terça-feira, 27 de março de 2018

Prova com gabarito - E. E. Monsenhor Rocha - 6º ANO


ESCOLA ESTADUAL “MONSENHOR ROCHA”
Santa Bárbara do Leste – Minas Gerais
Verificação de aprendizagem
             Disciplina: História-Valor: 7,0 pts. Data:__/__/ 2018
Aluno (a):___________________________________ Nº ____
Turma: 6º ano: ____     Turno: ______________Nota: _____

1. O gênero Homo do qual fazemos parte, originou-se há cerca de 2 milhões de anos. Assinale a alternativa que traz nomes de espécies que fazem parte desse gênero:
A. (    ) Homo habilis, Homo sapiens
B. (    ) Homo savanas, Homo habilis
C. (    ) Homo amdertal, Homo erectus
D. (    ) Homo habilis, hominis

2. Em oposição ao criacionismo, a parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace. Assinale a alternativa correta:
A. (    ) teoria evolucionista
B. (    ) teoria darwinística
C. (    ) teoria wallaciana
D. (    ) teoria criacionista

3. Para Charles Darwin o mecanismo biológico que faz as espécies se modificarem, evoluírem e se diferenciarem é:
A. (    ) A seleção natural 
B. (    ) O criacionismo
C. (    ) A natureza
D. (    ) O ambiente
E. (    ) O bioma 

A origem da vida
Texto 1
As primeiras moléculas orgânicas surgiram por meio da combinação dos gases com as descargas elétricas da atmosfera primitiva. Após milhões de anos, essas moléculas teriam se tornado cada vez mais organizadas e formaram os primeiros seres vivos. Assim, toda a vida na Terra teria se originado desses primeiros organismos, formados nos oceanos há 4 bilhões de anos.

Texto 2
“No princípio, Deus criou o céu e a terra [...] Deus disse: ‘ Que exista a luz’ e a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz e as trevas: à luz Deus chamou ‘dia’ e às trevas chamou ‘noite’.
Deus disse: ‘Que a terra produza seres vivos conforme a espécie de cada um: animais domésticos, répteis e feras, cada um conforme a sua espécie’. E Assim se fez [...].”

4. Leia o texto acima e responda as questões a seguir:
A. Qual desses textos apresenta uma visão evolucionista da vida no planeta? Justifique.

R: O texto 1 apresenta ideias relacionadas à teoria evolucionista. Deve-se ressaltar que o texto descreve a formação de moléculas que, supostamente, teria dado origem ao planeta.

B. Qual dos textos apresenta uma visão religiosa da origem da vida? Justifique.

R: O texto 2 apresenta uma visão religiosa sobre o assunto em questão. Basta dizer que o texto explicita a forma como Deus criou o homem e o universo.

C. De que fonte cada um dos textos podem ter sido retirados? Justifique.

R: O texto 1 tem uma base científica, ou seja, com base em pesquisas e análises de fontes materiais ou outros vestígios encontrados pelos cientistas. Já o texto 2 tem como fonte histórica a bíblica (fonte escrita), que registra a criação do ser humano e o universo pelos seres humanos.

5. o que você entendeu por criacionismo e evolucionismo? Qual a diferença entre essas duas concepções?
R: Criacionismo é a teoria que afirma que foi Deus quem criou o homem e o universo. Já a teoria evolucionista afirma que o ser humano e o homem descendem de um ancestral em comum.

6. Quais são as características das pinturas rupestres?

R: As pinturas rupestres eram as pinturas realizadas nas paredes das cavernas. A finalidade consistia em demonstrar o que eles estavam vendo e, além disso, é uma importante fonte histórica (iconográfica).

7. Coloque P para o que se refere ao Período Paleolítico e N ao que se refere ao Período Neolítico:
A. ( N ) Desenvolveram a metalurgia.
B. ( 
N ) Descobriram como produzir o fogo.
C. ( ) Aprenderam a polir a pedra.
D. ( 
P ) Eram caçadores e coletores.
E. ( ) Tornaram-se sedentários.
F. ( ) Eram agricultores e pastores.
G. ( 
N ) Passaram a produzir o próprio alimento.
H. ( P ) Desenvolveram arco e flecha.


8. Ao longo de milhões de anos, foram ocorrendo mudanças no meio ambiente. Os seres vivos que conseguiram adaptar-se sobreviveram e evoluíram, enquanto aqueles que não conseguiram se adaptar desapareceu. Este processo de evolução e adaptação recebeu o nome de:
A. (    ) hominídeos                     
B. (     ) seleção natural                
C. (    ) seleção sapiens             
D. (     ) seleção australopiteca

No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra, além de osso e madeira, para fazer seus instrumentos de trabalho. A vida desses nossos antepassados mudou bastantes quando eles descobriram o modo de fazer o fogo.

9. Esse acontecimento ocorreu em qual período da pré-história?
A. (   ) Neolítico               
B. (   ) paleolítico           
C. (   ) Idade dos Metais                 
D. (   ) surgimento da escrita

10. O que é fonte histórica? 

R: Fontes históricas são os vestígios utilizados pelos historiadores para se compreender a história.

11. Cite exemplos de fontes históricas. 

R: Os exemplos que poderiam citar são: escritas, sonoras, iconográficas, orais e materiais.

12. “Fazemos parte de um grupo de mamíferos chamados primatas. Eles deram origem aos hominídeos, ou seja, seres que já apresentavam algumas características humanas. A hipótese explicativa sobre a seqüência da evolução do ser humano é:
A. (    ) Australopitecus - Homem de Neanderthal - Homo sapiens sapiens –Homo habilis- Homo erectus.
B. (   ) Australopitecus - Homo habilis -Homo sapiens sapiens - Homo erectus - Homem de Neanderthal.
C. (   ) Australopitecus - Homo erectus – Homo sapiens sapiens - Homo habilis- Homem de Neanderthal.
D. (   ) Australopitecus - Homo habilis - Homo erectus – Homem de Neanderthal –Homo sapiens sapiens

“A conquista e domesticação do fogo foram de suma importância no processo de humanização. Entre 400 e 300 mil anos, há indícios de que os homens soubessem controlá-lo e provocá-lo. Note bem, uma coisa é o fogo provocado por um raio, outra é o fogo produzido intencionalmente pela combustão decorrente da madeira friccionada ou da madeira batida contra a pedra.”

13. Logo podemos concluir que:
A. (    ) Para afugentar os animais ferozes.
B. (    ) Para aquecer-se no inverno e dominar outros povos.
C. (    ) Para cozinhar e aquecer-se nas cavernas.
D. (    ) A descoberta do fogo para o homem primitivo fez com que ele aprendesse a utilizá-lo em seu proveito. Servindo para afastar os predadores, aquece-lo durante o inverno, cozinhar os alimentos em fogueiras e derreter os minérios descobertos por ele.

14-Inicialmente, por viver da caça, da pesca e da coleta de frutas e raízes, o homem vivia se deslocando de uma região para outra, em busca de alimentos. Por isso, os homens do Paleolítico eram:
A. (    ) Viviam em cidades perto das      florestas.                                                                                    
B. (    ) Eram sedentários.
C. (    ) Viviam em casas chamadas palafitas.
D. (    ) Eram nômades.

15. A História é uma ciência que estuda as sociedades humanas através do tempo. Por isso a História é importante por que:
A. (    ) É bom estudar o passado pelo passado.
B. (    ) A História se restringe aos feitos dos grandes heróis.
C. (    ) O conhecimento do passado ajuda a melhor entender o presente.                                  
D. (    ) Podemos usar o conhecimento para tirar vantagens em tudo.

16- Relacione a 2ªcoluna de acordo com a   1ª                                                              
A) Teoria Criacionista                   
B) Teoria Evolucionista

B ) Desenvolvida por Charles Darwin. Ele afirmou, após estudos e pesquisas, que o homem primitivo e o macaco descendem de um ancestral comum.

( A ) Deus teria criado o homem, a Terra e todo o Universo. ” Então Deus disse: faça-se o homem à minha imagem e semelhança. Que reine sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do ar, sobre os animais domésticos da terra e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.”

17. Explique algumas características do período Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada ), Neolítico( ou Idade da Pedra Polida ) e Idade dos Metais.

R: O período Paleolítico significa Idade da Pedra Lascada. Nesse momento, os hominídeos eram nômades, ou seja, viviam mudando constantemente de região e, sobretudo, eram caçadores e coletores. Já no período do Neolítico (Idade da Pedra Polida), os homens eram sedentários, uma vez que já praticavam a agricultura. No que se refere à Idade dos metais, os homens já haviam começado a manusear metais com a finalidade de aprimorar os instrumentos de caça.

18. História é a ciência que:
A. (    ) Estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
B. (    ) Se fundamenta unicamente em documentos escritos;
C. (    ) Estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
D. (    ) Estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
E. (    ) Estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

19. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
A. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
B. (    ) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
C. (    ) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
D. (    ) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
E. (    ) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

20. Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
A. (    ) Homo sapiens
B. (    ) Australopithecus
C. (    ) Homo habilis
D. (    ) Homo erectus

Resultado de imagem para evolucionismo charge

  
Questão desafio: Explique a imagem acima de acordo com os seus conhecimentos.
RPara cada novo instrumento de trabalho que o homem conquista, ele adota uma postura diferente. Assim, quando se chega ao impacto tecnológico causado pelo computador, percebe-se que o homem aproxima-se fisicamente de seus ancestrais, deixando explicita a dependência à tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário