sábado, 11 de novembro de 2017

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - Turma 2º Ano

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                  Disciplina: História-Valor:07 pts. Data: __/__/ 2017
Aluno(a):_________________________ Nº ____ Turma: 2º ano: __  Turno: _____            

1. Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar que:
A. (    ) Ambos colaboraram para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao centralismo imperial.
B. (    ) As divergências entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade no sistema parlamentar.
C. (    ) Organizado de baixo para cima, o parlamentarismo brasileiro chocou-se com os partidos Liberal e Conservador de composição elitista.
D. (X) Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
E. (    ) Os partidos tinham sólidas bases populares e o parlamentarismo seguia e praticava rigidamente o modelo inglês.

Leia o texto a seguir: “Gabinete de Conciliação. Termo honesto e decente para qualificar a prostituição política de uma época […], a política da conciliação era o imperialismo que se organizava em regra para o poder absoluto, formando-se com elementos de todos os partidos, que o executivo podia absorver pela intimidação ou pela corrupção, desculpando, por interesse próprio, todas as deserções, conduzindo ao triunfo todas as traições, mercadejando e procurando tarifar todas as consciências.”

2. A crítica acima, escrita pelo historiador Capistrano de Abreu, ataca a chamada “política de conciliação”, que caracterizou o parlamentarismo no Segundo Reinado. Essa “conciliação” dava-se entre:
A. (    ) Republicanos e socialistas
B. (X) Liberais e conservadores
C. (    ) Socialistas utópicos e comunistas revolucionários
D. (    ) Progressistas e sociais-democratas
E. (    ) Parlamentaristas e presidencialistas

3. A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
A. (    ) Extinguir o casamento religioso
B. (    ) Implantar o divórcio em substituição ao desquite
C. (    ) Regularizar a prática do aborto
D. (    ) Permitir legalmente a eutanásia
E. (X) Extinguir o tráfico negreiro

Em 4 de setembro de 1850, foi sancionada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós (ministro da Justiça), que abolia o tráfico negreiro em nosso país. Em decorrência dessa lei, o governo imperial brasileiro aprovou outra, "a Lei de Terras".

4. Dentre as alternativas a seguir, assinale a correta.
A. (    ) A Lei de Terras facilitava a ocupação de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar ao Brasil.
B. (    ) A Lei de Terras dificultou a posse das terras pelos imigrantes, mas facilitou aos negros libertos o acesso a elas.
C. (    ) O governo imperial, temendo o controle das terras pelo coronéis, inspirou-se no "Act Homesteade" americano, para realizar uma distribuição de terras aos camponeses mais pobres.
D. (X) A Lei de Terras visava a aumentar o valor das terras e obrigar os imigrantes a vender sua força de trabalho para os cafeicultores.
E. (    ) O objetivo do governo imperial, com esta lei, era proteger e regularizar a situação das dezenas de quilombos que existiam no Brasil.

5. O Bill Aberdeem, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi:
A. (    ) Uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.
B. (X) Uma lei que autorizava a marinha inglesa a apresar navios negreiros em qualquer parte do oceano.
C. (    ) Um tratado pelo qual o governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas.
D. (   ) Uma imposição legal de libertação dos rescém-nascidos, filhos de mãe escrava.
E. (    ) Uma proibição de importação de produtos brasileiros para que não concorressem com os das colônias antilhanas.

Dom Pedro II, após a abdicação de seu pai, em 1831, passou a ser Príncipe Regente do Brasil. Essa fase durou até o ano de 1840, quando foi formalizada a sua situação como imperador, quando ele tinha apenas 14 anos de idade.

6. Essa formalização ficou conhecida como:
A. (    ) Regência Una.
B. (    ) Regência Trina
C. (    ) Soberania Clandestina
D. (    ) Nepotismo
E. (X) Golpe da Maioridade

7. O grande interesse da Inglaterra na extinção do tráfico negreiro no Brasil devia-se:
A. (   ) À preocupação humanitária e filantrópica pela sorte dos escravos.
B. (   ) À necessidade de conversão dos africanos ao protestantismo, somente.
C. (X) À necessidade de ampliação do mercado consumidor brasileiro para as suas mercadorias.
D. (   ) Ao desejo de contribuir para o crescimento do processo de industrialização no Brasil.

8. Marque (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas:
A. ( F ) de 1850 a 1900, milhões de imigrantes vieram para o Brasil, atraídos pela possibilidade de enriquecer com a exploração do ouro.
B. ( V ) Italianos, espanhóis, portugueses e alemães vieram para o Brasil devido à crise de desemprego que atingia seus países.
C. ( ) Os imigrantes sonhavam com a possibilidade de enriquecimento que o Novo Mundo lhes oferecia.
D. ( ) Muitos imigrantes vinham para o Brasil investir seus capitais em indústrias.

9. Os países envolvidos na Guerra do Paraguai (1864-1870) sofreram perdas irreparáveis. Contra o Paraguai, que perdeu no conflito aproximadamente 300 mil pessoas, entre civis e militares, lutaram, formando a Tríplice Aliança:
A. (   ) O Brasil, o Uruguai e o Chile.
B. (X) O Brasil, a Argentina e o Uruguai.
C. (   ) O Brasil, a Bolívia e a Argentina.
D. (   ) O Brasil, o Chile e a Argentina.
E. (   ) O Brasil, o Uruguai e a Bolívia.

Resultado de imagem para charge sobre o fim da escravidão no brasil NÃO PERMITIREMOS A VOLTA DO TIRANO


10. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.

R: A charge mostra a incoerência do pensamento escravocrata da sociedade brasileira. Por mais que constitucionalmente o trabalho escravo estivesse sido extinto, os libertos continuaram sofrendo com os resquícios da exploração.    

11. A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada:
A. (   ) Ao apoio dado pelos liberais ao monarca, de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito às áreas interioranas do país.
B. (X) À concessão de muitos poderes ao imperador e à alternância dos partidos liberal e conservador no governo.
C. (   ) À existência de eleições para a escolha de senadores e deputados, todos nomeados pelo imperador.
D. (   ) À estabilidade do cardo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Câmara dos Deputados.
E. (   ) À difusão dos ideais revolucionários franceses, adotados pelo monarca na condução da política imperial.

"Art. 1º - Os filhos de mulher escrava que nasceram no império desde a data desta Lei serão considerados de condição livre".

12. Esse é um artigo da:
A. (    ) Lei Áurea
B. (    ) Lei Saraiva-Cotegipe
C. (X) Lei do Ventre Livre
D. (    ) Lei Nabuco de Araújo
E. (    ) N.D.A

13. Associe os períodos da História do Brasil Império, listados na Coluna A, às características que os identificam, indicadas na Coluna B.

COLUNA A
1. Primeiro Reinado (1822 a 1831)
2. Período Regencial (1831 a 1840)
3. Segundo Reinado (1840 a 1889)

COLUNA B
) Período conturbado, caracterizado pelas lutas entre restauradores, exaltados e moderado, assim como pelas rebeliões provinciais que colocaram em risco a integridade territorial e política do País.
) Caracterizou-se por ser um período de transição, marcado por uma aguda crise econômica, financeira, social e política, com a divisão do Partido Brasileiro em duas facções: a conservadora e a liberal.
) Período em que a economia passou a ter o café como produto fundamental e foram realizados alguns reforços industrializadores, dentre os quais, um dos mais importantes, aquele empreendido pelo Barão de Mauá.

“A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande".

14. Assinale a alternativa incorreta:
A. (    ) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida
B. (    ) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
C. (    ) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
D. (    ) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
E. (
X) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recursos estrangeiros.

15. Para se compreenderem os conflitos do Brasil imperial com seus vizinhos platinos, entre os quais se destaca a chamada Guerra do Paraguai, é preciso levar em conta:
A. (    ) Os interesses ingleses no escoamento da prata da Bolívia através do rio Paraguai.
B. (    ) O interesse argentino na liberdade de navegação pelo rio Paraguai, de modo a garantir as remessas de gado procedente de Mato Grosso.
C. (X) O interesse brasileiro na liberdade de navegação pelo rio Paraguai, de modo a permitir o comércio e as comunicações com a província de Mato Grosso.
D. (    ) Os interesses norte-americanos nos produtos da bacia platina, o que era visto como uma ameaça de intervenção dos Estados Unidos da América a favor do Brasil, contrariando os interesse argentinos e uruguaios.
E. (    ) O interesse do Brasil em controlar a produção agrícola paraguaia. 

Resultado de imagem para charge sobre a guerra do paraguai

16. Interprete a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: Os escravos participaram ativamente da Guerra do Paraguai, contudo, não receberam a tão sonhada carta de alforria (que garantiria a liberdade). Além disso, não foram reconhecidos como deveria pela história do Brasil, que os relegaram a uma posição secundária. 

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