sábado, 5 de novembro de 2016

Prova com gabarito - 3º Ano - Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: 04/11/2016
Aluno(a):_____________________________Turma: 3º ano ___Turno: Noturno   Nota: __

“Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil.” (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961).

1. Esse Manifesto revela que os militares
A (   ) Estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial.
B (   ) Eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista.
C (X) Justificavam uma possibilidade de intervenção armada em regime democrático.
D (   ) Apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país.
E (   ) Eram contrários ao regime socialista implantado pelo presidente em exercício.

2. A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:
A (X) Uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
B (    ) Uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
C (    ) Uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
D (    ) Uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.
E (    ) Uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue


3. Interprete o refrão da música acima associando-o ao período da Ditadura Militar.

R: O refrão demonstra a associação entre o sofrimento de Cristo e a morte e tortura dos presos políticos durante a Ditadura Militar. Além disso, o cálice está relacionado ao ato de calar a boca, que representando a repressão do governo diante de toda a sociedade.

4. Como teve início a Ditadura Militar no Brasil que durou de 1964 a 1985?
A (    ) Através de eleições democráticas que levaram ao poder os militares.
B (    ) Através de um acordo ocorrido entre o presidente João Goulart e comandantes das forças armadas brasileiras.
C (    ) Através de uma sangrenta guerra civil em que os militares tomaram o poder a força, após a morte de milhares de brasileiros.
D (X) Através de um golpe militar, ocorrido em 31 de março de 1964, que tirou o presidente João Goulart do poder.

5. Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro?
A (X) Bipartidarismo, falta de democracia, perseguição aos opositores políticos e repressão aos movimentos sociais.
B (    ) Democracia, eleições diretas para presidência da República, apoio aos movimentos sociais, distribuição de terras para os camponeses.
C (    ) Implantação do socialismo, existência de vários partidos políticos, tolerância com os opositores políticos.
D (    ) Liberdade de imprensa, valorização do sistema democrático, apoio aos sindicatos e movimentos de trabalhadores sem terras.

6. O Ato Institucional Número 5 (AI-5) foi o mais duro do governo militar. Qual das alternativas abaixo aponta as características deste ato?
A (    ) Fechou totalmente a economia brasileira para o mercado externo, nomeou juízes para cargos públicos e implantou várias medidas socialistas.
B (    ) Decretou a prisão de todos os artistas brasileiros, proibiu todo tipo de música no país e modificou a letra do Hino Nacional.
C (    ) Decretou o fechamento do Congresso Nacional por 10 anos, anulou o título de eleitor de todos os cidadãos brasileiros e anulou as aposentadorias de cantores, professores e políticos.
D (X) Aposentou juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.

7. No campo econômico, a economia brasileira cresceu muito durante os anos de 1969 e 1973. Esta fase ficou conhecida como época do Milagre Econômico. Qual das alternativas abaixo aponta características deste período?
A (    ) Investimentos nos setores culturais e educacionais, baixo índice de endividamento externo, distribuição de renda de forma justa.
B (X) Forte crescimento do PIB, investimentos em infraestrutura e elevados empréstimos vindos do exterior com aumento da dívida externa.
C (    ) Elevados investimentos externos (principalmente da URSS), inflação muito baixa e controlada e aumento do consumo das camadas mais pobres da sociedade.
D (    ) Criação de programas de distribuição de renda, incentivo à reforma agrária, aumento significativo das exportações de máquinas e produtos tecnológicos.

8. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante decisão que abriu caminho para a redemocratização no país e fim da ditadura militar?
A (    ) Em 1984, a Campanha das Diretas Já conquistou seu objetivo e as eleições diretas para presidente voltou ao país em 1985.
B (    ) Em 1979, o presidente Figueiredo estabeleceu o fim da ditadura e convocou eleições diretas para presidente.
C (X) Em 1978, o presidente Geisel acabou com o AI-5, restaurou o habeas-corpus e abriu caminho para a volta da democracia no Brasil.
D (    ) Em 1980, com apoio dos EUA, uma guerra civil derrubou o governo militar e colocou no poder um presidente civil.

Durante o regime militar (1964-1985), os governos decretaram vários atos institucionais, o que permitiu o aparecimento de um processo crescente de arbitrariedade, autoritarismo e desrespeito aos direitos humanos.

9. Em relação a esse regime podemos afirmar que:
A (    ) Os atos institucionais foram os instrumentos legais que o regime militar teve em mãos para garantir a ordem política democrática.
B (    ) Nesse período de regime militar, em que vigoraram os atos institucionais, o Congresso Nacional funcionou plenamente, e os atos de corrupção parlamentar foram punidos.
C (X) A opção por um regime militar simbolizou o caminho escolhido pelas elites políticas, aliadas a interesses internacionais, para enfrentarem a crise social, política e econômica, face à crescente organização de parcelas da sociedade civil que reivindicavam os direitos de cidadania.
D (    ) Os vinte e um anos de regime militar introduziram o Brasil na modernidade e garantiram que os militares, aliados a um Congresso Nacional que funcionou com plena liberdade no cerceamento à livre expressão, evitassem a adesão do país ao comunismo.
E (    ) Entre os atos institucionais publicados durante a vigência do regime militar, o AI-5 foi o símbolo maior das medidas autoritárias necessárias à passagem ao regime democrático, alcançado imediatamente após a sua publicação.
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10. Interprete a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A charge acima representa o autoritarismo simbolizado pela Ditadura Militar, pois não havia liberdade de expressão. A população não tinha o direito de escolha e de falar abertamente tudo que desejava.

11. Durante grande parte do período militar, tanto no Rio Grande do Norte quanto no restante do país, houve a prevalência de apenas dois partidos políticos oficiais. Assinale-os.
A (    ) PSDB e ANL.
B (    ) PT e PC do B.
C (    ) PMDB e PTB.
D (X) Arena e MDB.

Fonte 1
 “Chefes altamente qualificados do Movimento de Março de 64 preferem chamá-lo contra revolução. Com efeito, houve uma reação ao rumo desordenado e ameaçador das liberdades democráticas que a Nação tomava sob Goulart. (...) Março de 64 é, pois, uma resposta e não um projeto autônomo. Por isso, foi feito em nome do Anti: anticomunismo, antipeleguismo, anticorrupção”. (Jarbas Passarinho, Folha de São Paulo, 31/03/1982).

Fonte 2
“Com efeito, o governo de Jango não caiu por seus defeitos... ele foi derrubado por suas virtudes. Essencialmente porque representava uma ameaça inadmissível para as classes dominantes. Quem viveu aqueles últimos meses de tensão recordará tanto a animosidade e o ódio que se alastraram por toda a casta de privilegiados contra o governo nacionalista e sindicalista, como o entusiástico apoio popular ao governo trabalhista e reformista”. (Darcy Ribeiro, Folha de São Paulo, 30/03/1982).

12. Com base nos testemunhos acima citados, faça o que é pedido abaixo.
A. Identifique os pontos de vista de cada um dos autores citados com relação ao golpe militar de 1964.

R: A fonte 1 apresenta um posicionamento favorável à Ditadura Militar, um movimento considerado uma reação às liberdades democráticas que se tornavam intensas no governo de João Goulart, como a Reforma de Base. Já a fonte 2 realizou uma defesa ao governo Jango, analisado como a tentativa de conceder à população uma melhor qualidade de vida.

B. Compare os projetos políticos para o Brasil que estão implícitos nos dois trechos acima citados.

R: A fonte 1 propõe um modelo político capitalista, com alinhamento direto com os norte-americanos (contexto da Guerra Fria), já Darcy Ribeiro defende a concepção política de um governo nacionalista e sindicalista, voltados para atender as necessidades da classe trabalhadoras. 

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Questão desafio:

Analise a imagem acima tendo como foco a manchete principal.

R: A manchete acima representa a luta dos grupos guerrilheiros contra a ditadura militar. A estratégia de luta era sequestrar embaixadores e, em troca, exigir a liberdade dos presos políticos. O jornal, favorável à Ditadura Militar, apresenta o movimento como "terror", ou seja, terrorista. Já os presos políticos eram chamados de "bandidos".

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