sábado, 5 de novembro de 2016

Prova com gabarito - 2º ano. Escola Estadual Monsenhor Rocha

           ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
        Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
                   Disciplina: História-Valor: 08 pts. Data: 04/11/2016
   Aluno(a):_____________________________Turma: 2º ano ___ Turno: __  Nota: _____

1. O grande interesse da Inglaterra na extinção do tráfico negreiro no Brasil devia-se:
A. (   ) À preocupação humanitária e filantrópica pela sorte dos escravos.
B. (   ) À necessidade de conversão dos africanos ao protestantismo, somente.
C. (X) À necessidade de ampliação do mercado consumidor brasileiro para as suas mercadorias.
D. (   ) Ao desejo de contribuir para o crescimento do processo de industrialização no Brasil.

2. Os países envolvidos na Guerra do Paraguai (1864-1870) sofreram perdas irreparáveis. Contra o Paraguai, que perdeu no conflito aproximadamente 300 mil pessoas, entre civis e militares, lutaram, formando a Tríplice Aliança:
A. (   ) O Brasil, o Uruguai e o Chile.
B. (X) O Brasil, a Argentina e o Uruguai.
C. (   ) O Brasil, a Bolívia e a Argentina.
D. (   ) O Brasil, o Chile e a Argentina.
E. (   ) O Brasil, o Uruguai e a Bolívia.

3. A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada:
A. (   ) Ao apoio dado pelos liberais ao monarca, de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito às áreas interioranas do país.
B. (X) À concessão de muitos poderes ao imperador e à alternância dos partidos liberal e conservador no governo.
C. (   ) À existência de eleições para a escolha de senadores e deputados, todos nomeados pelo imperador.
D. (   ) À estabilidade do cardo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Câmara dos Deputados.
E. (   ) À difusão dos ideais revolucionários franceses, adotados pelo monarca na condução da política imperial.

4. A política externa do império brasileiro encontrou resistência na modernização do Paraguai. Com relação ao conflito entre Paraguai e o Brasil, marque (V) para as alternativas corretas e (F) para as falsas.
A. (V) Representou uma derrota expressiva para os planos de expansão do Paraguai.
B. (V) Exterminou boa parte da população paraguaia, cujo extermínio foi considerado para alguns um verdadeiro genocídio.
C. (F) Isolou, militarmente, o Brasil dos outros países, lutando sozinho contra o inimigo.
D. (V) Deu maior unidade ao exército brasileiro, ajudando na sua forma profissional.
E. (F) Interessou, apenas, ao imperialismo inglês, sem repercussões nacionais internas importantes.

5. Constitui base econômica do Segundo Reinado:
A. (    ) A borracha
B. (    ) A indústria
C. (    ) O açúcar
D. (X) O café
E. (    ) O cacau

6. "Art. 1º - Os filhos de mulher escrava que nasceram no império desde a data desta Lei serão considerados de condição livre".

6. Esse é um artigo da:
A. (    ) Lei Áurea
B. (    ) Lei Saraiva-Cotegipe
C. (X) Lei do Ventre Livre
D. (    ) Lei Nabuco de Araújo
E. (    ) N.D.A
Resultado de imagem para charges sobre a escravidão no brasil

7. Analise a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem acima representa uma ironia acerca do trabalho escravo, uma vez que afirmavam fazerem parte de um país liberal, no entanto, continuava adotando a mão de obra escrava. Deve-se frisar que não houve uma política de acolhimento dos ex-escravos após o fim da escravidão.

8. Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar que:
A. (    ) Ambos colaboraram para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao centralismo imperial.
B. (    ) As divergências entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade no sistema parlamentar.
C. (    ) Organizado de baixo para cima, o parlamentarismo brasileiro chocou-se com os partidos Liberal e Conservador de composição elitista.
D. (X) Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
E. (    ) Os partidos tinham sólidas bases populares e o parlamentarismo seguia e praticava rigidamente o modelo inglês.

Leia o texto a seguir: “Gabinete de Conciliação. Termo honesto e decente para qualificar a prostituição política de uma época […], a política da conciliação era o imperialismo que se organizava em regra para o poder absoluto, formando-se com elementos de todos os partidos, que o executivo podia absorver pela intimidação ou pela corrupção, desculpando, por interesse próprio, todas as deserções, conduzindo ao triunfo todas as traições, mercadejando e procurando tarifar todas as consciências.” (ABREU, Capistrano de. Fases do Segundo Império. Rio de Janeiro: Briguiet, 1969.)

9. A crítica acima, escrita pelo historiador Capistrano de Abreu, ataca a chamada “política de conciliação”, que caracterizou o parlamentarismo no Segundo Reinado. Essa “conciliação” dava-se entre:
A. (    ) Republicanos e socialistas
B. (X) Liberais e conservadores
C. (    ) Socialistas utópicos e comunistas revolucionários
D. (    ) Progressistas e sociais-democratas
E. (    ) Parlamentaristas e presidencialistas

10. A escravidão negra no Brasil teve várias facetas. Dentre as assertivas a seguir, qual não pode ser considerada uma marca do escravismo brasileiro?
A. (   ) A vida nos engenhos era dura e penosa. Por isso, a expectativa de vida dos escravos era muito pequena.
B. (X) Todos os escravos se reconheciam como iguais e lutaram juntos pelo fim da infame escravidão.
C. (   )O processo de derrocada da escravidão foi lento e gradual, durando, legalmente falando, quase quarenta anos (1850-1888).
D. (   )Era relativamente comum ao “preto forro”, caso tivesse algum pecúlio, adquirir um escravo.
E. (   )Os escravos que conseguiam, ao longo de muito anos de trabalho duro, juntar algum cabedal compravam a sua liberdade.

Trabalho escravo ou escravidão por dívida é uma forma de escravidão que consiste na privação da liberdade de uma pessoa (ou grupo), que fica obrigada a trabalhar para pagar uma dívida que o empregador alega ter sido contraída no momento da contratação. Essa forma de escravidão já existia no Brasil, quando era preponderante a escravidão de negros africanos que os transformava legalmente em propriedade dos seus senhores. As leis abolicionistas não se referiram à escravidão por dívida. Na atualidade, pelo artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o conceito de redução de pessoas à condição de escravos foi ampliado de modo a incluir também os casos de situação degradante e de jornadas de trabalho excessivas. (Adaptado de Neide Estergi. A luta contra o trabalho escravo, 2007.)

11. Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. O escravo africano era propriedade de seus senhores no período anterior à Abolição.
II. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei Áurea.
III. A escravidão de negros africanos não é a única modalidade de trabalho escravo na história do Brasil.
IV. A privação da liberdade de uma pessoa, sob a alegação de dívida contraída no momento do contrato de trabalho, não é uma modalidade de escravidão.
V. As jornadas excessivas e a situação degradante de trabalho são consideradas formas de escravidão pela legislação brasileira atual.
São corretas apenas as afirmações:
A. (    ) I, II e IV
B. (X) I, III e V
C. (   )I, IV e V
D. (   )II, III e IV
E. (    )III, IV e V

12. Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.
A. (    ) O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.
B. (    ) O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.
C. (    ) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.
D. (
X) Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.
E. (    ) Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis antiescravidão no Brasil.

13. Quais setores da sociedade brasileira fazia parte do Exército brasileiro?

R: Os setores da sociedade brasileira que fizeram parte do Exército brasileiro eram as camadas sociais mais desfavorecidas e a população escrava. 

Resultado de imagem para charges sobre a guerra do paraguai

14. De acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, descreva a imagem acima.

R: A imagem acima representa a desigualdade e inferioridade da população negra que fizera parte do exército brasileiro na Guerra do Paraguai, com relação aos demais setores da sociedade. O lugar ocupado pelos negros não era de destaque (como representa a charge) e estão fora da sala de aula. A "gloriosa" participação do Brasil no conflito tornou-se viável em decorrência da participação dos escravos, principal crítica representada na charge. 

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