segunda-feira, 20 de março de 2017

Prova com gabarito - 2º Ano - E. E. Monsenhor Rocha

ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data:__/__/ 2017
Aluno (a):_______________________________________ Nº ____Turma: 2º ano: __     

Um dos períodos [da história do México] mais riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido o da Nova Espanha. [...] A Nova Espanha não se parece com o México pré-colombiano nem com ao atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à coroa espanhola.

1. Sobre a sociedade colonial construída em Nova Espanha, é correto afirmar:
A. (    ) Se apoiava, como na sociedade colonial brasileira, em uma visão bipolar entre senhores europeus de um lado e escravos africanos de outro, visto que os indígenas haviam sido quase absolutamente exterminados no processo de conquista por doenças ou pela violência do colonizador.
B. (    ) Se distinguia de outras sociedades coloniais, pois as diferenças sociais presentes nela eram de classe e não de cunho étnico: não importava a cor da pele para a determinação de um lugar social, mas as posses de um indivíduo.
C. (    ) Se tratava, como em outras sociedades coloniais, de uma sociedade de superiores e de inferiores que, entretanto, reconhecia os mestiços, filhos de senhores brancos com mulheres indígenas, como fazendo parte da elite política local, sendo chamados criollos.
D. (X) Recaíam, exclusivamente, os privilégios da sociedade colonial sobre a minoria branca que apresentava, contudo uma divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, ocupantes dos cargos de nível superior, e aqueles nascidos na América, ocupantes de posições claramente secundárias na hierarquia social.
E. (    ) Se constituía em uma sociedade com uma estrutura hierárquica bem clara, em cuja base se encontravam os grupos desprovidos de quaisquer direitos sociais: índios e negros africanos, ambos trabalhando como escravos e sendo tratados exclusivamente como mercadoria, vendidos e comprados em grandes mercados nas principais cidades mexicanas.

Leia o texto abaixo e responda posteriormente ao que é pedido.
“Nos anos 1575-1600, Potosí produziu talvez a metade de toda a prata hispano-americana. Tal profusão de prata não teria vindo à tona sem a concomitante abundância de mercúrio de Huancavélica, que naqueles mesmos anos estava também produzindo como nunca havia feito. Outro estimulante para Potosí foi claramente a mão de obra barata fornecida através da mita de Toledo.”

2. Como indicado no texto, os espanhóis utilizaram um sistema de trabalho denominado mita, que consistia:
A. (X) No trabalho obrigatório e temporário, mobilizando mão de obra indígena geralmente escolhida por sorteio entre as tribos, sendo deslocada para qualquer região da colônia.
B. (    ) No emprego de tribos inteiras de indígenas, dirigidas por seus chefes naturais, assegurando ainda a instrução cristã dos envolvidos.
C. (    ) No trabalho compulsório e permanente de escravos que chegavam ao porto de Toledo.
D. (    ) Em contratos de servidão realizados entre espanhóis e astecas.
E. (    ) Em um sistema de servidão por dívidas, pois com a desintegração da economia tradicional indígena, esses foram obrigados a adquirir produtos vindos da Europa

3. A conquista de Cuzco, centro do Império Inca, deu-se por:
A. (    ) Hernán Cortez, em 1519;
B. (X) Francisco Pizarro, em 1533;
C. (    ) Juan Ponce de Leon, em 1508;
D. (    ) Vasco Nunes de Balboa, em 1509;
E. (    ) Diego de Velásques, em 1511

Resultado de imagem para extração de prata em potosi américa espanhola

Gravura de Potosí, localizada no Vice-reino do Peru, durante a colonização espanhola

4. Potosí foi um dos principais locais de exploração de riquezas naturais utilizadas pela coroa espanhola durante a colonização da América. Em Potosí, os espanhóis fizeram com que os indígenas extraíssem cerca de metade:
A. (    ) Do ouro explorado nas Américas.
B. (    ) Do mercúrio necessário à obtenção da prata.
C. (    ) Do sal comercializado na Europa.
d) (    ) Dos diamantes que enriqueceram a coroa espanhola.
E. (X) Da prata conseguida pelos espanhóis na América.

5. O mais importante órgão metropolitano da administração colonial espanhola era a(o):
A. (    ) Capitania Geral
B. (
X) Cabildo
C. (    ) Conselho Ultramarino
D. (    ) Casa das Índias
E. (    ) Intendencia

Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a América Espanhola experimentou um intenso confronto cultural que deu origem a uma sociedade marcada pela mistura de traços europeus e indígenas. Tal sociedade configurou-se de modo bastante estratificado e em conformidade com a linhagem, a riqueza, a cor da pele e a exploração das populações nativas.

6. Considerando o seu conhecimento sobre o tema, é correto afirmar:
A. (    ) A mão-de-obra indígena foi utilizada em pequena escala pelos espanhóis na exploração das minas, aspecto que dificultou a integração dos nativos aos costumes europeus.
B. (    ) O mestiço, por sua condição social, gozava dos mesmos privilégios e oportunidades dos brancos.
C. (    ) Não há registros da influência das sociedades indígenas na organização das estruturas sociais e de produção da América
Hispânica.
D. (
X) Os espanhóis oriundos da metrópole desfrutavam de uma série de vantagens em relação a seus descendentes nascidos na
colônia.
E. (    ) A produção colonial da América Espanhola organizou-se em regiões de baixa densidade populacional indígena e adotou a
escravidão de africanos nas minas e plantações.

8. No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
A. (    ) Desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
B. (    ) Contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
C. (    ) Eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
D. (X) Dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
E. (     ) Impôs o domínio político e econômico dos criollos.

“[...] A primeira colonização foi feita por um punhado de homens. Na Espanha, desde o início, a emigração era controlada pela Casa de Contratación: precisava-se de uma licença para se instalar na América, só os súditos da Coroa de Castela podiam consegui-la – os conversos de origem judaica estavam excluídos. [...]”

9. Ao chegar à América, esses espanhóis passaram a gozar de privilégios pelo nascimento e criação na Europa, ocupando os altos postos civis e militares. Indique a alternativa que denomina corretamente esses espanhóis.
A. (    ) Criollos.
B. (    ) Cabildos.
C. (X) Chapetones.
D. (    ) Encomendero.
E. (    ) Mestiços.
 
Cortés chegou ao México com pouco mais de quinhentos soldados e Pizzaro entrou no Peru com cerca de 180 homens. Como tão poucos espanhóis conseguiram derrotar milhares de astecas e incas? Existem várias razões para a vitória dos espanhóis.

10. Dentre essas razões podemos considerar, EXCETO
A. (    ) A superioridade bélica caracterizada pela utilização de armas de fogo.
B. (    ) As doenças trazidas pelos espanhóis, tais como sarampo, gripe.
C. (    ) O modo de agir e pensar dos espanhóis não eram compreendidos pelos nativos.
D. (X) Os nativos conheciam muito mais os costumes dos espanhóis do que estes dos nativos.

"(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque, com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)"

11. Leia as afirmativas. Estão corretas as afirmativas.
I – Os espanhóis reconhecem não terem feito nada que pudesse compensar os nativos pela invasão e morte de vários deles.
II – Para os espanhóis, não houve escravidão, mas o encontro dos nativos com Deus através da catequização.
III – O texto afirma ser o conhecimento adquirido pelos indígenas, através dos espanhóis mais importante do que o ouro e a prata.
A. (    ) I e II.
B. (    ) I e III.
C. (X) II e III.
D. (    ) I, II e III.

12. Começa-se por agarrar os índios. Uma vez acorrentados, alguém leu para eles o Requerimiento, sem conhecer sua língua e sem intérpretes; nem o leitor nem os índios se entendiam. Mesmo depois de alguém que compreendia a língua lhes ter explicado, os índios não tiveram nenhuma chance de responder, pois foram imediatamente levados prisioneiros. (Fernandes Oviedo y Valdés) Requerimiento, documento utilizado pelos espanhóis durante a conquista da América, determinava:

A. (X) A conversão dos índios à fé cristã e a aceitação do rei espanhol como seu senhor.
B. (    ) A imposição da encomienda e da mita como formas de escravidão e imposto.
C. (    ) O regime de trabalho escravo para todos os nativos americanos.
D. (    ) A remoção dos Maias da América central para a região do atual México.
E. (    ) A exploração das minas de ouro e prata e a imposição do exclusivo metropolitano.

13. Complete a pirâmide abaixo de acordo com as classes sociais que surgiram na América Espanhola.


R: A ordem da pirâmide é:


Chapetones
Criollos
Mestiços
Indígenas 

Escravos africanos

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