sábado, 11 de novembro de 2017

Prova com gabarito - 6º Ano



1. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso).
A. (V) Os plebeus eram pobres, viviam como agricultores ou artesãos.
B. (F) Os plebeus formavam a aristocracia de Roma.
C. (V) Os clientes eram intermediários entre os patrícios e os plebeus.
D. (V) Os escravos eram muitos no império.
E. (F) Para o patrício, quanto maior o número de clientes, menor seu prestígio.

2. O idioma principal dos antigos romanos era:
A. (   ) O italiano
B. (X) O latim
C. (   ) O hebraico
D. (   ) O aramaico
E. (   ) O greco-romano

 "Augusto conquistou os soldados com presentes, o povo com pão barato, e todos os homens com os frutos da paz. Assim tornou-se progressivamente mais poderoso, congregando em si as funções do Senado, dos magistrados e das leis." 

3. Leia o texto acima e responda as questões a seguir:

A. Identifique o período da história de Roma tratado nesse texto.

R: O início do Império Romano, mais precisamente a Monarquia.

b) A partir dos elementos indicados no texto, caracterize o Estado romano durante esse período

R: O Estado romano era autocrático, ou seja, o Imperador era a autoridade máxima, o Imperador criou a política do “pão e circo”, para ter popularidade e conter revoltas plebeias, ampliou os ganhos dos militares e início a chamada “pax romana”, tornado os povos conquistados cidadãos de Roma.

4. Época em que Roma era uma pequena cidade sob a influência dos etruscos:
A. (X) Monarquia
B. (    ) República
C. (    ) Império
D. (    ) Comunismo
E. (    ) Imperialismo

5. Chegaram à península por volta do século VIII a.C. Ocuparam de início a região central e, logo em seguida, estenderam seus domínios até o norte:
A. (   ) Italiotas
B. (   ) Gregos
C. (   ) Portugueses
D. (X) Etruscos
E. (   ) Franceses

6. Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exército, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
A. (   ) Os plebeus
B. (X) Os patrícios
C. (   ) Os clientes
D. (   ) Os clãs
E. (   ) Os trabalhadores rurais

Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.

7. Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
A. (X) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
B. (   ) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
C. (   ) Lei Canuléia (445 a.C)
D. (   ) Lei Licínia (367 a.C)

8. Roma e Cartago passaram de aliadas a inimigas mortais.”. Quais os ganhos que Roma obteve com a derrota de Cartago?

R: Após as guerras púnicas, os romanos conseguiram expandir seus territórios, aumentaram a quantidade de escravos e elevaram a arrecadação de impostos.

9. As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o Mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:
A. (X) Romanos e cartagineses.
B. (    ) Gregos e persas.
C. (    ) Macedônicos e romanos.
D. (    ) Romanos e germânicos.
E. (    ) Gregos e romanos.

10. Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.

(A) Patrícios 
(B) Plebeus 
(C) Clientes 
(D) Escravos

(D) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, professores, etc. Eram considerados como objetos.
(C) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(A) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(B) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.

Pão e Circo
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo.
Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

11. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre a política do Pão e Circo durante o Império Romano:

R: A política do pão e circo consistia na concessão de pão (alimento) e circo (diversão) à população, evitando os conflitos entre a sociedade romana. Com isso, foi estabelecido a paz romana (pax romana). 

12. Você acha que distribuir alimento e diversão gratuitamente para os pobres é a melhor solução para seus problemas? Por quê?

R: Resposta pessoal.

13. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos históricos da política e sociedade no período da Monarquia Romana?
A. (    ) O sistema político era a democracia e a sociedade dividia-se em: nobres, comerciantes e escravos.
B. (X ) O sistema político era a monarquia e a sociedade dividia-se em: patrícios (nobres proprietários de terras ) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários).
C. (    ) O sistema político era o parlamentarismo e a sociedade dividia-se em: governadores, classe média e camponeses.
D. (    ) O sistema político era o presidencialismo e a sociedade dividia-se em: presidente, burguesia e servos.

14. O que foi a política do pão-e-circo durante o Império Romano?
A. (    ) Política promovida pelo imperador romano para arrecadar mais impostos, através da cobrança de taxas em atividades de lazer e sobre o comércio de pão.
B. (    ) Política dos reis romanos para aumentar o comércio de pão e outros alimentos que utilizavam o trigo como matéria prima.
C. (X) Distribuição de alimentos (principalmente pão) e diversão (principalmente luta de gladiadores) como forma do imperador agradar os mais pobres, diminuindo as tensões sociais e evitando revoltas e conflitos em Roma.
D. (    ) Política promovida pelos senadores romanos com objetivo de proibir o circo e a venda ilegal de pães em Roma.

15. Qual das alternativas abaixo apresenta aspectos do legado romano para as civilizações posteriores?
A. (X) O direito romano, presente até os dias de hoje na cultura do Ocidente, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
B. (    ) A religião politeísta romana que até hoje é predominante no mundo ocidental.
C. (    ) As técnicas de construção de pirâmides e a Medicina, através do processo de mumificação de corpos.
D. (    ) A língua inglesa, a democracia e a educação voltada para as artes e cultura.

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16. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: Os romanos classificaram a civilização em duas categorias. Os que falavam o latim (romanos) e os bárbaros, que desconhecia a sua cultura e a sua civilização. 








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QUESTÃO DESAFIO:

Interprete a imagem abaixo, associando a história da civilização romana com a sociedade brasileira atual.

R: A charge mostra que a sociedade brasileira é marcada pela corrupção dos políticos. O termo "mamar nas tetas" significa o fato dos políticos desviarem o dinheiro público. Na charge, tal termo faz referência à fundação mitológica de Roma.

5 comentários:

  1. É a lei Canuléia que permitia casamentos entre plebeus e patrícios.

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  2. 7. Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
    A. ( ) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
    B. ( ) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
    C. ( x ) Lei Canuleia (445 a.C)
    D. ( ) Lei Licínia (367 a.C)

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