ESCOLA
ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação
de aprendizagem
Disciplina: História-Valor:07
pts. Data: __/__/ 2019
Aluno(a):___________________Turma: 2º ano:
__ Turno: _____ Nota: ___
1. A exploração
dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século
XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a
metrópole. Entre elas:
A. (
) O intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o
desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal
da Inquisição na capitania.
B. ( ) A solução temporária de
problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da
colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
C. (
) A separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do
monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de
ourives.
D.
( ) A proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas
Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do
contrabando.
E.
( ) O incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento
do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a
subsistência diretamente da metrópole.
2. A Inconfidência
Mineira, no plano das idéias, foi inspirada:
A. ( ) Nas reivindicações das camadas menos
favorecidas da colônia;
B. ( ) No pensamento liberal
dos filósofos da ilustração europeia;
C. ( ) Nos princípios do socialismo utópico de
Saint-Simon;
D. ( ) Nas idéias absolutistas defendidas pelos
pensadores iluministas;
( ) Nas fórmulas políticas desenvolvidas
pelos comerciantes do rio de Janeiro.
3. Portugal
exerceu sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele exercido no
açúcar criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe as colunas:
1. Capitação
2. Derrama
3. Quinto
4. Casa de
Fundição
( ) 20% do ouro extraído nas minas.
( ) local onde o ouro em pó era transformado
em ouro em barras.
( ) punição caso não se conseguisse arrecadar
cem arrobas de ouro na região.
( ) imposto cobrado de acordo com a quantidade
de escravos que trabalhavam nas minas
A.
( ) 4 – 3 - 1 – 2
B.
( ) 3 – 4 – 2 – 1
C.
( ) 2 – 4 – 3 – 1
D. ( ) 3 – 4 – 2 – 1
E.
( ) 3 – 4 – 2 – 1
4. Explique a
imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem acima representa a santa do pau oco, uma artimanha usada
pelos escravos para roubar o ouro da coroa portuguesa. O objetivo consistia em
tentar comprar a carta de alforria.
5. Qual destas
definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
A.
( ) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham
exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
B.
( ) Movimento de fundo catequético, liderados pelos
jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
C. ( ) Expedições particulares que apresavam os
índios e procuravam metais e pedras preciosas.
D.
( ) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas
litorâneas e ribeirinhas.
E.
( ) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para
serem catequizadas pelos jesuítas.
6. Expedições
fluviais paulista responsável pelo abastecimento de mantimentos, armas e
escravos para os povoados e vilas do interior do Brasil:
A.
( ) Missões
B. ( ) Monções
C.( ) Entradas
D. ( ) Bandeiras
B. ( ) Monções
C.( ) Entradas
D. ( ) Bandeiras
7. Sobre as
entradas ou bandeiras, todas as afirmativas estão corretas, exceto:
A.
( ) Permitiram a interiorização do país.
B. ( ) Promoveram a extinção da escravidão
indígena.
C.
( ) Promoveram a descoberta do ouro nas províncias de
Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
D.
( ) Os bandeirantes entravam pelo Sertão para escravizar
indígenas e procurar ouro e pedras preciosas.
A história das monções em Cuiabá
é, de certa forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua
expansão para o Brasil Central. Desde 1622, numerosos grupos armados,
procedentes de São Paulo, Parnaíba, Sorocaba e Itu, trilharam constantemente
terras hoje mato-grossenses, preando índios ou assolando povoações de
castelhanos.
Sérgio Buarque de
Holanda. Monções.
8. Baseando-se no
texto, responda ao que se pede.
A. Quais foram os
objetivos das bandeiras paulistas?
R: As
bandeiras tinham os objetivos de prender os indígenas que se encontravam nas
missões e, sobretudo, metais preciosos.
B. O que foram as
monções e qual foi a sua importância histórica?
R: Na
Colônia, as expedições que utilizavam as vias fluviais foram chamadas de
monções, não por causa dos ventos, mas por se submeterem ao regime dos rios,
partindo sempre na época das cheias (março e abril), quando os rios eram
facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.
9. Assinale a
alternativa que NÃO faz parte da rotina dos bandeirantes.
A.
( ) Destruição de quilombos.
B.
( ) Apresamento de indígenas.
C.
( ) Busca por pedras preciosas.
D.
( ) Conquista de novos territórios.
E. ( ) Trabalhos comunitários em estabelecimentos
públicos.
10. O ouro
circulava normalmente pela região mineradora, o que tornava difícil a cobrança
do quinto. Para que ficasse mais eficiente esse controle, o governo português
proibiu a circulação de ouro em pó criando as:
A.
( ) Intendências mineiras
B. ( ) Casas de fundição.
C.
( ) fiscalizações das minas
D.
( ) Cercas entre as minas
11. O ideário
político de conteúdo liberal da Inconfidência Mineira apresentava algumas
contradições, dentre elas:
A. ( ) Manutenção do regime de
trabalho escravo;
B. ( ) Adoção de um regime político republicano;
C. ( ) Estabelecimento de uma Universidade em
Vila Rica;
D. ( ) Separação e independência dos poderes
executivo, legislativo e judiciário;
E. ( ) Manutenção dos antigos privilégios
concedidos às companhias de comércio.
12. Sobre a Inconfidência
Mineira é correto afirmar:
A. ( ) Foi um movimento que contou com uma ampla
participação de homens livres não-proprietários e até mesmo de muitos escravos
negros.
B. ( ) O clero de Minas Gerais não teve nenhuma
participação na conspiração, que tinha uma forte conotação antieclesiástica;
C. ( ) Entre os planos unanimemente aprovados
pelos conspiradores de Minas estava a abolição da escravatura;
D. ( ) Entre os fatores que
influenciaram os “inconfidentes” estavam as “idéias francesas” (o Iluminismo, o
Enciclopedismo) e a “justificação pelo exemplo”, da Independência
Norte-Americana.
E. ( ) Os “inconfidentes” jamais pensaram
seriamente em proclamar a Independência do Brasil em relação a Portugal,
pretendendo apenas forçar a Coroa a suspender a cobrança da “derrama”.
13. Marque X nas
expressões que estão relacionadas com a atividade mineradora.
A. ( ) sesmarias
B. ( ) datas
C. ( ) senhor de engenho
D. ( ) latifúndios
E. ( ) quinto
F. ( ) mobilidade social
G. ( ) concentração de renda
H. ( ) faiscação
I. ( ) casas de fundição
A. ( ) sesmarias
B. ( ) datas
C. ( ) senhor de engenho
D. ( ) latifúndios
E. ( ) quinto
F. ( ) mobilidade social
G. ( ) concentração de renda
H. ( ) faiscação
I. ( ) casas de fundição
14. Podemos
afirmar sobre o período da mineração no Brasil que
A. ( )
Atraídos pelo ouro,
vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a
mineração.
B. ( )
A exploração das
minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
C. ( )
A mineração deu
origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do
Brasil.
D. ( )
O ouro beneficiou
apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
E. ( )
A
mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de
diferenciação da sociedade.
15. As
idéias do iluminismo foram importantes para a divulgação de concepções de mundo
que condenavam a escravidão e o feudalismo. No Brasil, na época, movimentos
políticos foram influenciados por estas idéias. A Inconfidência Mineira, por
exemplo, no século XVIII:
A. ( ) Fracassou nos seus planos e foi fortemente reprimida pelas medidas
tomadas por Portugal;
B. ( ) Teve a participação de escravos, lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia;
C. ( ) Foi uma rebelião de caráter popular que envolveu intelectuais entre as lideranças;
D. ( ) Defendeu, com clareza, o fim da escravidão, seguindo, de forma revolucionária, os ideais do liberalismo.
B. ( ) Teve a participação de escravos, lembrando a estrutura da Revolta dos Alfaiates, que aconteceu na Bahia;
C. ( ) Foi uma rebelião de caráter popular que envolveu intelectuais entre as lideranças;
D. ( ) Defendeu, com clareza, o fim da escravidão, seguindo, de forma revolucionária, os ideais do liberalismo.
16. Explique a
imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A charge demonstra o processo conhecido como derrama, um artifício da coroa portuguesa que
objetivava retirar os bens da população que vivia no Brasil colonial.
Ninguém caminha sem
aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e
retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.
Paulo Freire
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