador
agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e
conflitos em Roma.
D. (
) Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o
circo e a venda ilegal de pães em Roma.
15. Qual das alternativas abaixo apresenta
aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
A. (X) O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente,
assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e
espanhola.
B. (
) A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo
ocidental.
C. (
) As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do
processo de mumificação de corpos.
D. (
) A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e
cultura.
16. Interprete a imagem acima de acordo com
os seus conhecimentos.
R: Os
romanos classificaram a civilização em duas categorias. Os que falavam o latim
(romanos) e os bárbaros, que desconhecia a sua cultura e a sua civilização.
QUESTÃO DESAFIO:
Interprete a imagem abaixo, associando a
história da civilização romana com a sociedade brasileira atual.
R: A charge mostra que a sociedade brasileira é marcada pela corrupção dos políticos. O termo "mamar nas tetas" significa o fato dos políticos desviarem o dinheiro público. Na charge, tal termo faz referência à fundação mitológica de Roma.
me ajudou bastante
ResponderExcluirnoza
ResponderExcluirÉ a lei Canuléia que permitia casamentos entre plebeus e patrícios.
ResponderExcluir7. Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
ResponderExcluirA. ( ) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
B. ( ) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
C. ( x ) Lei Canuleia (445 a.C)
D. ( ) Lei Licínia (367 a.C)
a 7 esta errada
ResponderExcluir