terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 6º Ano


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 6º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.

Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas

A. ( A ) Havia preocupação com o desenvolvimento intelectual: “ a mente”.
B. ( E ) A Apela era a assembleia política da cidade e a Gerúsia era a assembleia dos anciãos, responsável pela elaboração das leis.
C. ( A ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura e a escrita.
D. ( A ) Os jovens frequentavam a escola até aos 18 anos e a partir dessa idade podiam participar da Eclésia (assembleia política).

2. Sobre a economia da Grécia Antiga é verdadeiro afirmar que:
A. (   ) Os gregos nunca usaram moedas e toda economia era baseada no sistema de trocas.
B. (   ) Os gregos possuíam uma economia fechada, as relações comerciais eram restritas às cidades-estado gregas.
C. (   ) O trabalho assalariado era o mais comum na Grécia Antiga, pois o escravismo nunca foi adotado já que era proibido em todo território grego.
D. (   ) O comércio marítimo foi uma das principais atividades econômicas da Grécia Antiga.

3. Sobre a religião grega é falso afirmar que:
A (   ) Os gregos antigos eram monoteístas, ou seja, acreditavam na existência de apenas um deus.
B (   ) Os gregos antigos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
C (   ) Os gregos antigos faziam consultas aos deuses no oráculo de Delfos.
D (   ) Em homenagem aos deuses, principalmente a Zeus (deus dos deuses), os gregos criaram os Jogos Olímpicos.

4. Qual das alternativas abaixo aponta uma importante característica da cultura na Grécia Antiga?
A (   ) As artes plásticas na Grécia Antiga não apresentou grande valor artístico, pois as esculturas e pinturas não eram realistas.
B (   ) A arquitetura grega foi a principal manifestação cultura da Grécia Antiga, pois recebeu muita influência dos egípcios e mesopotâmicos.
C (   ) O teatro foi uma importante manifestação cultural na Grécia Antiga. Nos anfiteatros, os atores gregos representavam comédias e dramas.
D (   ) No campo cultural, os gregos se dedicaram quase que exclusivamente às danças e festas musicais.

5. Uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga foi Esparta. Qual das alternativas abaixo apresenta características de Esparta?
A (   ) Esparta foi uma cidade-estado que se dedicou muito no desenvolvimento intelectual e artísticos dos seus cidadãos.
B (   ) Fundada pelos Dórios, Esparta era uma cidade-estado militarista e com uma sociedade estamental (pouca mobilidade social).
C (   ) Esparta foi uma cidade pacífica, sendo que não se envolveu em nenhuma guerra em toda sua História.
D (   ) Esparta foi fundada pelos jônios e teve no comércio marítimo e na indústria suas principais atividades econômicas.

6. Atenas foi uma importante cidade-estado grega na antiguidade. Qual das alternativas abaixo aponta características importantes da sociedade ateniense.
A (   ) Atenas foi uma cidade exclusivamente voltada para a guerra.
B (   ) Em Atenas todas as pessoas podiam participar da democracia, inclusive escravos, mulheres e crianças.
C (   ) Os atenienses valorizavam muito a democracia, as manifestações artísticas e a Filosofia.
D (   ) Atenas possuía uma sociedade igualitária, ou seja, não havia classes sociais e todos viviam com o mesmo padrão de renda.

7. As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
A. (   ) Mantinham política comum.
B. (   ) Eram politicamente autônomas.
C. (   ) Possuíam princípios religiosos antagônicos.
D. (   ) Possuíam uma organização econômica solidária.
E. (   ) Estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo

8. Qual o papel social dos hilotas em Esparta?
A (   ) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
B (   ) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política.
C (   ) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
D (   ) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas Assembleias Gerais dos cidadãos.
E (   ) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da Assembleia de Anciãos.

9. Acerca da participação política na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
A (   ) Em Esparta, espartíatas, mulheres e periecos escolhiam membros da Gerúsia.
B (   ) Em Atenas, os eupátridas, mulheres, demiurgos e metecos escolhiam seus representantes na Assembleia Popular.
C (   ) Em Esparta, os espartíatas, hilotas e periecos escolhiam os membros da Ápela.
D (   ) Em Atenas, apenas os cidadãos participavam da Assembleia Popular.
E (   ) Em Atenas, todos os habitantes da cidade, exceto os escravos, participavam da Assembleia Popular.

10. São características da Democracia Ateniense Antiga:
A (   ) Imperialismo, escravismo e participação dos escravos nas eleições
B (   ) Voto dos cidadãos, imperialismo e escravismo
C (   ) Trabalho livre, não exploração de colônias e democracia direta
D (   ) Voto dos metecos, não exploração de colônias e escravismo

11. O que foi a Liga de Delos e a Guerra do Peloponeso?

R: A Liga de Delos foi a união de diversas cidades-estados gregas para derrotar os persas. Já a Guerra do Peloponeso foi a guerra travada entre Esparta e Atenas, pois os atenienses ameaçavam dominar os territórios pertencentes à península grega.

12.  A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que
A. (   ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
B. (   ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. (   ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D (   ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

13. Observe a imagem e marque a opção a que se refere:

Resultado de imagem para cavalo de troia

A. (    ) A entrada dos gregos na cidade de Tróia, o que o fizeram vencer a guerra.
B. (    ) A vitória dos 300 de Esparta sobre os persas.
C. (    ) A derrota dos deuses gregos.
D. (    ) A vitória dos troianos contra os espartanos.

14. A educação das cidades-estados de Atenas e Esparta era distinta. Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que
A. (    ) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos,
o militarismo.
B. (    ) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
C. (    ) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
D. (    ) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.

15. Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é correto afirmar que
A. (    ) A inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da população da Cidade-Estado na política.
B. (    ) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
C. (    ) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
D. (    ) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo.

Viagem à Grécia
Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas

No mundo antigo, não havia um país chamado Grécia. Havia apenas as póleis (plural de pólis), cidades gregas que viviam completamente independentes umas das outras. Elas funcionavam como minúsculos países localizados em campos férteis, separados por montanhas difíceis de atravessar. Por isso, o principal contato entre as póleis se estabelecia pelo mar.
Comecemos nossa visita à cidade grega pelo Ginásio: o local para a prática de esportes. Como os gregos eram apaixonados por esportes, toda pólis tinha o seu Ginásio. Os torneios eram uma homenagem aos deuses. E por falar em deuses, vamos subir até a acrópole. A acrópole — o lugar mais alto e fortificado da pólis — abrigava os monumentos religiosos. A religião era muito importante na Grécia e estava presente em todos os momentos da vida das pessoas. Quando uma criança nascia, por exemplo, ela devia ser apresentada a Héstia, a deusa do lar. Além disso, para os gregos, a natureza estava repleta de ninfas — divindades belas, jovens e mortais. Dessa forma, quando alguém derrubava uma árvore, estava matando a ninfa que morava dentro dela.
Continuando nossa viagem, vamos ao Odeão. Nesse prédio, aconteciam as representações teatrais. Os gregos não se destacavam apenas no teatro, mas também na escultura e na arquitetura. Seus templos eram decorados com belas estátuas e colunas. Esses prédios tão bonitos eram públicos. Essa é uma das principais diferenças entre a civilização grega e outras civilizações antigas, em que tudo podia ser decidido pelo rei sem ouvir a comunidade. Já na pólis, tudo era resolvido pelos cidadãos em assembleias. “Os gregos passavam muito tempo nas ruas, trocando ideias, sabendo notícias”, conta o professor Manuel Rolph, da Universidade Federal Fluminense.
Depois dessa viagem, você deve estar se perguntando: por que precisamos conhecer um povo que viveu há tanto tempo? Os costumes gregos influenciaram muitas outras culturas, inclusive a nossa. Além disso, os pensadores gregos produziram obras que são estudadas até hoje em todo mundo.

16. Leia o texto acima e responda às questões a seguir:

A. “Bem-vindos à terra dos deuses, filósofos e artistas”. A que terra o texto se refere?

R: O texto faz referência às características da Grécia e os principais pontos turísticos do local.

B. Identifique o propósito do texto:                  
A. (    ) Destacar as habilidades artísticas dos gregos.
B. (    ) Levar ao leitor conhecimentos sobre a Grécia.
C. (    ) Orientar as pessoas que viajarão à Grécia.
D. (    ) Apresentar os principais deuses gregos.

C. Segundo o texto, as póleis eram as cidades gregas no mundo antigo. A respeito delas, não se pode afirmar que:
A. (    ) Compunham o país chamado Grécia.
B. (    ) Eram independentes entre si.
C. (    ) Se localizam em campos férteis.
D. (    ) Estabeleciam contato entre si por meio do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário