segunda-feira, 6 de junho de 2016

Prova com gabarito - Escola Estadual Moacyr de Mattos - 8º Ano 12

Gostaria de justificar a demora para publicar o gabarito dessa prova, pois passei o fim de semana sem internet, em decorrência de problemas técnicos. Aos alunos da turma 8º Ano 12, eis o gabarito da prova, espero que tenham alcançado boas notas.

E. E. Moacyr de Mattos

                           Avaliação de História – Turma 8º Ano _____

                          Prof. Moisés Rodrigues – Valor: 8.0 pontos

Nome:_________________________ ____Data: ___/___/___

1. Quando da discussão, no Parlamento Inglês, das Leis do Açúcar e do Selo (1784 - 1765), os colonos ingleses da América recusaram-se a aceitar as medidas impostas, baseando-se:

A (X) No fato de não estarem representados na assembleia que votou as taxas para cobrir os custos da Guerra dos Sete Anos;
B (   ) No princípio da isenção de taxas concedido pela Coroa aos colonos;
C (   ) No direito inalienável dos súditos ingleses de recusar a obediência a leis injustas;
D (   ) Nos direitos naturais do cidadão à vida, à propriedade e à busca da felicidade;
E (   ) Nos prejuízos financeiros advindos do bloqueio aos produtos das Antilhas.

2. Relacione a Guerra dos Sete anos com o aumento do descontentamento da população das Treze Colônia.

R: A guerra dos Sete Anos, travada entre a Inglaterra e França promoveu a vitória dos ingleses, porém gastaram uma soma de dinheiro inesperada. Por isso, com a finalidade de amenizar os prejuízos financeiros, o governo da Inglaterra criou uma série de impostos, gerando a insatisfação da população das Treze Colônias.

3. Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?

A (X) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B (   ) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C (   ) Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D (   ) Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln.

4. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party)?

A (   ) Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B (   ) Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C (X) Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D (   ) Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.

5. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?

A (   ) Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B (   ) Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C (   ) Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D (X) Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar

6. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?

A (   ) Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B (X) O poder que a Inglaterra (metrópole) exercía sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C (   ) Proibição das práticas religiosas nas colônas americanas.
D (   ) Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.
7. Explique a imagem acima de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

R: A imagem representa uma das inovações advindas do movimento iluminista, a divisão do poder em três esferas, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O inventor dessa forma de governo foi Montesquieu, que afirmava que deveria existir a autonomia entre as esferas políticas. 

8. No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

A (   ) Divisão da riqueza nacional.
B (X) Divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
C (   ) Divisão da política em nacional e internacional.
D (   ) Formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
E (   ) Implantação da ditadura moderna.

9. Podemos definir "despotismo esclarecido" como:

A (   ) O governo dos mais esclarecidos
B (   ) O governo dos reis absolutos
C (X) A conciliação das idéias do absolutismo e da filosofia iluminista
D (   ) A aceitação integral dos ideais dos filósofos iluministas

10. Adam Smith, autor de "A riqueza das nações", defendia em sua obra:

A (   ) O governo da maioria
B (   ) O governo parlamentar.
C (X) A liberdade de comércio
D (   ) O intervencionismo estatal na economia

11. Em linhas gerais, sobre o Iluminismo, marque V (Verdadeiro) e F (Falso):

A. (F) Foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
B. (V) Foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
C. (V) Defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
D. (F) Defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
E. (V) Influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

12. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas?

A (   ) Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B (   ) Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C (X) Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D (   ) Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.

13. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?

A (   ) Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B (X) Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C (   ) Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D (   ) Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades).

14. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?

A (   ) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B (   ) Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C (   ) Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D (X) Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário