ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de
aprendizagem
Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno
(a):___________________________________ Nº ____
Turma: 6º
ano: ____ Turno: ______________Nota:
_____
1. O
gênero Homo do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos.
Assinale a alternativa que traz nomes de espécies que fazem parte desse gênero:
A.
( ) Homo habilis, Homo sapiens
B.
( ) Homo savanas, Homo habilis
C.
( ) Homo amdertal, Homo erectus
D.
( ) Homo habilis, hominis
2. Em
oposição ao criacionismo, a parte do princípio de que o homem é o resultado de
um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin
e Wallace. Assinale a alternativa correta:
A.
( ) teoria evolucionista
B.
( ) teoria darwinística
C.
( ) teoria wallaciana
D.
( ) teoria criacionista
3. Para Charles
Darwin o mecanismo biológico que faz as espécies se modificarem, evoluírem e se
diferenciarem é:
A. ( ) A seleção natural
B. ( ) O criacionismo
C. ( ) A natureza
D. ( ) O ambiente
E. ( ) O bioma
A. ( ) A seleção natural
B. ( ) O criacionismo
C. ( ) A natureza
D. ( ) O ambiente
E. ( ) O bioma
A origem da vida
Texto 1
As primeiras
moléculas orgânicas surgiram por meio da combinação dos gases com as descargas
elétricas da atmosfera primitiva. Após milhões de anos, essas moléculas teriam
se tornado cada vez mais organizadas e formaram os primeiros seres vivos.
Assim, toda a vida na Terra teria se originado desses primeiros organismos,
formados nos oceanos há 4 bilhões de anos.
Texto 2
“No princípio, Deus criou o céu e a
terra [...] Deus disse: ‘ Que exista a luz’ e a luz começou a existir. Deus viu
que a luz era boa. E Deus separou a luz e as trevas: à luz Deus chamou ‘dia’ e
às trevas chamou ‘noite’.
Deus disse: ‘Que a terra produza seres
vivos conforme a espécie de cada um: animais domésticos, répteis e feras, cada
um conforme a sua espécie’. E Assim se fez [...].”
4. Leia
o texto acima e responda as questões a seguir:
A. Qual
desses textos apresenta uma visão evolucionista da vida no planeta? Justifique.
R: O texto 1 apresenta ideias relacionadas à teoria evolucionista. Deve-se ressaltar que o texto descreve a formação de moléculas que, supostamente, teria dado origem ao planeta.
B. Qual
dos textos apresenta uma visão religiosa da origem da vida? Justifique.
R: O texto 2 apresenta uma visão religiosa sobre o assunto em questão. Basta dizer que o texto explicita a forma como Deus criou o homem e o universo.
C. De
que fonte cada um dos textos podem ter sido retirados? Justifique.
R: O texto 1 tem uma base científica, ou seja, com base em pesquisas e análises de fontes materiais ou outros vestígios encontrados pelos cientistas. Já o texto 2 tem como fonte histórica a bíblica (fonte escrita), que registra a criação do ser humano e o universo pelos seres humanos.
5. o
que você entendeu por criacionismo e evolucionismo? Qual a diferença entre
essas duas concepções?
R: Criacionismo é a teoria que afirma que foi Deus quem criou o
homem e o universo. Já a teoria evolucionista afirma que o ser humano e o homem
descendem de um ancestral em comum.
6. Quais são as
características das pinturas rupestres?
R: As pinturas rupestres eram as pinturas realizadas nas paredes das
cavernas. A finalidade consistia em demonstrar o que eles estavam vendo e, além
disso, é uma importante fonte histórica (iconográfica).
7.
Coloque P para o que se refere ao Período Paleolítico
e N ao que se refere ao Período Neolítico:
A. ( N ) Desenvolveram a metalurgia.
B. ( N ) Descobriram como produzir o fogo.
A. ( N ) Desenvolveram a metalurgia.
B. ( N ) Descobriram como produzir o fogo.
C. ( N ) Aprenderam a polir a
pedra.
D. ( P ) Eram caçadores e coletores.
D. ( P ) Eram caçadores e coletores.
E. ( N ) Tornaram-se sedentários.
F. ( N ) Eram agricultores e pastores.
G. ( N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
G. ( N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
H. ( P ) Desenvolveram arco e
flecha.
8. Ao
longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres
vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que
não conseguiram se adaptar desapareceu. Este processo de evolução e adaptação
recebeu o nome de:
A.
( )
hominídeos
B. ( ) seleção
natural
C.
( ) seleção
sapiens
D.
( ) seleção australopiteca
No começo de sua
trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, além de osso e madeira, para fazer
seus instrumentos de trabalho. A vida desses nossos antepassados mudou
bastantes quando eles descobriram o modo de fazer o fogo.
9. Esse
acontecimento ocorreu em qual período da pré-história?
A. ( )
Neolítico
B. ( )
paleolítico
C. ( )
Idade dos
Metais
D. ( )
surgimento da escrita
10. O que é fonte
histórica?
R: Fontes históricas são os vestígios utilizados pelos historiadores para se compreender a história.
11. Cite exemplos de
fontes históricas.
R: Os exemplos que poderiam citar são: escritas, sonoras, iconográficas, orais e materiais.
12.
“Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas. Eles deram origem
aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características
humanas. A hipótese explicativa sobre a seqüência da evolução do ser humano é:
A.
( ) Australopitecus - Homem de
Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo habilis- Homo erectus.
B.
( ) Australopitecus - Homo habilis
-Homo sapiens sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.
C.
( ) Australopitecus - Homo erectus –
Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de Neanderthal.
D.
( ) Australopitecus - Homo habilis -
Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens
“A conquista e
domesticação do fogo foram de suma importância no processo de humanização.
Entre 400 e 300 mil anos, há indícios de que os homens soubessem controlá-lo e
provocá-lo. Note bem, uma coisa é o fogo provocado por um raio, outra é o fogo
produzido intencionalmente pela combustão decorrente da madeira friccionada ou
da madeira batida contra a pedra.”
13. Logo podemos
concluir que:
A.
( ) Para afugentar os animais ferozes.
B.
( ) Para aquecer-se no inverno e
dominar outros povos.
C.
( ) Para cozinhar e aquecer-se nas
cavernas.
D.
( ) A descoberta do fogo para o homem
primitivo fez com que ele aprendesse a utilizá-lo em seu
proveito. Servindo para afastar os predadores,
aquece-lo durante o inverno, cozinhar os alimentos em fogueiras e
derreter os minérios descobertos por ele.
14-Inicialmente,
por viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se
deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Por isso, os homens
do Paleolítico eram:
A.
( ) Viviam em cidades perto das florestas.
B.
( ) Eram sedentários.
C.
( ) Viviam em casas chamadas
palafitas.
D.
( ) Eram nômades.
15. A
História é uma ciência que estuda as sociedades humanas através do tempo. Por
isso a História é importante por que:
A.
( ) É bom estudar o passado pelo
passado.
B.
( ) A História se restringe aos feitos
dos grandes heróis.
C.
( ) O conhecimento do passado ajuda a
melhor entender o
presente.
D.
( ) Podemos usar o conhecimento para
tirar vantagens em tudo.
16- Relacione a
2ªcoluna de acordo com a 1ª
A) Teoria
Criacionista
B) Teoria
Evolucionista
( B ) Desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após
estudos e pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral
comum.
( A ) Deus teria criado
o homem, a Terra e todo o Universo. ” Então Deus disse: faça-se o homem à
minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros
do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos
os répteis que se arrastam sobre a terra.”
17.
Explique algumas características do período Paleolítico (ou Idade da Pedra
Lascada ), Neolítico( ou Idade da Pedra Polida ) e Idade dos Metais.
R: O período Paleolítico significa Idade da Pedra Lascada. Nesse momento, os hominídeos eram nômades, ou seja, viviam mudando constantemente de região e, sobretudo, eram caçadores e coletores. Já no período do Neolítico (Idade da Pedra Polida), os homens eram sedentários, uma vez que já praticavam a agricultura. No que se refere à Idade dos metais, os homens já haviam começado a manusear metais com a finalidade de aprimorar os instrumentos de caça.
18. História é a
ciência que:
A.
( ) Estuda os acidentes históricos e
geográficos do planeta Terra;
B.
( ) Se fundamenta unicamente em
documentos escritos;
C.
( ) Estuda os acontecimentos do
passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
D.
( ) Estuda os acontecimentos presentes
para prever o futuro da humanidade;
E.
( ) Estuda a causalidade dos fenômenos
físicos e sociais com base no empirismo
19. De
acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta
dos períodos históricos é:
A.
( ) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
B.
( ) Pré-História, Idade Antiga, Idade
Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
C.
( ) Idade Antiga, Idade Média, Idade
Moderna, e Idade Contemporânea.
D.
( ) Idade Contemporânea, Idade
Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
E.
( ) Pré-História, Idade Contemporânea,
Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga
20. Em
nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
A.
( ) Homo sapiens
B.
( ) Australopithecus
C.
( ) Homo habilis
D.
( ) Homo erectus
Questão desafio: Explique a imagem acima de
acordo com os seus conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário