quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Estudar história


         Você gosta de estudar história? Tem interesse em conhecer o passado da sua família? Acha importante conhecer a história da sua cidade? Já parou para pensar sobre a origem do nome da sua escola?
         Na Grécia Antiga, a palavra HISTÓRIA foi utilizada inicialmente com o sentido de uma investigação sobre os acontecimentos. Naquela época, o historiador era um indivíduo que registrava os acontecimentos do presente. Mais tarde, as pessoas começaram a utilizar esses registros como meio de conhecer a vida dos seus antepassados.
         A história estuda os acontecimentos que marcaram a trajetória da espécie humana desde os tempos primitivos. PINTURAS RUPESTRES, objetos de cerâmica, ferramentas, utensílios domésticos e outros ARTEFATOS são registros que testemunham o que nossos ancestrais pensavam, faziam e sentiam.
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Pinturas rupestres
Por meio desses artefatos, o historiador identifica as mudanças e permanências que marcam a vida das sociedades. Por exemplo, a chegada do trem e do automóvel tornou as viagens mais rápidas; a televisão, mais tarde, agilizou as comunicações e ofereceu ao público um veículo de informação e de entretenimento fascinante. O computador e a internet, mais recentemente, permitiram reunir todo tipo de informação numa rede mundial de comunicação. O novo, porém, não eliminou o antigo. O rádio convive com a televisão e o computador, assim como os trens convivem com os automóveis.
Como um detetive, o historiador procura pistas sobre determinado assunto nos registros escritos, nas pinturas de época, nos objetos, nas cartas, nos monumentos; faz entrevistas, visita museus, bibliotecas, etc. Enfim, realiza um cuidadoso trabalho de pesquisa. Ele reúne esses materiais, interpreta-os e produz um texto com as conclusões a que chegou.

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Equipe de historiadores
Os documentos escritos são, talvez, os mais estudados pelos historiadores. Podem ser manuscritos, cartas, diários, registros contábeis, obras literárias etc. Eles, porém, não são as únicas pistas utilizadas nos estudos de história. Muitos povos, como os grupos indígenas da Amazônia de 500 anos atrás ou os aborígenes da Austrália, não conheciam a escrita e, portanto, não deixaram documentos escritos. Mesmo assim essas sociedades “fizeram história”, deixando outros vestígios que podem ser valiosos para os estudos da história.
O historiador, então, deve contar com outras fontes para realizar seu estudo, principalmente as que fazem parte da CULTURA MATERIAL. São elas: móveis, estátuas, restos de moradia, objetos de uso doméstico, roupas, ornamentos, entre muitas outras. O historiador também pode estudar os REGISTROS ICONOGRÁFICOS, que são vestígios em forma de imagens, como fotografias, desenhos e pinturas. Além deles, há REGISTROS SONOROS, como músicas, discursos e depoimentos, gravações de programas radiofônicos etc. Filmes e peças de teatro, que reúnem textos, imagem e som, também são considerados importantes fontes históricas.

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Os relatos orais também são importantes fontes históricas. O historiador pode entrevistar pessoas que viveram no período que ele está pesquisando ou ouvir gravações desses testemunhos e, depois, confrontar as lembranças do entrevistado com outros documentos disponíveis para o estudo. Os testemunhos orais ligam o passado e o presente por meio de lembranças e, por isso, são bastante utilizados nos estudos de história.
Hoje em dia, existem vários acervos que recolhem e guardam centenas de horas de entrevistas de depoimentos, como o MUSEU DA IMAGEM E DO SOM do Rio de Janeiro e o CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. O MUSEU DA PESSOA, instituição virtual, registra e preserva histórias pessoais, disponibilizando-as na internet.
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Na sua casa ou na casa de algum parente seu existe algum objeto tratado como relíquia de família? É muito comum as pessoas guardarem objetos que pertenceram aos seus antepassados. Na maioria das vezes, esses objetos são considerados patrimônio de família.
Além dos objetos relacionados à história de uma família, existe bens que são importantes para a cultura de um povo. Eles são chamados de PATRIMÔNIO HISTÓRICO. Esses bens podem ser materiais, imateriais e naturais.
No Brasil e em diversos outros países existem instituições públicas e particulares que foram criadas para preservar o patrimônio histórico. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) é um organismo internacional que atua na defesa da herança natural, histórica e cultural dos povos. No Brasil, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional) trabalha permanentemente para proteger e recuperar os bens culturais de nosso país.
Para garantir a integridade de um bem cultural e impedir que ele seja destruído, descaracterizado ou danificado, esse bem pode ser TOMBADO. O tombamento é uma medida de proteção que garante o valor artístico, histórico, cultural, científico ou afetivo de um patrimônio.

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