Santa
Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 08
pts. Data:__/__/ 2017
Aluno
(a):_______________________________________ Nº ____Turma: 2º ano: __
Um dos períodos [da história do México] mais
riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido o da Nova Espanha.
[...] A Nova Espanha não se parece com o México pré-colombiano nem com ao
atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à
coroa espanhola.
1. Sobre a sociedade colonial construída em Nova
Espanha, é correto afirmar:
A. ( ) Se apoiava, como na sociedade colonial
brasileira, em uma visão bipolar entre senhores europeus de um lado e escravos
africanos de outro, visto que os indígenas haviam sido quase absolutamente
exterminados no processo de conquista por doenças ou pela violência do
colonizador.
B. ( ) Se distinguia de outras sociedades
coloniais, pois as diferenças sociais presentes nela eram de classe e não de
cunho étnico: não importava a cor da pele para a determinação de um lugar
social, mas as posses de um indivíduo.
C. ( ) Se tratava, como em outras sociedades
coloniais, de uma sociedade de superiores e de inferiores que, entretanto,
reconhecia os mestiços, filhos de senhores brancos com mulheres indígenas, como
fazendo parte da elite política local, sendo chamados criollos.
D. (X) Recaíam, exclusivamente, os privilégios
da sociedade colonial sobre a minoria branca que apresentava, contudo uma
divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, ocupantes dos cargos
de nível superior, e aqueles nascidos na América, ocupantes de posições
claramente secundárias na hierarquia social.
E. ( ) Se constituía em uma sociedade com uma
estrutura hierárquica bem clara, em cuja base se encontravam os grupos
desprovidos de quaisquer direitos sociais: índios e negros africanos, ambos
trabalhando como escravos e sendo tratados exclusivamente como mercadoria,
vendidos e comprados em grandes mercados nas principais cidades mexicanas.
Leia o texto abaixo e responda posteriormente ao
que é pedido.
“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a
metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo
à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles
mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante
para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”
2. Como indicado no texto, os espanhóis
utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que
consistia:
A. (X) No trabalho obrigatório e temporário,
mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as
tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. ( ) No emprego de tribos inteiras de
indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução
cristã dos envolvidos.
C. ( ) No trabalho compulsório e permanente de
escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. ( ) Em contratos de servidão realizados entre
espanhóis e astecas.
E. ( ) Em um sistema de servidão por dívidas,
pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram
obrigados a adquirir produtos vindos da Europa
3. A
conquista de Cuzco, centro do Império Inca, deu-se por:
A. ( ) Hernán
Cortez, em 1519;
B. (X) Francisco
Pizarro, em 1533;
C. ( ) Juan
Ponce de Leon, em 1508;
D. ( ) Vasco
Nunes de Balboa, em 1509;
E. ( ) Diego de
Velásques, em 1511
Gravura de Potosí,
localizada no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola
4. Potosí foi um dos principais locais de
exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a
colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas
extraíssem cerca de metade:
A. ( ) Do ouro explorado nas Américas.
B. ( ) Do mercúrio necessário à obtenção da
prata.
C. ( ) Do sal comercializado na Europa.
d) ( ) Dos diamantes que enriqueceram a coroa
espanhola.
E. (X) Da prata conseguida pelos espanhóis na
América.
5. O
mais importante órgão metropolitano da administração colonial espanhola era
a(o):
A. ( ) Capitania Geral
B. (X) Cabildo
A. ( ) Capitania Geral
B. (X) Cabildo
C. ( ) Conselho Ultramarino
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
D. ( ) Casa das Índias
E. ( ) Intendencia
Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola
experimentou um intenso confronto cultural que deu origem a uma sociedade
marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal sociedade
configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a linhagem,
a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.
6. Considerando o seu conhecimento sobre o tema, é correto
afirmar:
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América
Hispânica.
D. (X) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na
A. ( ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. ( ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. ( ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América
Hispânica.
D. (X) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na
colônia.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.
E. ( ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.
8. No século XVI, a conquista e ocupação da
América pelos espanhóis:
A. ( ) Desestimulou a economia da metrópole e
conduziu ao fim do monopólio de comércio.
B. ( ) Contribuiu para o crescimento demográfico
da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
C. ( ) Eliminou a participação do Estado nos
lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
D. (X) Dizimou a população indígena e destruiu
as estruturas agrárias anteriores à conquista.
E. ( ) Impôs o domínio político e econômico
dos criollos.
“[...] A primeira colonização foi feita por um
punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada
pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para
se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la –
os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”
9. Ao chegar à América, esses espanhóis
passaram a gozar de
privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis
e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.
A. ( ) Criollos.
B. ( ) Cabildos.
C. (X) Chapetones.
D. ( ) Encomendero.
E. ( ) Mestiços.
10. Dentre essas razões podemos considerar, EXCETO
A. ( ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
A. ( ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
B. ( ) As doenças
trazidas pelos espanhóis, tais como sarampo, gripe.
C. ( ) O modo
de agir e pensar dos espanhóis não eram compreendidos pelos nativos.
D. (X) Os nativos
conheciam muito mais os costumes dos espanhóis do que estes dos nativos.
"(...)
Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos
indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis,
que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo.
(...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para
que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes
latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles
tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem
todos tiravam muito proveito. (...)"
11. Leia
as afirmativas. Estão corretas as afirmativas.
I – Os espanhóis reconhecem não terem feito nada que
pudesse compensar os nativos pela invasão e morte de vários deles.
II – Para os espanhóis, não houve escravidão, mas o
encontro dos nativos com Deus através da catequização.
III – O texto afirma ser o conhecimento adquirido pelos
indígenas, através dos espanhóis mais importante do que o ouro e a prata.
A. ( ) I e
II.
B. ( ) I e
III.
C. (X) II e
III.
D. ( ) I,
II e III.
12. Começa-se por agarrar os índios. Uma vez acorrentados, alguém leu para eles o Requerimiento, sem conhecer sua língua e sem intérpretes; nem o leitor nem os índios se entendiam. Mesmo depois de alguém que compreendia a língua lhes ter explicado, os índios não tiveram nenhuma chance de responder, pois foram imediatamente levados prisioneiros. (Fernandes Oviedo y Valdés) Requerimiento, documento utilizado pelos espanhóis durante a conquista da América, determinava:
A. (X) A
conversão dos índios à fé cristã e a aceitação do rei espanhol como seu senhor.
B. ( ) A
imposição da encomienda e da mita como formas de escravidão e imposto.
C. ( ) O regime
de trabalho escravo para todos os nativos americanos.
D. ( ) A remoção
dos Maias da América central para a região do atual México.
E. ( ) A
exploração das minas de ouro e prata e a imposição do exclusivo metropolitano.
R: A ordem da pirâmide é:
Chapetones
Criollos
Mestiços
Indígenas
Escravos africanos
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