E.E. “VENCESLAU JOSÉ DA SILVA”
AVENIDA FRANCISCO ROSA,
Nº 300- DISTRITO DE SANTA EFIGÊNIA
CEP: 35319-000-
CARATINGA-MG- TEL(33) 3318-6080
Ensino Fundamental -
Anos Finais 6º ao 9º ano - Educação
Integral – Turma: 8º Ano
Nome:
_________________________ Nº______ Data: __/__/____ Nota ___
1. A Revolução Industrial teve
início na Inglaterra em meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo
explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
A.
( ) Presença de petróleo no território; mão-de-obra em
abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande
quantidade de máquinas importadas da França.
B.
( ) Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de
artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
C.
(
) Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de
ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para
investimentos em indústrias; mercado consumidor.
D.
( ) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes
reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações
comerciais com o Brasil.
2.
Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução
Industrial?
A.
(
) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte
ferroviário (locomotivas a vapor).
B.
( ) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e
transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
C.
( ) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e
transporte veicular (automóveis e caminhões).
D.
( ) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e
transporte animal (bois, cavalos, etc).
3.
Relacione o cercamento dos campos com a Revolução Industrial.
R: O cercamento dos
campos promoveu o aumento da produção de lã, uma vez que confiscou as terras
dos camponeses. Com isso, ocorreu o aumento de mão-de-obra e matéria-prima
necessária para o desenvolvimento da indústria.
4.
Qual das alternativas abaixo aponta uma das principais invenções que foi
fundamental para a Revolução Industrial?
A.
( ) Telefone
B.
( ) Telégrafo
C.
( ) Calculadora manual
D. ( ) Máquina a vapor
5.
Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da
Revolução Industrial é correto afirmar que:
A.
( ) Tinham apenas férias remuneradas como direito
trabalhista, podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários
justos que lhes permitiam viver de forma digna.
B.
(
) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e
ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
C.
( ) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam
vários benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas
condições.
D.
( ) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras
jornadas de trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao
trabalho.
6.
Um dos principais movimentos trabalhistas contra as péssimas condições de
trabalho na Revolução Industrial ficou conhecido como Ludismo. Qual das
alternativas abaixo explica melhor este movimento?
A.
( ) Os ludistas buscavam negociar melhores condições de
trabalho com os donos das indústrias.
B.
( ) Os ludistas protestavam através de passeatas e outras
manifestações pacíficas contra as condições de trabalho dos operários.
C.
( ) Os ludistas buscavam, através das eleições, eleger
representantes do movimento para lutar pelas causas trabalhistas.
D.
(
) Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os
ludistas invadiam fábricas e quebravam as máquinas numa forma de protesto e
revolta com relação às péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos
operários.
7.
Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
R: A imagem mostra que
os seres humanos goram substituídos pelas máquinas após o processo conhecido
como Revolução Industrial. Tal fato provocou o desemprego (ponto negativo) e o
aumento da produção e queda do valor das mercadorias (ponto positivo).
8. Sobre a Revolução Industrial, podemos
afirmar que:
A. ( ) resultou do progresso técnico
e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
B. ( ) iniciou-se simultaneamente em
diversos países.
C. ( ) foi um processo histórico que
consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
D. ( ) todas as etapas da produção eram
realizadas por uma única pessoa.
E. ( ) provocou o surgimento de uma nova
classe social, o proletariado.
F. ( ) possibilitou o aumento da produção
por um custo relativamente baixo e, consequentemente,
a redução no preço das mercadorias.
G. ( ) não alterou a estrutura da sociedade
nem as relações de trabalho.
9. Complete com V (verdadeiro) e F (falso).
A. ( F )
No século XVI, houve um grande crescimento das manufaturas de lã na Inglaterra.
B. ( V )
Para o aumento da lã, seria necessário o aumento da criação de ovelhas.
C. ( V )
Desde o início os cercamentos foram controlados pelo Estado.
D. ( F )
As propriedades eram cercadas, e os proprietários pegavam terras dos camponeses.
“(…) mas, acima de
tudo na prática, sempre que possível, de se pagar tão pouco ao operário que ele
tivesse que trabalhar incansavelmente durante toda a semana para obter uma
renda mínima. Nas fábricas onde a disciplina do operariado era mais urgente,
descobriu-se que era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas)
mulheres e crianças (…).
10. Leia o texto acima e responda as questões a
seguir.
A. Retire do texto
um trecho que caracterize a exploração do trabalho infantil.
R: O trecho que pode ser retirado é o
seguinte: “...era mais conveniente empregar as dóceis (e mais baratas) mulheres
e crianças...”
B. Segundo o
texto, qual o objetivo dos patrões em contratar crianças para o trabalho nas
fábricas?
R:
Ao contratar crianças e mulheres, os burgueses (donos das fábricas) pagavam
mais baratos. Em outras palavras, o objetivo era manter a produção, gastando
menos com a mão-de-obra.
...Se queres saber
onde vivem, procura uma rua que é quase exclusivamente ocupada por esta classe:
entrai numa dessas cloacas (buraco de esgoto) que está abaixo do nível do chão.
É preciso ter descido nestes abrigos onde o ar é úmido e gelado; é preciso ter
sentido os pés escorregarem no chão imundo e ter tido medo de cair nesse
lamaçal para se possuir uma ideia real do que se experimenta ao entrar na casa
desses miseráveis operários.”
11. Leia o texto acima e responda às questões a
seguir:
A. Qual o assunto principal do texto?
R: O texto aborda a precária forma de
vida dos trabalhadores das fábricas inglesas do século XVIII.
B. O texto fala a
respeito de uma classe social surgida com o advento da Revolução Industrial.
Que classe é essa?
R: O texto fala da classe social
conhecida como proletariado.
C. Pelo texto, como eram as condições de vida num
bairro operário?
R: O texto fala sobre os proletários que
moravam em casas precárias e sem as mínimas condições de conforto.
12. A primeira
forma de protesto dos operários se caracterizou pela destruição de máquinas na
Inglaterra. Essa forma de luta ficou conhecida como:
A. ( ) Ludismo.
B. ( ) Cartismo.
C. ( ) Socialismo.
D. ( ) Sindicalismo.
E. ( ) Socialismo
utópico.
13. Na Inglaterra,
o movimento cartista reivindicava, EXCETO:
A. ( ) Voto universal para a classe
burguesa;
B. ( ) Igualdade dos
direitos eleitorais;
C. ( ) Voto secreto e
parlamentos anuais;
D. ( ) Parlamentares
sem remuneração.
E. ( ) Melhores
condições de vida e trabalho.
14. Associe a
imagem acima ao tema relacionado à Revolução Industrial.
R: A charge mostra que os proletários (trabalhadores das fábricas) eram tratados como escravos no contexto da Revolução Industrial.
“Nenhum obstáculo é tão grande se sua vontade de vencer for maior”
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário