AVENIDA FRANCISCO ROSA, Nº 300- DISTRITO DE SANTA
EFIGÊNIA
CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental - Anos Finais 6º ao 9º ano - Educação Integral – Turma: 8º Ano - Nome:_____________________ Data: __/__/__ Nota___
1. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução
Francesa:
A.
( ) As guerras de conquistas
promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
B.
( ) A grande influência da burguesia
e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
C.
( ) As fraudes eleitorais que
existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
D.
( ) A revolta de grande parte da
população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas
injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro
afirmar que:
A.
( ) O clero e a nobreza possuíam
muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B.
( ) A estrutura social da população francesa
não era estratificada.
C.
( ) Havia igualdade de direitos,
sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D.
( ) Não havia pobreza, nem miséria,
pois existia uma justa distribuição de renda.
3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A.
( ) A decretação de leis que
garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B.
( ) A união do clero e da burguesia
em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C.
( ) A Queda da Bastilha (principal
prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D.
( ) O apoio de Napoleão Bonaparte ao
governo do monarca Luís XVI.
4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que
defendiam?
A.
( ) Eram representantes da monarquia
que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B.
( ) Era um grupo político que
representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos
trabalhadores urbanos e rurais na política.
C.
( ) Eram representantes da baixa burguesia e
defendiam uma maior participação popular no governo.
D.
( ) Eram integrantes do clero e
defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
5. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem
os anseios do Terceiro Estado?
A.
( ) "Liberdade, Paz e
Justiça".
B.
( ) "Paz, Pão e Terra".
C.
( ) "Liberdade, Igualdade e
Fraternidade".
D.
( ) "Liberdade ainda que
tardia".
No contexto da
Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma
forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela
Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo. Havia ainda o Comitê de
Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava
subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a
morte todos os suspeitos de oposição ao regime.
6. O
conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram
margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
A.
( ) Os Massacres de Setembro.
B.
( ) O Período do Terror.
C.
( ) O Grande Medo.
D.
( ) O Período do Termidor.
E.
( ) o Golpe do 18 de Brumário.
7. O que foi a fase do Terror?
A. ( ) Foi uma fase onde os
monarquistas, insatisfeitos, mataram muitos
B. ( ) Foi uma fase onde os Jacobinos matavam
que fosse acusado de ser monarquista
C. ( ) Foi quando os Girondinos
tentaram dar um golpe
D. ( ) Foi quando os monarquistas
matavam quem fosse acusado de ser revolucionário.
8. A charge acima
ilustra uma das fases da Revolução Francesa. Explique-a com base no
conhecimentos adquiridos em sala de aula.
R: A imagem acima demonstra o período conhecido como "período do terror", onde os Jacobinos matavam todos os seus opositores políticos na guilhotina.
9. O que foi o Golpe 18 de Brumário?
A. ( ) Foi um alto golpe para tirar os
jacobinos do poder
B. ( ) Foi um golpe contra Robespierre
C. ( ) Foi
um alto golpe para por Napoleão no poder
D. ( ) Foi o fim do Diretório pelo
exército da Planície que poriam Napoleão como novo comandante
A
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá grande repercussão no mundo
inteiro. O documento é uma manifestação contra a sociedade hierárquica de
privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e
igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável
e inviolável.
10. A
Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de
ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do
Antigo Regime, na França, está:
A.
( ) A crescente mobilização do
Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da
nobreza.
B.
( ) O desequilíbrio econômico da
França, decorrente da Revolução Industrial.
C.
( ) A retomada da expansão comercial
francesa, liderada por Colbert.
D.
( ) O apoio da monarquia às
sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
E.
( ) O fortalecimento da monarquia dos Bourbons,
após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A.
11. A respeito da Declaração dos Direitos do Homem
e do Cidadão, assinale a alternativa correta:
A. ( ) Foi elaborada na Inglaterra,
durante a Revolução Gloriosa.
B. ( ) Foi elaborada na Revolução
Francesa, na fase da Convenção Nacional.
C. ( ) Foi elaborada na Independência dos
Estados Unidos.
D. ( )
Foi elaborada na Revolução Francesa, na fase da Assembleia Nacional.
E. ( ) Foi elaborada na Inglaterra, durante
a Revolução Puritana.
12. Explique o
episódio conhecido como a “Tomada da Bastilha”.
R: O processo conhecido como "Tomada da Bastilha" foi a invasão do prédio que simbolizava o poder absoluto do Rei por parte dos membros do Terceiro Estado. Em outras palavras, era o local onde o Rei Absolutista prendia os seus opositores e, sobretudo, guardavam as armas utilizadas pelo exército do Rei.
13. Explique a
imagem acima de acordo com seus conhecimentos referentes ao período
pré-revolucionário.
R: A imagem acima mostra que o Terceiro Estado estava se levantando, ou melhor, se revoltando contra os privilégios das camadas sociais do Primeiro Estado e do Segundo Estado.
14. O Tratado de Viena, assinado em 1815,
tinha por principal objetivo
A.
( ) Estabelecer uma paz duradoura na
Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da
legitimidade monárquica.
B.
( ) Ratificar a supremacia da Prússia,
no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda
contrarrevolucionária.
C.
( ) Assegurar ao Império
Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da Inglaterra, a
fim de impedir a expansão da Rússia.
D. (
) Promover o estabelecimento do governo de Napoleão na Europa.
15. A
respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar
que:
A. ( ) A ditadura bonapartista atendeu aos
interesses da burguesia francesa.
B. ( ) Provocou a convocação da Assembléia
Nacional Constituinte.
C. ( ) Reforçou a composição
política entre girondinos e jacobinos.
D. ( ) A ditadura napoleônica
instituiu o Terror.
E. ( ) Aprovou a Declaração
dos Direitos do Homem
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