1. De acordo com nossos estudos e o nosso livro
didático marque CERTO (C) OU ERRADO (E).
A. (C) (E) As fontes
históricas são coisas fabricadas pelo ser humano.
B. (C) (E) A História é
uma ciência, pois seus estudos são todos provados por meio das fontes
históricas.
C. (C) (E) O único tipo de fonte histórica é a
Fonográfica.
D. (C) (E) Os
testemunhos orais podem ser considerados como fontes históricas.
E. (C) (E) A História
é a ciência que estuda o passado e assim compreender a cultura dos povos
antigos.
2. Assinale a alternativa que apresenta
corretamente o ano relacionado ao seu século.
A. ( ) Ano
1478 século XIV
B. ( ) Ano
258 século II
C. ( ) Ano
3698 século XXXI
D. ( ) Ano
1236 século XII
E. ( ) Ano 2015 século XXI
3. Um dos principais objetivos da História é
resgatar os aspectos culturais de um determinado povo ou região para o
entendimento do processo de desenvolvimento. Entender o passado também é
importante para a compreensão do presente. Escreva uma frase explicando o que
são fontes históricas.
R: Fontes históricas são os vestígios
deixados pelos seres humanos ao longo da história. São importantes no sentido
de tentar compreender um acontecimento histórico específico.
4. De
acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta
dos períodos históricos é:
A.
( ) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
B. ( ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média,
Idade Moderna e Idade Contemporânea.
C.
( ) Idade Antiga, Idade Média, Idade
Moderna, e Idade Contemporânea.
D.
( ) Idade Contemporânea, Idade
Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
E.
( ) Pré-História, Idade Contemporânea,
Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga
O Tempo Histórico e o Tempo Cronológico
“A divisão mais comum da história é a da Idade Antiga, Medieval,
Moderna e Contemporânea. Mas essa divisão é de toda a história do Homem? Para
estabelecer um caminho didático na exposição, desenvolvimento e pensamento dos
fatos históricos fez-se necessário a divisão da história em períodos com
características semelhantes, porém essa divisão não atende a todas as
sociedades humanas. Na visão de um mundo eurocêntrico onde a Europa é o centro
político e geográfico do mundo se estabeleceu para o ocidente a divisão da
história segundo os acontecimentos políticos, religiosos e econômicos da Europa
como, por exemplo, a Queda do Império romano, Queda de Constantinopla ou a
Revolução Francesa. Mas como dizer que tais acontecimentos foram decisivos para
a história de sociedades que não estavam ligadas direta ou indiretamente com
esses fatos como uma tribo norte-americana que nunca passou por um processo de
industrialização, ou que não construiu um grande império. Esse pensamento acaba
por gerar um conceito de sociedades desiguais e proporciona um conceito de
sociedades mais avançadas que outras. Para minimizar tais conceitos devemos nos
apegar as características e necessidades de cada comunidade/sociedade e não
compará-las, tendo como base o conceito da história é que devemos levar em
consideração o tempo e o espaço das populações, pois se o espaço ou o tempo são
diferentes, consequentemente a história também o será. Com isso não podemos
alinhar o tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem
desprezando culturas diferentes.”
5. De acordo com o texto acima e as nossas aulas
responda as seguintes questões:
A. Qual a divisão mais comum da História?
R: A divisão mais comum da história é: Antiguidade,
Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
B. Cite um acontecimento europeu, de acordo com o
texto, serve para marcar a divisão da história?
R: Os acontecimentos históricos citado
foram: Queda do Império romano, Queda de Constantinopla e a Revolução Francesa.
c) De acordo com o texto e nossos estudos, devemos
comparar duas sociedades diferentes? Justifique sua resposta com ao menos UM
argumento.
R: Segundo o texto, não podemos alinhar o
tempo histórico com o cronológico, não cometendo anacronismos e nem desprezando
culturas diferentes.
A evolução do ser humano
Ao analisar fósseis de humanos antigos percebemos que nós evoluímos
desde nosso surgimento. Esta evolução nos traz alguns indícios de que existiram
outras raças humanas. Estas antigas raças humanas, como surgiram? Para essa
pergunta temos basicamente 2 respostas: a primeira apresenta uma visão
religiosa com a participação do divino e tem como fonte histórica principal a
Bíblia (para os cristãos ou Torá para os Judeus), para essa teoria damos o nome
de criacionista, onde Deus é o criador de tudo e de todos. Porém essa teoria
não explica as diversidades encontradas entre os primeiros hominídeos. Tentando
sanar essa lacuna na História do surgimento do ser humano começou a se pensar
na teoria de uma evolução desse hominídeo, onde para continuar sua vida teve de
se adaptar as novas características climáticas, geográficas, enquanto outras
espécies foram extintas. Essa teoria traz grandes dúvidas sobre a evolução do
homem tendo vindo do macaco, mas a nossa certeza hoje é de que essa evolução
não é verídica, o que pode ter ocorrido é que um grupo de primatas com algumas
características semelhantes à de nossos ancestrais possa a ter vindo originar
os primeiros hominídeos. A seleção natural desenvolvida (mas não criada) por
Charles Darwin no século XIX possibilitou de concreto para nós é de que hoje
sobre a terra não existem raças humanas, o que nos diferencia uns dos outros é
a nossa etnia.
6. A partir do texto acima e de nossos estudos
sobre o tema, responda os seguintes itens:
a) O que são fosseis?
Os Fósseis são vestígios de
organismos (animais e vegetais) muito antigos que foram preservados como passar
dos anos por meio de processos naturais.
b) Qual o livro que traz a teoria Criacionista?
R: O livro que descreve a teoria criacionista
é a bíblia.
c) Quem desenvolveu a teoria Evolucionista?
R: O cientista responsável pela
elaboração da teoria evolucionista foi Charles Darwin.
7. De acordo com nossos estudos marque a
alternativa que corresponda ao conceito da Ciência História:
A. ( )
Estuda as ações do homem no espaço sem se preocupar com o tempo
B. ( )
Estuda as ações do Homem no tempo, sem se preocupar com o espaço
C. ( )
Está relacionado a tudo o que o ser humano modifica
D. ( ) è
toda tecnologia que o ser humano produz
E. ( ) Estuda as ações do Homem
no tempo e no espaço
Os idosos
“Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito
tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros
acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a
possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre
o mundo. Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para
recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de
preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca
tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história”.
8. Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o
historiador estará utilizando uma fonte:
A. ( ) Oral
B. ( )
Textual
C. ( )
Visual
D. ( )
Mídia interativa
Leia a frase:
"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente
perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"
9. De acordo com a frase acima qual a importância
da história para as nossas vidas?
R: A história é importante para que
possamos nos conhecer como seres humanos, que ocupam seu lugar no tempo e no
espaço. Em outras palavras, a história é essencial para compreender o mundo em
que vivemos.
10. Nós vimos em nossas
aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses,
anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual
século ele pertence (utilize os números romanos):
A.
Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século XX
B.
Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século XV
C.
Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século V
D.
As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século XXI
E.
A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século XX
F.
A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no
século XIX
QUESTÃO DESAFIO:
Interprete
a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: Para cada novo instrumento de trabalho que o homem conquista, ele
adota uma postura diferente. Assim, quando se chega ao impacto tecnológico
causado pelo computador, percebe-se que o homem aproxima-se fisicamente de seus
ancestrais, deixando explicita a dependência à tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário