ESCOLA ESTADUAL
“MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:
08 pts. Data: 04/11/2016
Aluno(a):_____________________________Turma: 3º ano ___Turno: Noturno Nota: __
“Na presidência da
República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de
governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais
evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos,
na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29
de agosto de 1961).
1. Esse Manifesto
revela que os militares
A
( ) Estavam excluídos de qualquer poder
no regime de democracia presidencial.
B ( ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C (X) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D ( ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E ( ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
B ( ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C (X) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D ( ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E ( ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.
2. A
“Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São
Paulo, foi:
A
(X) Uma demonstração de forças
conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do
governo João Goulart.
B
( ) Uma manifestação de apoio das
famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C
( ) Uma resposta das massas populares,
apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de
1964).
D
( ) Uma demonstração de repúdio das
classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio
norte-americano, ao governo de Goulart.
E
( ) Uma manifestação, de setores
conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se
derrubar o governo constitucional.
Pai, afasta de mim
esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
3.
Interprete o refrão da música acima associando-o ao período da Ditadura
Militar.
R: O refrão demonstra a associação entre o sofrimento de Cristo e a morte e tortura dos presos políticos durante a Ditadura Militar. Além disso, o cálice está relacionado ao ato de calar a boca, que representando a repressão do governo diante de toda a sociedade.
4.
Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A
( ) Através de eleições democráticas
que levaram ao poder os militares.
B
( ) Através de um acordo ocorrido
entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C
( ) Através de uma sangrenta guerra
civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de
brasileiros.
D
(X) Através de um golpe militar,
ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.
5.
Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar
brasileiro?
A
(X) Bipartidarismo, falta de
democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos
sociais.
B
( ) Democracia, eleições diretas para
presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras
para os camponeses.
C
( ) Implantação do socialismo,
existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores
políticos.
D
( ) Liberdade de imprensa, valorização
do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem
terras.
6.
O Ato Institucional Número 5 (AI-5) foi o mais duro do governo militar. Qual
das alternativas abaixo aponta as características deste ato?
A
( ) Fechou totalmente a economia
brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e
implantou várias medidas socialistas.
B
( ) Decretou a prisão de todos os
artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra
do Hino Nacional.
C
( ) Decretou o fechamento do Congresso
Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos
brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D
(X) Aposentou juízes, cassou mandatos,
acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e
policial.
7.
No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969
e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das
alternativas abaixo aponta características deste período?
A
( ) Investimentos nos setores
culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição
de renda de forma justa.
B
(X) Forte crescimento do PIB,
investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com
aumento da dívida externa.
C
( ) Elevados investimentos externos
(principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do
consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D
( ) Criação de programas de
distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das
exportações de máquinas e produtos tecnológicos.
8.
Qual das alternativas abaixo aponta uma importante decisão que abriu caminho
para a redemocratização no país e fim da ditadura militar?
A
( ) Em 1984, a Campanha das Diretas Já
conquistou seu objetivo e as eleições diretas para presidente voltou ao país em
1985.
B
( ) Em 1979, o presidente Figueiredo
estabeleceu o fim da ditadura e convocou eleições diretas para presidente.
C
(X) Em 1978, o presidente Geisel
acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da
democracia no Brasil.
D
( ) Em 1980, com apoio dos EUA, uma
guerra civil derrubou o governo militar e colocou no poder um presidente civil.
Durante o regime
militar (1964-1985), os governos decretaram vários atos institucionais, o que
permitiu o aparecimento de um processo crescente de arbitrariedade,
autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos.
9. Em relação a esse
regime podemos afirmar que:
A
( ) Os atos institucionais foram os
instrumentos legais que o regime militar teve em mãos para garantir a ordem
política democrática.
B
( ) Nesse período de regime militar,
em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou
plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.
C
(X) A opção por um regime militar
simbolizou o caminho escolhido pelas elites políticas, aliadas a interesses
internacionais, para enfrentarem a crise social, política e econômica, face à
crescente organização de parcelas da sociedade civil que reivindicavam os
direitos de cidadania.
D
( ) Os vinte e um anos de regime
militar introduziram o Brasil na modernidade e garantiram que os militares,
aliados a um Congresso Nacional que funcionou com plena liberdade no
cerceamento à livre expressão, evitassem a adesão do país ao comunismo.
E
( ) Entre os atos institucionais
publicados durante a vigência do regime militar, o AI-5 foi o símbolo maior das
medidas autoritárias necessárias à passagem ao regime democrático, alcançado
imediatamente após a sua publicação.
10. Interprete
a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A charge acima representa o autoritarismo simbolizado pela Ditadura Militar, pois não havia liberdade de expressão. A população não tinha o direito de escolha e de falar abertamente tudo que desejava.
11. Durante
grande parte do período militar, tanto no Rio Grande do Norte quanto no
restante do país, houve a prevalência de apenas dois partidos políticos
oficiais. Assinale-os.
A
( ) PSDB e ANL.
B ( ) PT e PC do B.
C ( ) PMDB e PTB.
D (X) Arena e MDB.
B ( ) PT e PC do B.
C ( ) PMDB e PTB.
D (X) Arena e MDB.
Fonte 1
“Chefes altamente
qualificados do Movimento de Março de 64 preferem chamá-lo contra revolução.
Com efeito, houve uma reação ao rumo desordenado e ameaçador das liberdades
democráticas que a Nação tomava sob Goulart. (...) Março de 64 é, pois, uma
resposta e não um projeto autônomo. Por isso, foi feito em nome do Anti:
anticomunismo, antipeleguismo, anticorrupção”. (Jarbas Passarinho, Folha de São
Paulo, 31/03/1982).
Fonte 2
“Com efeito, o governo
de Jango não caiu por seus defeitos... ele foi derrubado por suas virtudes.
Essencialmente porque representava uma ameaça inadmissível para as classes
dominantes. Quem viveu aqueles últimos meses de tensão recordará tanto a
animosidade e o ódio que se alastraram por toda a casta de privilegiados contra
o governo nacionalista e sindicalista, como o entusiástico apoio popular ao
governo trabalhista e reformista”. (Darcy Ribeiro, Folha de São Paulo,
30/03/1982).
12. Com
base nos testemunhos acima citados, faça o que é pedido abaixo.
A. Identifique os pontos de vista de cada um dos autores citados com relação ao golpe militar de 1964.
A. Identifique os pontos de vista de cada um dos autores citados com relação ao golpe militar de 1964.
R: A fonte 1 apresenta um posicionamento favorável à Ditadura Militar, um movimento considerado uma reação às liberdades democráticas que se tornavam intensas no governo de João Goulart, como a Reforma de Base. Já a fonte 2 realizou uma defesa ao governo Jango, analisado como a tentativa de conceder à população uma melhor qualidade de vida.
B. Compare os projetos políticos para o Brasil que estão implícitos nos dois trechos acima citados.
R: A fonte 1 propõe um modelo político capitalista, com alinhamento direto com os norte-americanos (contexto da Guerra Fria), já Darcy Ribeiro defende a concepção política de um governo nacionalista e sindicalista, voltados para atender as necessidades da classe trabalhadoras.
Questão desafio:
Analise
a imagem acima tendo como foco a manchete principal.
R: A manchete acima representa a luta dos grupos guerrilheiros contra a ditadura militar. A estratégia de luta era sequestrar embaixadores e, em troca, exigir a liberdade dos presos políticos. O jornal, favorável à Ditadura Militar, apresenta o movimento como "terror", ou seja, terrorista. Já os presos políticos eram chamados de "bandidos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário